Sobre a Helô

A Helô é aquela pessoa que não se cansa de inventar moda, de ler, pesquisar, pensar, escrever muito e preparar receitas, gosta de comida gostosa, cheia de sentimentos, e faz tudo com muito carinho e dedicação.

Possui o Le Grand Diplôme de Cuisine e de Pâtisserie da escola Le Cordon Bleu, de Paris, 1995; foi uma das fundadoras da escola Atelier Gourmand, onde por vários anos deu aulas apetitosas; e escreveu os livros Cozinhando para amigos, 2005 (Cooking for Friends, 2008, nos países de língua inglesa), Cozinhando para Amigos II – entre panelas e tigelas, a aventura continua, 2008; Bacalhau – receitas e história – das águas geladas às caçarolas, 2009; Chocolate todo dia – 119 receitas para todo mundo se derreter, 2010; Brasil à Mesa, 2014, todos pela editora DBA e fotografados por Romulo Fialdini. Na França, publicou Le Brésil à Table, édition Le Bon Marché, Paris, 2013, também com imagens de Romulo Fialdini; e Made in Brazil, édition Larousse, 2014, fotografado por Laetitia Vasseur. Dos seus livros, saem muitas das receitas preparadas na cozinha do Lá da Venda.

Ela não fica só na cozinha, a Helô também adora coisas para a casa e cozinha. Começou a colecionar objetos antigos quando tinha uns 13 anos e neles se inspira para produzir muitas das coisas que aparecem nas prateleiras de seu restaurante. E como ela ainda costura, borda, tece, faz crochê, tricô e peças de cerâmica e de vidro, e sempre gostou de tudo o que é feito à mão e com carinho, cria modelos para as mais diversas coisas que sua equipe produz. O Lá da Venda foi totalmente idealizada por ela, que pensou nos mínimos detalhes, até nos calendários de bolso. É ela que pinça a dedo tanto os ingredientes, como as peças incríveis que deixam tudo tão lindo e cheio de graça.

Mas só isso não bastava, então a Helô teve a ideia de montar uma plataforma, que envolve o site e um canal no Youtube, para dividir suas experiências e dicas com as pessoas que gostam de cozinhar, de experimentar e se aventurar na cozinha. Assim, ela mostra que nenhuma receita é difícil e que são todas possíveis de serem reproduzidas em casa.