Adicionar à minha lista

Torta de morango

Quando os morangos vermelhíssimos, perfumados, doces e suculentos invadem os mercados, é hora de comer morangos e de fazer mil receitas com eles.

A torta de morango é um clássico, falo daquela de massa clara e crocante recheada com a camada farta de creme de confeiteiro cremoso e com sabor de baunilha que, por cima, recebe as frutas frescas cortadas ao meio.

Pra finalizar com um toque de brilho, os morangos são pincelados com um pouco de calda de açúcar ou, como fazem algumas doceiras, são cobertos com uma camada fina de gelatina vermelha.

A massa é básica e simples, uma mistura de farinha, açúcar, manteiga, essência de baunilha, gema, sal e água apenas o suficiente pra dar o ponto. Pra conseguir uma torta de massa crocante, é importante preparar ela, deixar descansar por uns 10min na geladeira, então abrir com um rolo e forrar uma fôrma de fundo removível, voltar com ela à geladeira por mais uns 10min, enquanto o forno aquece a uns 180ºC (médio-alto).

Pra assar o fundo de torta vazio, pois o recheio não vai ao forno, gosto de fazer uns furos com um garfo no fundo da torta, depois forro todo o fundo com um quadrado grande de papel alumínio (o tamanho facilita a retirada) e preencho a cavidade com grãos crus de feijão ou com pesos cerâmicos especiais pra função (com o peso, a massa não forma bolhas).

Em seguida, eu levo a torta ao forno por 15min pra que comece a assar, mas sem inflar ou dourar, então retiro o papel com os pesos, diminuo a temperatura pra 160ºC (médio) e mantenho a base da torta no forno por mais uns 15 a 20min, até ficar bem dourado e crocante.

Enquanto isso eu preparo o recheio cremoso, um clássico creme de confeiteiro. Ele fica pronto nuns 10min e também precisa esfriar antes de usar. Também nesse tempo, preparo a calda de açúcar da finalização e lavo, seco e corto os morangos.

Quando tudo esfria, é hora de montar a torta! Se tiver receio de retirar a base de metal da fôrma, não se preocupe e coloque o fundo da torta com a base de metal sobre o prato de servir, nada grave.

Já sobre o prato, chega a hora de espalhar uma camada uniforme do creme na base da torta. Em seguida, só cobrir com os morangos (acho que fica bonito deixar pra cima tanto a face cortada, quanto a parte arredondada de fora, sempre vario). Por último, só pincelar os morangos com a calda que dá brilho e levar a torta à geladeira por umas 2h antes de servir.

Como os morangos são frescos, gosto de preparar a torta e servir no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte. Depois disso, eles começam a amolecer, perdem o frescor e soltam líquido rosado que mancha o creme.

Sugeri usar uma fôrma redonda ou quadrada de uns 20 cm, mas a receita pode ser usada pra 6 tortinhas individuais ou umas 12 pequenas.

Por fim: se quiser, prepare a base da torta e o creme exatamente da mesma maneira e troque o morango por outra fruta (ex: manga, kiwi, gomos de mexerica, mirtilo, framboesa, amora).

Ingredientes

Massa

  • 1 e ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo (210 g)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • 1 pitada de sal
  • 100 g de manteiga gelada, em cubinhos
  • 1 gema
  • 1 a 3 colheres (sopa) de água fria
  • Papel alumínio
  • Grãos de feijão pra pesar na hora de assar

Creme

  • ¾ de xícara (chá) de açúcar (112 g)
  • 2 ovos
  • 4 gemas
  • ¼ de xícara (chá) de maizena (24 g)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 2 xícaras (chá) de leite (480 ml)

Calda

  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • 1/3 de xícara (chá) de água (80 ml)

Finalização

  • 3 xícaras (chá) de morangos maduros, lavados e cortados ao meio (220 g)

Preparo

Pra massa, misture numa tigela a farinha, o açúcar e o sal, junte a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa.

Acrescente a gema e um pouquinho de água e trabalhe até conseguir uma massa bem macia e que descole das mãos (junte um pouquinho de água se estiver muito seca, ou de farinha se estiver pegajosa).

Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30min.

Com um rolo e sobre uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa até formar um disco, quadrado ou retângulo grande o bastante para forrar uma fôrma média de fundo removível (tipo quiche, com uns 20 cm) e leve à geladeira por 15min, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio-alto).

Perfure o fundo da torta com um garfo em alguns pontos, depois cubra o fundo com papel alumínio deixando as bordas pra fora, preencha a cavidade com feijões crus ou pesos cerâmicos pra pesar e leve ao forno por 15min pra que a massa comece a assar, mas sem dourar. Em seguida, retire o papel com os feijões, diminua a temperatura pra 160º (médio) e deixe no forno por mais 15min, até a massa ficar dourada e crocante.

Retire do forno, deixe esfriar e desenforme sobre um prato raso.

Enquanto isso, pra o creme, misture numa tigela o açúcar, os ovos, as gemas, a maisena e a baunilha, reserve.

Aqueça o leite numa panela média, espere ferver e despeje sobre a mistura dos ovos. Mexa com um batedor de arame até obter um creme liso, volte com tudo pra a panela e, sempre mexendo, deixe no fogo até ferver e engrossar.

Transfira o creme pra uma tigela (passe por uma peneira se empelotar), cubra com filme plástico rente ao creme pra não formar película e deixe esfriar.

Numa panelinha, misture a água e o açúcar e aqueça, mexendo apenas até dissolver.

Deixe ferver por uns 5min, até começar a brilhar, e retire do fogo, deixe a calda esfriar e guarde na geladeira (como a calda servirá só pra pincelar os morangos e deixar a torta brilhante, guarde o que sobrar num pote fechado por até 1 semana na geladeira e use numa outra preparação).

Despeje o creme na cavidade da torta e cubra com os morangos (use do lado que você preferir, mostrando a face cortada ou a parte arredondada).

Pincele os morangos com a calda e deixe a torta na geladeira por pelo menos 2 e até por 24h antes de servir.

Se quiser, prepare o fundo de torta com até 3 dias de antecedência e guarde bem fechado fora da geladeira, prepare o creme na véspera e guarde bem coberto na geladeira e deixe pra rechear e cobrir com os morangos mais perto da hora de servir).

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *