Adicionar à minha lista

Torta de limão cravo

Quem gosta do azedinho do limão e do contraste entre o crocante da massa e o cremoso do recheio vai adorar a receita.

A torta é bem provençal, totalmente diferente da torta de limão e merengue, tem a massa crocantíssima perfumada pelas raspas do limão e o recheio azedinho doce e muito cremoso. O fundo da torta é assado vazio e, depois, recebe o creme já cozido na panela e que não vai ao forno.

O recheio, preparado com ovo, açúcar, limão e manteiga, é o x da questão, pede paciência, pois é preciso cozinhar em banho-maria, mexendo sem parar por uns 10min, até o creme engrossar e brilhar. Ele engrossa naturalmente, sem maisena ou farinha de trigo.

Na França, a torta é preparada com limão siciliano, que é o limão do mediterrâneo, mas já preparei com o nosso limão verde (tanto tahiti como galego) e com o nosso limão cravo (ou caipira, rosa ou capeta).

Gostei tanto do creme mais alaranjado, saboroso e perfumadíssimo de limão cravo que, pra mim, a torta passou a ser de limão cravo. Mas use o limão que quiser.

Se quiser, prepare e asse o fundo da torta com até 2 dias de antecedência, guarde na própria fôrma envolvida em filme plástico e recheie umas 3h antes de servir.

Ingredientes

Massa

  • 1 e ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo (210 g)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • 1 pitada de sal
  • Raspas de 1 limão cravo
  • 125 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 1 a 2 colheres (sopa) de água fria (15 ou 30ml)

Creme

  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • Suco de 2 limões cravo (ou siciliano, tahiti ou galego, aproximadamente 1/3 de xícara de suco)
  • 125 g de manteiga gelada em cubinhos

Preparo

Massa – Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o sal, junte as raspas de limão, a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa.

Acrescente um pouquinho de água e trabalhe até conseguir uma massa bem macia, que descole das mãos (acrescente mais água aos pouquinhos se a massa estiver seca, ou farinha se estiver pegajosa).

Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira de 30min a 48h.

Numa superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo formando um disco de uns 32 cm de diâmetro, forre o fundo e as laterais de uma fôrma pra quiche de fundo removível de uns 25 cm e leve à geladeira por 15min, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio-alto).

Corte um quadrado de papel alumínio de uns 40 cm e com ele forre o fundo de massa, deixando aos pontas pra fora, preencha a cavidade com grãos crus de feijão ou bolinhas de cerâmica pra pesar e evitar bolhas.

Leve o fundo de torta ao forno por 15min, retire do forno, levante as pontas do papel com cuidado pra retirar o papel com os pesos e volte com o fundo da torta ao forno pra massa terminar de assar por mais uns 15min, até que esteja se soltando das laterais da fôrma, bem dourada e crocante.

Retire do forno e deixe esfriar totalmente antes de rechear. Se quiser, guarde o fundo assado e vazio na própria fôrma e embrulhado em filme plástico por uns 2 dias, deixando pra rechear umas 3h antes de servir.

Recheio – preencha uma panela com água até 1/3 da altura e aqueça pro banho-maria, mas sem ferver.

Passe os ovos e as gemas por uma peneira, deixando cair numa tigela pequena que encaixe na panela do banho-maria. Posicione a tigela no banho-maria e descarte um pouco de água se perceber que está encostando na base da tigela.

Junte o açúcar e, sem parar de bater, com um batedor de arame, ou com uma batedeira manual em velocidade baixa, deixe no fogo até obter um creme fofo, amarelo claro e encorpado (5 a 8min).

Sempre batendo, e aos poucos, junte os cubinhos de manteiga e, em seguida, adicione o suco de limão. Retire do fogo quando o creme estiver bem liso, brilhante e começando a borbulhar nas bordas, mas antes de ferver.

Transfira imediatamente pra uma tigela, pois ele continuará a cozinhar se ficar na panela quente. Deixe o creme amornar por uns 5min.

Montagem – Desenforme o fundo da torta, coloque sobre o prato de servir e recheie com o creme de limão.

Sirva a torta em temperatura ambiente ou gelada (já recheada, a torta se conserva bem na geladeira por até 2 dias).

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *