Adicionar à minha lista

Torta de bananada caseira

Massa crocante com castanha-do-Brasil e bananada cremosa

Ana Bacellar torta de bananada caseira

A torta de bananada caseira da minha avó é deliciosa, faz parte da lista das receitas queridas e com aquele sabor de infância que faz a gente voltar no tempo.

Eu me lembro da minha avó preparando e servindo a torta na hora do lanche e era tudo de bom. Como ela era uma cozinheira de mão cheia e adorava fazer doces com as frutas que colhia na fazenda, a bananada era sempre caseira. Como bananada caseira é sempre melhor e o preparo é simples, vale preparar a receita em casa. Além do mais, bananada é a solução perfeita pra dar conta das bananas que de repente amadurecem e ficam cheias de pintas pretas, mas ainda estão firmes, além de muito doces.

Mas se a pressa for grande, ou não tiver bananas maduras por perto ou apenas se der preguiça, compre uma boa bananada cremosa e resolva a receita em pouco tempo. ma vez. Pra rechear a torta, você vai precisar de umas 2 xícaras (chá) de bananada (uns 450 g).

Como eu gosto demais de nozes, castanhas e castanha-do-Brasil (também chamada “do Pará”) e acho que essa torta, na verdade, é uma lintzer clássica, só que com bananada, decidi juntar um tanto de castanhas moídas à massa (minha única mexida na receita original).

Não deixe de usar as raspas de limão na massa e o suco no recheio, pois a acidez do limão vai muito bem com o doce da bananada (além do sabor, o suco de limão na bananada pronta dá um avermelhado ainda mais lindo ao doce). Minha avó sempre fez a cobertura com tiras de massa formando um quadriculado e eu acho isso lindo, mas pra variar eu corto a massa com um cortador de biscoitos pequeno e espalho por cima da bananada.

Se preferir, faça a torta com goiabada no lugar da bananada.

A torta de bananada caseira pede um café gostoso, mas também pode ser um chá.

torta de bananada caseira

Ingredientes

Massa

  • 2 xícaras de farinha de trigo (240 g)
  • 1 xícara de açúcar (150 g)
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de canela em pó
  • 200 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 1 xícara de castanha-do-Brasil moída (130 g)
  • 1 gema
  • Raspas de 1 limão

Bananada caseira

  • 12 bananas-nanica bem maduras
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar (225 g)
  • 1 pedaço pequeno de canela em pau
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão (30 ml)
  • Ou utilize 2 xícaras (chá) de bananada pronta

Preparo

Bananada – descasque e corte a banana em rodelinhas, passe para uma panela, junte o açúcar e a canela e aqueça, mexendo até dissolver. Deixe no fogo por uns 40min, misturando de vez em quando, até conseguir um doce bem brilhante e avermelhado.

Junte o suco de limão, descarte a canela e espere esfriar.

Massa – misture a farinha, o açúcar, o sal, a canela e a manteiga e esfarele até obter uma farofa. Junte a castanha, a gema e as raspas de limão e trabalhe até formar uma massa macia que se descole das mãos (junte um pouquinho de água se estiver muito seca, ou de farinha se estiver pegajosa). Separe 2/3 da massa pra base e ⅓ pras tiras da cobertura, embrulhe cada parte em filme plástico e leve à geladeira por 30min.

Abra a parte maior de massa com um rolo até obter um quadrado de uns 30 cm e forre o fundo e as laterais de uma fôrma quadrada ou redonda de uns 20 cm. Abra um quadrado de uns 22 cm com a massa restante e corte tiras de 1 cm.

Preencha a cavidade com a bananada e coloque as tiras de massa por cima formando um quadriculado.

Leve à geladeira por 15min, enquanto o forno aquece a 180°C (médio-alto). Asse por uns 45min, até a massa ficar dourada e crocante. Deixe esfriar, desenforme e sirva.

4 Comentários

  1. 1
  2. 3
    • 4

      Soraya, bom dia!
      Não altera, pode fazer sem castanhas ou mesmo com amendoim.
      Conte depois pra gente como ficou a sua torta.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *