Adicionar à minha lista

Terrine de queijo, tomate e abobrinha

Ana Bacellar

Sempre é bom ter uma receita saborosa, colorida e prática, daquelas que a gente pode preparar com antecedência e deixar na geladeira até o minuto de servir e essa terrine é exatamente assim.

Como entrada, é só cortar fatias não muito grandes e servir com uma saladinha ao lado e, como prato principal, basta aumentar a fatia e colocar uma salada ao lado.

A escolha do queijo depende do momento e do quanto se quer ou se pode gastar, desde um minas frescal, uma ricota mais úmida, um cream cheese, que muitas geladeiras têm, ou, pra um momento mais especial, um cabra macio.

Quem gosta de azeitonas coloca azeitonas, que podem ser pretas ou verdes, e quem não gosta não põe, e também dá pra inventar, acrescentando alcaparras, anchovas em conserva, uma ratatouille no centro no lugar dos tomates.

Costumo fazer uma terrine única quando a refeição é familiar ou pra levar na cesta do piquenique, mas quando quero uma apresentação mais arrumadinha, monto terrines individuais.
É receita mediterrânea com todas as letras maiúsculas.

Ingredientes

  • 4 tomates maduros cortados ao meio e sem sementes (500 g)
  • 1 dente de alho inteiro e sem casca
  • 4 ramos de tomilho
  • 2 ramos de manjericão
  • 4 abobrinhas italianas pequenas (500 g)
  • 400 g de queijo macio (minas frescal, ricota, boursin, cream cheese, cabra cremoso)
  • 100 g de azeitonas pretas sem sementes e fatiadas
  • Azeite de oliva extravirgem
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Unte com azeite uma fôrma pra bolo inglês de 22 cm ou seis forminhas individuais.

Tomate – Aqueça o forno a 160ºC (médio). Numa tigela que possa ir ao forno e acomode os tomates bem juntos, coloque os tomates, o alho, as ervas, sal, pimenta e regue com azeite. Asse por uns 45min, até que os tomates estejam macios e perfumados. Retire do fogo, descarte as peles soltas, o alho e as ervas, reserve (ou deixe esfriar e guarde na geladeira por até 3 dias).

Abobrinha – Aumente o forno pra 180ºC (médio-alto). Unte 2 assadeiras grandes com azeite, corte as abobrinhas em fitas de uns 3 mm de espessura e espalhe nas assadeiras sem amontoar. Polvilhe as fitas com sal e pimenta dos dois lados, regue com azeite e leve ao forno por uns 20min, virando na metade do tempo, até amaciar e dourar.

Queijo – Numa tigela, misture o queijo (esmague de leve com um garfo se for preciso), sal, pimenta e um fio de azeite até obter um creme homogêneo, reserve.

Montagem – Forre a forma com as fitas de abobrinha ligeiramente sobrepostas pra não ter espaços livres. Preencha a cavidade com camadas de queijo, tomates, azeitonas e queijo e feche totalmente com a abobrinha. Leve à geladeira por pelo menos 1h e até por 2 dias.

Na hora de servir, desenforme a terrine sobre um prato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *