Adicionar à minha lista

Tomates rústicos de forno

Ana Bacellar

Poucas receitas são tão fáceis, úteis, versáteis, saborosas e perfumadas como a dos tomates rústicos de forno.

Gosto, preparo e uso tanto que sempre tenho um pote cheio deles na geladeira. Uso pra tudo, como base de aperitivos, cobertura de bruschettas, de uma sopa fria ou quente, recheio de massas e tortas, molho de tomate saboroso e pedaçudo pra massas e grelhados, mas que também pode ser o molho de nem sei quantos mil pratos (uma berinjela à parmegiana com ele fica espetacular).

Sempre que encontro tomates maduros bonitos e com preço bom, eu compro uns 5 kg, preparo de uma vez e fico tranquila por uns 10 dias. Na verdade, esses 5 kg de tomates frescos não são nada de exagero, diminuem pela metade depois de assados.

Quando, há uns vinte anos, eu me encantei com o método e passei a preparar tomates assim com frequência, fazia um processo mais trabalhoso, pois começava mergulhando os tomates na água fervendo, depois resfriava, descartava as peles e sementes e continuava a receita. De uns anos pra cá, pra facilitar a vida e ganhar tempo, eliminei a fase da retirada das peles, pois concluí que é fácil demais puxar a pele dos tomates na saída do forno. Hoje, eu simplesmente corto os tomates ao meio, descarto as sementes, coloco as metades com pele num refratário ou numa tigela que acomode tudo bem junto, acrescento os aromatizantes, rego com azeite e forno por mais ou menos uma hora, até que os tomates estejam macios e perfumadíssimos.

Saindo do forno, espero amornar, puxo as peles soltas dos tomates e pronto. Guardo os tomates no próprio recipiente que foi ao forno, no azeite com os aromatizantes, por uns 3 dias na geladeira ou por até 3 meses no freezer.

Quando vou passar uma temporada na praia, preparo uns quilos de tomate, congelo em saquinhos de 500 g e levo, já que, por lá, tomates maduros e perfumados são raridade.

É uma receita de praticidade total com muito sabor e aroma, enfim, uma receita querida.

Ingredientes

  • 14 tomates bem vermelhos lavados e inteiros (2 kg)
  • 2 dentes de alho inteiros, com ou sem casca
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva (60 ml)
  • 2 ramos grandes de salsinha
  • 2 ramos grandes de manjericão
  • 4 raminhos de tomilho
  • 1 folha de louro
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo). Corte os tomates ao meio, descarte as sementes e coloque numa tigela ou refratário médio com o alho, o azeite, sal, pimenta e os ramos inteiros das ervas e o louro amarrados com um barbante.

Asse por mais ou menos 1h, até que os tomates estejam muito macios e perfumados, deixe esfriar e deixe repousar na geladeira por pelo menos 2h e até por uns 3 dias antes de usar.

Descarte as ervas murchas e a pele solta dos tomates e utilize como quiser: metades, picados ou amassados pra conseguir uma pasta grossa, ou batidos no liquidificador até virar um creme liso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *