Adicionar à minha lista

Waffle de antigamente

Ana Bacellar

Uma receita muito saborosa, que dá waffles de textura crocante por fora e macia por dentro, perfumados pela baunilha e com o gosto insubstituível da manteiga, dos ovos e do açúcar.

É receita antiga, que as avós belgas preparavam em fôrmas de ferro e cozinhavam devagar, e são bem diferentes dos waffles mais leves e neutros vendidos prontos ou até os caseiros de receitas com clara em neve e menos manteiga. Faço bastante, pois a minha filha mais nova adora comer com cream cheese.

Costumo deixar um tanto de massa pronta na geladeira por até três dias e finalizar na hora de servir. Os que sobram poder ser aquecidos na torradeira e continuam deliciosos no dia seguinte.

É moleza preparar waffles numa waffleira elétrica com cavidades pra um disco grande e até seis quadrados por rodada: ficam prontos em no máximo 5min e sempre iguais, pois é só regular a textura e a cor, colocar a massa e esperar o apito que indica que estão prontos, sem precisar virar.

Quando faço waffles na casa da fazenda, que não tem waffleria elétrica, uso uma prensa parecida com a de tostex com cavidade pra um quadrado por vez e ficam deliciosos, apenas levam o dobro do tempo pra ficarem prontos, além de ter que virar na metade do tempo, e não da pra descuidar, pois podem dourar demais ou de menos, quer dizer, não é receita pra fazer pra muita gente e na pressa.

Como as máquinas têm revestimento antiaderente, só é preciso pincelar a grade com manteiga na primeira rodada, depois os waffles não grudam mais; já a prensa tem que ser pincelada a cada rodada.

Quer dizer, se na sua casa a freguesia é grande e constante, vale a pena investir num equipamento apropriado. Sirvo só com açúcar de confeiteiro ou também com canela, manteiga, requeijão, geleia, nutella, sorvete e muito mais.

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (480 g)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
  • 6 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
  • 1 colher (sopa) de rum (15 ml)
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha (15 ml)
  • 100 g de manteiga derretida
  • ½ colher (chá) de sal
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo

Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e uma pitada de sal. Faça uma cavidade no centro e nela coloque os ovos, o leite, o rum e a baunilha.

Com batedor de arame em movimentos circulares, vá misturando os ingredientes aos poucos até obter uma massa lisa, então junte a manteiga derretida, misture bem, cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora (se quiser, prepare com até 24h de antecedência e guarde na geladeira).

Aqueça uma prensa para waffle sobre a chama do fogão, pincele a cavidade com manteiga, preencha com mais ou menos ½ xícara de massa por waffle (há prensas pra um ou dois quadrados) e feche (não coloque massa demais, pois ela cresce e transborda). Abaixe o fogo, deixe dourar por 5min de cada lado abrindo na metade do tempo pra conferir se o waffle já está se soltando da prensa e dourando bem. Passe os waffles prontos pra um prato e repita até a massa terminar, untando com mais manteiga se for preciso (normalmente, os primeiras pedem um pouco de manteiga, depois a prensa vai ficando mais engordurada e a massa nem gruda mais).

Se estiver usando uma waffleira a tarefa será muito mais simples, basta colocar o plug na tomada, esperar o sinal dizendo que ela está quente, girar o botão que controla a textura e a cor, pincelar as cavidades com manteiga só na primeira rodada, já que o revestimento antiaderente costuma ser eficiente, colocar a massa, fechar, esperar o aviso de pronto, transferir os waffles prontos pra um prato e preparar os restantes.

Sirva em seguida e, no dia seguinte, aqueça os que restarem na torradeira.

39 Comentários

  1. 1

    Comprei agora uma wafleira, Mallory do mickey, mas ela demora muito , é normal? Outra coisa coloco fermento na minha receita, ela é líquida e vi que a sua e quem massa para pão?

    • 2

      Oi, Elisabete! Cada modelo de waffleira tem o seu tempo, então não sei te dizer se é normal. Quanto a receita, existem várias, algumas com fermento e outras não, mas garanto que dá certo! Beijos

  2. 3
  3. 5
  4. 7
  5. 9
  6. 11

    Bom dia. Tenho a ideia de vender waffles. Gostava de saber se essa massa pode ser conservada durante o dia e, à medida que o cliente vai chegando ainda estará boa ou seja, não vai perder a qualidade.
    Obrigada

    • 12

      Oi, Ana! Não fiz testes pensando em vendas ou em conservação da massa para tal finalidade, mas já fiz a massa na véspera e usei no dia seguinte e o resultado foi muito bom! bjs

  7. 13
    • 14

      Oi, Lana! Feliz 2020! Dá pra usar margarina, só que ela funciona apenas como um óleo, dá maciez à massa, mas não da sabor e não carameliza em contato com o açúcar dando crosta irresistível. Só penso em usar margarina 100% vegetal quando cozinho pra veganos e pessoas com alergias e intolerâncias graves aos laticínios e à lactose. Tirando isso, uso manteiga sempre. Espero ter ajudado! bjs

  8. 15
  9. 18
    • 19

      Alice, boa tarde! Essa receita do ” waffle de antigamente” tem sabor bem semelhante aos gauffres de Bruxelas, que tëm sempre baunilha. Há, no site, uma outra receita ” waffles mais leves”, que são mais fofinhos. Experimente e depois conte pra gente.
      Abraços, Helô

  10. 20
    • 21

      Marina, boa tarde!
      Poder até pode, mas não são todos os liquidificadores que batem bem 4 xícaras de farinha. Como a mistura é pesada, é mais simples bater numa tigela com o batedor. Também funciona usar batedeira.
      Abraços, Ana e Helô

  11. 22

    Por favor, você pode me indicar uma máquina de waffle caseira q seja boa para que o waffle fique crocante por fora? Ouvi dizer q tem q ser mais de mil de potência, é que boa seria cuisinart! Obrigada

    • 23

      Silvia, boa noite!
      Quanto maior a potência, mais rápida e eficiente será a máquina.
      Temos aqui uma da cuisinart, é muito boa, os waffles ficam deliciosos. Ela tem regulagem de 1 a 6 para casquinha por fora, mais ou menos crocante e funciona muito bem. Usamos muito para o dia a dia.
      A britânia e a cadence têm opções com preços bons e funcionam também.
      Depois conte pra gente.
      Abraços, Ana e Helô

  12. 24

    Fiz essa receita e ela é perfeita! Os waffles ficaram saborosos demais. A melhor receita que encontrei. O pessoal aqui em casa amou Grata por compartilhar essa maravilha ❤️

    • 25

      Thaís, boa noite!
      Que gostoso saber que você gostou da receita e que ela fez tamanho sucesso que já passou a fazer parte da sua cozinha.
      Conte sempre com a gente e siga acompanhando o nosso site, pois receitas, dicas, histórias e fotos apetitosas não faltam por aqui.
      Abraços, Ana e Helô

  13. 26

    Bom dia Helo.
    Nossa estou a procura de uma massa que não fique com gosto de farinha
    Vou testar a sua. Voce acha que posso fazer somente metade? Ta tentou dessa forma?

    • 27

      Oi Vanessa, boa tarde!
      A gente aqui em casa faz bastante essa receita e todos gostam.
      Pode sim fazer metade.
      Conte depois pra gente.
      Abraços, Ana e Helô

  14. 28

    Boa tarde, Heloísa Bacellar!

    Gostaria, se possível, que me informasse onde comprar e, qual o modelo e marca para fazer o melhor investimento. AMO waffles mas nunca tive waffleira em casa, então, quero muito fazer esse investimento. Gratidão pelas receitas compartilhadas!!!!

    • 29

      Marcelo, boa tarde!
      Não tenho como te dizer ao certo quais as marcas com boa relação custo benefício. A nossa é cuisinart, mas já tem uns 8 anos. Conheço uma pessoa que tem uma da Tramontina e adora, mas ela tem preço mais elevado. Da Oster também tive boas recomendações.
      Abraços, Heloisa

  15. 30
    • 31

      Maura, boa noite!
      Muito difícil estimar o valor de venda sem analisar várias questões. Os cálculos dependem de vários fatores, como escolha do seu público e, diante da escolha, seleção dos ingredientes, a forma de produção, escolha de embalagens, forma de distribuição até chegar ao valor de custo e estimar o valor de venda com lucro. Na Eduk, há vários cursos focados em ensinar a formular preços. Talvez seja a melhor forma de aprender a precificar.
      Esperamos ter ajudado.
      Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

  16. 32
    • 33

      Neusa, bom dia!
      Infelizmente, sem a waffleira a massa fica pesada, são os quadradinhos em relevo que conseguem deixar a textura correta. Fizemos o teste da frigideira e não ficou bom.
      Veja se consegue ao menos uma waffleira simples, com a de tostex.
      Conte sempre com a gente e continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

  17. 34
  18. 36

    Adorei a receita, melhor receita de waffles que já vi! Só não coloquei o rum porque não tinha. Você recomenda outras bebidas que possam ser incorporadas pra dar sabor?
    Obrigada pela partilha.

    • 37

      Luiza, bom dia!
      Obrigada pelo carinho! Muito bom saber que você preparou os waffles, gostou e que eles agora já fazem parte da sua cozinha.
      Use metade da quantidade de conhaque, de vinho do porto ou de algum licor claro, ou simplesmente capriche na essência, que pode ser de baunilha, laranja ou amêndoas. Dê uma olhada no post Essências incríveis, acho que vai gostar.
      Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
      Continue aqui com a gente.
      Abraços, Helô

  19. 38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *