Hoje eu vou te ensinar como fazer tirinhas de berinjela em conserva. Em meados dos anos 1980, fui com o meu marido passar o final de semana na chácara de uma amiga dele de faculdade. A mãe dela, D. Anna, era aquela senhora italiana que cozinhava magnificamente, que só pensava em preparar receitas deliciosas pra agradar quem passasse por perto. Isso acontecia quase que o tempo todo.
Como o grupo de amigos era grande, todos se conheciam há bastante tempo e eu era meio que peixe fora d’agua, passei o final de semana na cozinha com ela e nunca me esqueci daqueles momentos.
Eram massas frescas com molhos caprichados, pizzas sensacionais, sardellas e mmmmuuuiittaasss receitas com tomates e berinjelas. Ela logo percebeu que adoro berinjela e montou um “festival da berinjela” com cinco receitas. Foram quatro pra antepasto e uma pra prato principal.
Anotei tudinho e, apesar de ter gostado de todas, incorporei três delas ao meu dia a dia. Há uns anos, a Anna, filha da D. Anna, esteve na minha casa, contei que sempre fazia três receitas da mãe dela, mostrei as anotações num dos meus cadernos e ela demorou pra acreditar de tão feliz. Aqui vai uma delas, deliciosa com uma fatia de pão de miolo denso e casca crocante.
Primeiramente, como precisa de umas 12h de descanso na geladeira, mas pode ser preparada com até 1 semana de antecedência, a receita é perfeita pra receber. Acredite que não é exagero preparar a receita com quatro berinjelas, já que elas diminuem tanto, mas tanto, e são tão boas que não vale a pena fazer uma receita menor.
A receita é muito simples, nem ao fogo vai e leva poucos ingredientes. Na verdade, a berinjela “cozinha” no vinagre com sal e murcha. Como alho, azeitona, pimenta e ervas dependem muito do gosto de cada um, as quantidades são apenas sugestões, quer dizer, se na sua casa todos amam alho, capriche, e se detestam pimenta, simplesmente deixe o picante de lado. Normalmente, o sal colocado no início é bastante pra deixar a receita apetitosa, mas experimente sempre antes de servir.
Vale a pena preparar uma receita do pão maravilhoso na panela de ferro e servir com a conserva. É tudo de bom!!!
E se, com o calorão que anda fazendo, a ideia for preparar um lanche com pastas e pão, experimente a receita de ricota fresca cremosa e a pasta de tomate da Maria, duas receitas que eu adoro.
Enfim, a D. Anna passou a receita para mim, e agora eu compartilho com vocês o passo a passo de como fazer tirinhas de berinjela em conserva. Quem sabe ela também não começa a fazer parte do dia a dia de vocês!
Ingredientes
- 4 berinjelas grandes em tirinhas bem finas com casca e tudo
- 1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho branco (120 ml)
- 1 colher (chá) de sal
- 2 pimentas vermelhas dedo-de-moça bem picadinhas
- 2 dentes de alho picadinhos
- 8 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas (8 ramos)
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas (60 g)
- 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva (120 ml)
Preparo
De véspera, coloque as tirinhas de berinjela numa tigela, polvilhe com o sal e regue com o vinagre. Cubra com filme plástico e leve à geladeira pra repousar de 8 a 12h.
Em seguida, esprema as tirinhas com a palma da mão com bastante força pra descartar o máximo possível de líquido.
Coloque as tirinhas numa outra tigela, junte a pimenta, o alho, as ervas, a azeitona e regue com o azeite. Deixe descansar por pelo menos mais 6h antes de servir. Guarde por até 1 semana na geladeira e sirva com pão.
Excelente site. Adorei todo o conteudo. Continue sempre assim. Abraço e sucesso
Gostei De Mais Dessa Receita Parabens
Fico feliz que tenha gostado! É uma delícia!! Beijos
Se esterizar o vidro e tirar bem o ar quanto tempo dura a compota?
Tania, boa tarde!
Se o processo de esterilização for seguido com perfeição, a conserva pode durar 3 a 6 mesas, mas não tenho lhe dar certeza. O clima, o contato com a luz, a umidade da berinjela, tudo pode influenciar no prazo de validade. Aqui em casa, por segurança, a gente deixa na geladeira.
Abraços, Ana e Helô
Helô, as berinjelas são sem casca? poste as outras receitas de dona Anna! amo berinjelas
beijos
Gratidão por compartilhar
Tanto faz, Fran, pode ser com ou sem casca. Também amo berinjelas, então da para fazer várias versões legais com elas! Beijos
Helô, é mesmo uma colher de chá pra 4 berinjelas? Parece tão pouco…
Oi, Cristina! O vinagre deixa um sabor intenso, então prefiro começar com 1 colher de chá e ajustar no final. Beijos!
Bom , Helo adorei a sua receita sou uma ficcionada em berinjela gosto de dela de todas as maneiras , mas na prixima vez que fizer vou fazer sem cascas.Acho que deve ficar mais saboras! Por favor nos agracie com as outras receitas
Oi, Lucelena! Que bom que gostou da receita! Pode sim preparar as tirinhas sem casca, isso depende do gosto de cada um. Bj
Infelizmente não gostei…
A berinjela ficou dura, um pouco amarga, sem sabor.
Segui a risca a receita.
Oi, Luiza! Com certeza foi a berinjela, às vezes as feiras, sacolões e supermercados revendem berinjelas que até ainda estão firmes por fora, mas não são novas, ficando mais duras e amargas. Dica: tente comprar berinjelas bem firmes e cascas brilhantes. A receita é deliciosa, um clássico do sul da Itália! Bj
Boa noite! Essa receita pode ser envasada, fervida e armazenada como compotas? Ou seja, será que após esse processo, que também é utilizado para doces, a validade pode ser prolongada? Muito grata por compartilhar seus conhecimentos!
Oi, Carla! É possível, mas é essencial executar com perfeição o processo de esterilização dos vidros e finalização das compotas. Bjs
Fiz! Pena não poder colocar a foto. Além de gostoso, ficou tão lindinho!
Oi, Carla! É uma delícia, né? Fico super feliz que tenha gostado da receita. Se quiser, você pode mandar a foto no email contato@nacozinhadahelo.com.br. bjs
Acabei de fazer,adorei a receitaamo beringela
Célia, bom dia!
Delícia saber que você gostou da receita.
Berinjela é um ingrediente incrível, dá pra fazer mil coisas deliciosas com ela.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Não tem nenhum cozimento?
Rafaela, bom dia!
Não tem cozimento no fogo mesmo. A transformação acontece com o sal e os temperos.
Depois conte como ficou.
Abraçøs, Ana e Helô
Oi Helô! Acabei de fazer e ficou super saborosa….obrigada pôr compartilha essas delícias…
Ana, que bom que você gostou! A receita é simples e gostosa e isso basta.
Continue seguindo o Na cozinha da Helô, pois aqui não faltam receitas, histórias, dicas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
As berinjelas usadas são descascadas?
Elisabete, boa tarde!
Há quem prefira descascar as berinjelas, mas aprendi a fazer com casca e faço sempre assim.
Você tem razão em ter tido dúvida, pois não ficou muito claro nem na receita, nem na foto. Já arrumamos! Obrigada pela ajuda, só assim poderemos melhorar o site.
Continue com a gente, pois aqui Na Cozinha da Helô não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abracos, Ana e Helô
Ab
OI!! AMO BERINGELA! DÁ PRA SUBSTITUIR O VINAGRE POR LIMAO? OBRIGADA
Anna, boa tarde!
A gente também adora berinjela aqui em casa. Dá sim pra substituir o vinagre pelo limão, use a mesma quantidade.
Continue com a gente aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô