Adicionar à minha lista

Torta macia de chocolate

Pense numa sobremesa de arrancar suspiros e fique feliz, pois essa aqui é dessas. E, pra completar, não é difícil de fazer e ainda pode ser preparada com antecedência, o que facilita a vida.

A massa é uma sablé básica, com farinha, manteiga, um pouco de açúcar, gema, baunilha e um pouco de farinha de amêndoa pra dar sabor e textura. Se preferir, substitua a farinha de amêndoa por farinha de qualquer outra castanha. E se não tiver a farinha pronta, coloque a castanha escolhida no processador ou no liquidificador e triture.

O preparo da massa pode ser feito tanto com as mãos, como na batedeira, depois basta embrulhar em filme e levar à geladeira pra firmar. Em seguida, só abrir a massa com rolo e forrar uma fôrma de fundo removível de uns 22 cm de bordas altas (uns 6 cm), fazer uns furos com garfo na base pra evitar que a massa faça bolhas com o vapor no forno e gelar por mais uns 10min antes de assar.

Como o fundo de torta assará completamente vazio, pois o recheio não vai ao forno, é essencial que ele asse bem, ficando dourado e crocante. Pra que isso aconteça, ele deve ir ao forno já quente, a uns 180ºC (médio-alto) e, nos primeiros 10min, assar forrado com papel alumínio e pesos pra massa não estufar (use grãos crus de feijão, que podem ser reutilizados pra mesma função, ou pesinhos de cerâmica especiais pra isso).

Enquanto o fundo de torta assa, prepare o recheio, que é um creme inglês espesso, feito com creme de leite fresco e um pouquinho de leite, com chocolate e que, no final leva um pouco de gelatina sem sabor incolor. A gelatina é essencial pra chegar à textura perfeita do recheio. Sem ela, o creme não fica mesmo no ponto de cortar.

O recheio morno vai pro fundo de torta assado e pra geladeira por pelo menos 4 ou por até 24h. Depois, só desenformar e servir.

Se quiser, sirva com creme de leite espesso ou batido em chantilly ou sorvete de baunilha de verdade.

Ingredientes

Massa

  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (180 g)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • 1 pitada de sal
  • 1/4 de xícara (chá) de amêndoa moída (45 g)
  • 100 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 1 gema
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Recheio

  • 1 envelope de gelatina em pó sem cor e sem sabor
  • 2 colheres (sopa) de água fria
  • ¼ de xícara (chá) de água fervente (60 ml)
  • 300 g de chocolate meio amargo quebrado em pedaços médios
  • 6 gemas
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de creme de leite (500 ml)
  • ½ xícara (chá) de leite (120 ml)

Preparo

Massa – misture numa tigela a farinha, o açúcar, o sal e a amêndoa, junte a manteiga e esfarele até obter uma farofa.

Junte a gema e trabalhe até conseguir uma massa bem macia e que descole das mãos (se estiver muito seca, junte um pouquinho de água).

Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30min.

Com um rolo e sobre uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa até formar um disco grande o bastante pra forrar uma fôrma média de fundo removível e com uns 6 cm de altura.

Leve à geladeira por 15min, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio-alto).

Forre o fundo de torta com papel alumínio e por cima coloque grãos crus de feijão pra pesar, leve a fôrma ao forno com o papel por 10min, então retire o papel com os grãos com cuidado e volte ao forno pra massa terminar de assar por mais uns 25min, até ficar bem dourada e crocante.

Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de rechear.

Recheio – Coloque a gelatina e a água fria numa tigelinha e deixe hidratar por 1 min, depois junte a água fervente e mexa até dissolver.

Coloque o chocolate numa tigela e, numa outra, coloque as gemas passadas por uma peneira com o açúcar e a baunilha.

Aqueça o creme leite e o leite, espere ferver, despeje sobre as gemas, misture, volte para a panela e, sem parar de mexer, mantenha no fogo até a espuma sumir, o creme engrossar e cobrir o dorso da colher.

Transfira imediatamente pra tigela do chocolate e mexa até conseguir um creme liso e homogêneo, depois misture a gelatina.

Despeje o creme no fundo da torta e leve à geladeira por pelo menos 4 e ou por até 24h para firmar.

Na hora de servir, desenforme a torta sobre um prato raso.

2 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *