Adicionar à minha lista

Viradinho caiçara de caroço de jaca, banana e ovo

Quem gosta de jaca come 10 gomos fácil e logo junta 10 caroços. Eu, quando separo os gomos de uma jaca, já descaroço tudo de uma vez, preparo algumas receitas com parte dos gomos, guardo um outro tanto no freezer pra ir comendo quando der vontade e mantenho o restante na geladeira pra comer em no máximo 2 dias.

Só que a maioria das pessoas joga fora esses caroços e nem sabe que eles são comestíveis e nutritivos. Mas ainda bem que isso nem sempre acontece, pois pelo Brasil esses caroços se transformam em receitas gostosas e alimentam bastante gente.

Os caroços cozidos ficam com textura de uma batata cozida mais esfarelenta e, assim, podem ser fritos como batatinha, moídos e transformados em farinha ou amassados e preparados como purê ou sopa, refogados com verduras e, também, virar farofa.

Na cozinha caiçara, esses caroços cozidos costumam entrar na frigideira com manteiga, cebola e farinha de mandioca e dão uma boa farofa, ou um viradinho quando a preparação fica mais úmida. O fato é que, bem temperados, eles ficam gostosos.

Numas férias em Toque-Toque Pequeno, depois de colher uma jaca, separar e cozinhar um bom tanto de caroços, eu resolvi fazer um viradinho caiçara usando, além da manteiga e da cebola, umas bananas-ouro que havia comprado por lá e um ovo. No final, juntei cebolinha picada, mas também já fiz com coentro e ficou ótimo. Servi com arroz, feijão, peixe frito e todo mundo gostou (só depois da refeição eu contei que as bolinhas eram caroços de jaca).

A banana umedece o virado macio e dá um adocicado delicioso. Sugeri usar uma banana nanica, mas use a que quiser, só adaptando as quantidades diante do tamanho (se for ouro, use umas 4).

É rústico, é simples e é bom.

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de caroços de jaca (uns 20)
  • 25 g de manteiga
  • 1 cebola pequena em cubinhos (120 g)
  • 1 xícara (chá) de farinha de mandioca fina (100 g)
  • 1 banana nanica em rodelas
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de sal (aproximadamente)
  • 4 colheres (sopa) de cebolinha picada (2 fios)

Preparo

Coloque os caroços da jaca numa panelinha, cubra com água e cozinhe em fogo baixo por uns 30min, até que estejam bem macios, com a textura de batata cozida.

Escorra, descarte as peles grossas (a mais fina pode ficar) e reserve.

Aqueça a manteiga numa frigideira grande e doure a cebola.

Junte os caroços de jaca e a banana e mexa pra envolver bem. Misture o ovo, sal e espere começar a firmar.

Acrescente a farinha e mexa até conseguir uma farofa úmida.

Junte a cebolinha, acerte o sal e sirva com arroz e feijão, se quiser mais clima caiçara prepare também um peixe frito ou assado.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *