Adicionar à minha lista

Terrine de grãos com frutos secos e cogumelos

Ana Bacellar terrine de grãos com frutos secos e cogumelos

Essa terrine de grãos com frutos secos e cogumelos ficou o máximo, eu amei e já fiz algumas vezes. Daquelas receitas que só pedem uma salada de folhas pra completar a refeição.

Quando estava atrás de pratos substanciosos que agradassem aqueles que gostam de grãos e frutos secos, que não se importam com carnes em geral, e vegetarianos pras festas de final de ano, acabei olhando muitas receitas servidas em comemorações de Thanksgiving com esse perfil. Muitos livros, revistas, sites e blogs sugeriam “bolos” de grãos, várias vezes com cogumelos e passei a experimentar e a dar os meus toques. Uns pediam apenas pra misturar arroz integral cozido com alguns temperos e cogumelos crus e assar (super sem graça), outros já caprichavam mais no tempero, pois falavam pra refogar temperos com os cogumelos, outros juntavam um ou outro grão ou ingrediente. Fui juntando ideias daqui e dali até chegar à receita da Helô.

Pra começar, resolvi que bem melhor que usar apenas arroz integral ou apenas cevadinha seria ficar com uma mistura de 7 grãos já pronta. Usei Ráris, que é uma mistura equilibrada, cheia de sabores e texturas diferentes, mas nada impede que você prepare a sua mistura.

Cozinhei os grãos num caldo de legumes caseiro, que sempre tenho no freezer, e já comecei a receita com bastante sabor (na falta de um caldo caseiro, use água ou um industrializado com baixo teor de sódio). Pra deixar o meu refogado mais emocionante, troquei a cebola e o alho de todo dia por alho-poró cortado em tirinhas finas. Resolvi usar dois tipos de cogumelo pra ter mais contrastes e usei Paris e shiitake. A uva-passa e as nozes moídas dão cara de festa à receita, as ervas deixam tudo mais fresco, os ovos e cream cheese unem os ingredientes.

No final das contas, a minha versão ficou saborosíssima. Chamei de terrine porque achei que a receita merecia um nome mais chiquezinho e, também, porque gostei de assar num recipiente pra servir em fatias à mesa, sem desenformar. Mas, se preferir, asse numa fôrma para bolo inglês untada e forrada com papel manteiga.

A terrine de grãos com frutos secos e cogumelos fica deliciosa tanto quente, como em temperatura ambiente e uma salada de folhas com um dos nossos molhos para salada é o melhor acompanhamento.

No dia seguinte ao da foto, quando fui “almoçar” mais uma fatia da terrine sem aquecer, resolvi experimentar uma garfada com um pouco de tzatziki – a pasta grega de pepino e iogurte e ficou o máximo.

Ingredientes

  • 1 xícara de mistura de 7 grãos (tipo Ráris, ou faça a sua mistura de arroz integral, arroz cevadinha, quinoa, chia, arroz selvagem, gergelim etc)
  • 3 xícaras de caldo de legumes caseiro (ou água ou 1 cubinho de caldo diluído na mesma medida de água)
  • 2 talos grandes de alho-poró em tirinhas (300 g)
  • 200 g de cogumelo shiitake em fatias
  • 200 g de cogumelo Paris em fatias
  • 1/3 de xícara de vinho branco (80 ml)
  • 1 e ½ xícara de nozes ou castanha-do-Brasil grosseiramente moídas (210 g)
  • 1/3 de xícara de uva-passa clara ou escura (50 g)
  • 150 g de cream cheese
  • 1 colher (sopa) de folhinhas de tomilho
  • 4 colheres (sopa) de salsinha picada (3 ramos grandes)
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha picada (2 fios)
  • 3 ovos
  • Sal
  • Pimenta-do-reino
  • Azeite de oliva pra untar

Preparo

Coloque a mistura de grãos, o caldo de legumes e um pouquinho de sal numa panela média e cozinhe por uns 35 minutos, até que estejam cozidos, mas firmes.

Transfira pra uma tigela grande e reserve.

Regue o fundo de uma frigideira grande com um fio de azeite, junte o alho-poró e uma pitada de sal e, mantendo o fogo baixo, cozinhe por uns 10min no próprio líquido, até amaciar e começar a dourar (se for preciso, junte um pouco mais de azeite).

Acrescente os cogumelos, sal, pimenta, misture bem e deixe no fogo por mais uns 5min, até que estejam macios. Junte o vinho, deixe ferver por uns 2 minutos, até quase evaporar totalmente, acerte o sal e a pimenta, retire do foto e transfira pra tigela dos grãos.

Aqueça o forno a 180ºC (médio).

Unte com manteiga um refratário médio (como uma terrine) ou uma fôrma média pra bolo inglês (se quiser preparar na fôrma pra desenformar, forre com papel manteiga).

Coloque na tigela dos grãos as nozes, a uva-passa, o cream cheese, as ervas e ajuste o sal e a pimenta.

Misture os ovos e coloque na fôrma preparada.

Asse a terrine por uns 45min, até que esteja firme, dourada de todos os lados e se soltando das laterais.

Se quiser desenformar, aguarde uns 15min e desenforme sobre o prato de servir.

Se preferir, sirva no próprio refratário e fatie à mesa.

4 Comentários

  1. 1
  2. 3
    • 4

      Ritta, boa tarde!
      O vinho entra logo depois dos cogumelos. A gente deixou passar … obrigada por ajudar, assim o site fica cada vez melhor.
      Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *