Adicionar à minha lista

Waffle de antigamente

Ana Bacellar

Uma receita muito saborosa, que dá waffles de textura crocante por fora e macia por dentro, perfumados pela baunilha e com o gosto insubstituível da manteiga, dos ovos e do açúcar.

É receita antiga, que as avós belgas preparavam em fôrmas de ferro e cozinhavam devagar, e são bem diferentes dos waffles mais leves e neutros vendidos prontos ou até os caseiros de receitas com clara em neve e menos manteiga. Faço bastante, pois a minha filha mais nova adora comer com cream cheese.

Costumo deixar um tanto de massa pronta na geladeira por até três dias e finalizar na hora de servir. Os que sobram poder ser aquecidos na torradeira e continuam deliciosos no dia seguinte.

É moleza preparar waffles numa waffleira elétrica com cavidades pra um disco grande e até seis quadrados por rodada: ficam prontos em no máximo 5min e sempre iguais, pois é só regular a textura e a cor, colocar a massa e esperar o apito que indica que estão prontos, sem precisar virar.

Quando faço waffles na casa da fazenda, que não tem waffleria elétrica, uso uma prensa parecida com a de tostex com cavidade pra um quadrado por vez e ficam deliciosos, apenas levam o dobro do tempo pra ficarem prontos, além de ter que virar na metade do tempo, e não da pra descuidar, pois podem dourar demais ou de menos, quer dizer, não é receita pra fazer pra muita gente e na pressa.

Como as máquinas têm revestimento antiaderente, só é preciso pincelar a grade com manteiga na primeira rodada, depois os waffles não grudam mais; já a prensa tem que ser pincelada a cada rodada.

Quer dizer, se na sua casa a freguesia é grande e constante, vale a pena investir num equipamento apropriado. Sirvo só com açúcar de confeiteiro ou também com canela, manteiga, requeijão, geleia, nutella, sorvete e muito mais.

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (480 g)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
  • 6 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
  • 1 colher (sopa) de rum (15 ml)
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha (15 ml)
  • 100 g de manteiga derretida
  • ½ colher (chá) de sal
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo

Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e uma pitada de sal. Faça uma cavidade no centro e nela coloque os ovos, o leite, o rum e a baunilha.

Com batedor de arame em movimentos circulares, vá misturando os ingredientes aos poucos até obter uma massa lisa, então junte a manteiga derretida, misture bem, cubra com um pano e deixe descansar por 1 (se quiser, prepare com até 24h de antecedência e guarde na geladeira).

Aqueça uma prensa para waffle sobre a chama do fogão, pincele a cavidade com manteiga, preencha com mais ou menos ½ xícara de massa por waffle (há prensas pra um ou dois quadrados) e feche (não coloque massa demais, pois ela cresce e transborda). Abaixe o fogo, deixe dourar por 5min de cada lado abrindo na metade do tempo pra conferir se o waffle já está se soltando da prensa e dourando bem. Passe os waffles prontos pra um prato e repita até a massa terminar, untando com mais manteiga se for preciso (normalmente, os primeiras pedem um pouco de manteiga, depois a prensa vai ficando mais engordurada e a massa nem gruda mais).

Se estiver usando uma waffleira a tarefa será muito mais simples, basta colocar o plug na tomada, esperar o sinal dizendo que ela está quente, girar o botão que controla a textura e a cor, pincelar as cavidades com manteiga só na primeira rodada, já que o revestimento antiaderente costuma ser eficiente, colocar a massa, fechar, esperar o aviso de pronto, transferir os waffles prontos pra um prato e preparar os restantes.

Sirva em seguida e, no dia seguinte, aqueça os que restarem na torradeira.

12 Comentários

  1. 1

    Comprei agora uma wafleira, Mallory do mickey, mas ela demora muito , é normal? Outra coisa coloco fermento na minha receita, ela é líquida e vi que a sua e quem massa para pão?

    • 2

      Oi, Elisabete! Cada modelo de waffleira tem o seu tempo, então não sei te dizer se é normal. Quanto a receita, existem várias, algumas com fermento e outras não, mas garanto que dá certo! Beijos

  2. 3
  3. 5
  4. 7
  5. 9
  6. 11

    Bom dia. Tenho a ideia de vender waffles. Gostava de saber se essa massa pode ser conservada durante o dia e, à medida que o cliente vai chegando ainda estará boa ou seja, não vai perder a qualidade.
    Obrigada

    • 12

      Oi, Ana! Não fiz testes pensando em vendas ou em conservação da massa para tal finalidade, mas já fiz a massa na véspera e usei no dia seguinte e o resultado foi muito bom! bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *