Adicionar à minha lista

Terrine cremosa de chocolate

Ana Bacellar terrine cremosa de chocolate

Essa receita de terrine cremosa de chocolate é perfeita pra fechar com chave de ouro um almoço ou jantar mais chiquezinho. Vai bem na Páscoa, Natal, Reveillon, dias das mães e dos pais e qualquer outra comemoração. Além de gostosa, fácil de fazer e linda, ainda é prática, pois fica perfeita na geladeira por 2 a 3 dias, e rende bastantes, dá pra servir umas 8 fatias fartas (e também dá pra dobrar a receita se for bastante gente).

Os ingredientes são comuns e fáceis de encontrar em qualquer mercado. Nada além de açúcar, chocolate em pó (ou cacau em pó se quiser sabor e aroma mais intensos), maisena, leite, chocolate em barra e creme de leite, que pode ser de lata ou de caixinha, nem precisa ser fresco. Nem ovo a receita leva. Ela também fica perfeita com leite e creme de leite sem lactose.

O preparo mal leva 30min. É importante usar uma panela grande o suficiente pra cozinhar mais ou menos 2L de ingredientes, pois é fundamental ter espaço pra mexer o creme até o creme engrossar e sem transbordar ou espirrar. Fora do fogo, e usando um batedor de arame, eu misturo na panela o açúcar, o chocolate em pó peneirado, acrescento a maisena, depois o leite e mexo até dissolver. Em seguida, levo ao fogo e, sem parar de mexer e em fogo médio, cozinho até ferver e engrossar. Então, só desligo o fogo, misturo o chocolate em barra grosseiramente picado até derreter e conseguir um creme espesso, muito liso e com aquela cor linda e aquele brilho que só o chocolate tem, e, por último, junto o creme de leite. É importante acreditar que a transformação acontece no fogo, pois a mistura no começo é clarinha e sem vida, como um copo de achocolatado, mas tudo muda pouco depois.

Nessa hora, eu forro com filme plástico o fundo e as laterais de uma fôrma pra bolo inglês de uns 22 cm, deixando sobrar plástico em toda a volta, e estico bem o plástico pra evitar ao máximo as pregas. Então, só colocar o creme ainda quente na fôrma, cobrir com plástico rente pra não formar película (o creme tem maisena) e levar à geladeira. Quanto ao tamanho da fôrma: ela tem que ser média, com até uns 24 cm (no máximo a terrine ficará um pouco mais baixa).

A receita não congela bem, perde muito na textura, deixa de ser tão cremosa.

Até dá pra fazer meia receita, mas o doce é tão gostoso e leve que, com certeza, vai desaparecer em pouco tempo.
Um pouco antes de servir, só abrir o plástico da superfície, puxar as pontas das laterais pra facilitar o processo, desenformar a terrine sobre o prato em que irá à mesa e descartar o plástico. Se quiser adiantar a vida, desenforme, cubra com filme plástico sem apertar pra não machucar a terrine cremosa de chocolate e volte pra geladeira.

A polvilhada de chocolate em pó (cacau) pra finalizar, e que dá um aveludado maravilhoso ao doce, tem que acontecer no máximo 15min antes de servir, depois disso o efeito de veludo desaparece. O sabor continua delicioso por uns 2 dias, mas de olhar não será a mesma coisa.

Se quiser, sirva com colheradas de creme de leite batido em chantilly ou com bola de sorvete de baunilha de verdade.

Ingredientes

  • 1/3 de xícara de açúcar (50 g)
  • 1/3 de xícara de chocolate em pó (40 g, ou use cacau em pó)
  • 2/3 de xícara de maisena (80 g)
  • 4 xícaras de leite (960 ml)
  • 200 g de chocolate meio-amargo grosseiramente picado
  • ¾ de xícara de creme de leite fresco ou lata/caixinha (200 g)
  • Chocolate ou cacau em pó pra polvilhar

Preparo

Separe uma panela grande e espaçosa, pois será preciso mexer o creme no fogo até ferver e engrossar. Fora do fogo, coloque na panela o açúcar e o chocolate em pó peneirado e misture com um batedor de arame até ficar homogêneo, junte a maisena, mexa de novo, depois misture o misture o leite e mexa até dissolver.

Com tudo dissolvido, leve a panela ao fogo e, sempre mexendo com o batedor pra não empelotar e o creme não grudar nas bordas e no fundo da panela, mantenha no fogo até tudo ferver e engrossar.

Desligue o fogo, junte o chocolate picado e mexa com um batedor de arame até derreter e conseguir um creme espesso, liso e brilhante. Por último, misture o creme de leite.

Separe uma fôrma média de bolo inglês (de uns 22 cm de diâmetro, mas tudo se ajeita, se for de uns 24cm a terrine só ficará um pouco mais baixa, nada de grave). Forre com filme plástico cobrindo bem o fundo e as laterais e esticando o plástico pra deixar o mínimo possível de pregas.

Transfira o creme pra fôrma e alise com uma espátula pra deixar uniforme.

Cubra com filme e leve à geladeira por pelo menos 6h, ou até por 2 dias.

Perto da hora de servir, descarte o plástico da superfície, puxe o plástico das bordas pra facilitar o processo e desenforme a terrine sobre o prato de servir.

Segundos antes de servir, polvilhe com chocolate em pó pra dar contraste de sabor e de textura, além de conseguir o efeito aveludado lindo. Como o doce é gelado, o chocolate em pó se desfaz depois de uns 15min e, apesar de tudo continuar delicioso, o aveludado some).

Sirva em fatias.

Se quiser, desenforme a terrine com algumas horas de antecedência, cubra de leve com filme pra não ressecar, mas sem encostar muito na terrine, leve à geladeira e polvilhe com o chocolate na hora de levar à mesa.

12 Comentários

  1. 1
    • 2

      Naomi, boa noite!
      A gente não testou com leite de soja, mas deve funcionar sim. Assim que sobrar um tempinho, a gente também vai experimentar.
      Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

  2. 3
    • 4

      Danila, bom dia!!
      Boa ideia, quem sabe a gente faz um vídeo assim que tiver um tempinho.
      Coragem, você consegue. Conte depois pra gente como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

  3. 5
    • 6

      Carina, bom dia!
      Como a terrine tem consistência de pudim, não experimentamos colocar nada por baixo, talvez amoleça. Mas pensando na usa ideia: você pode esfarelar biscoitos pra espalhar por cima na hora de servir, ficará bem gostoso o jogo de texturas. Farofas crocantes também são perfeitas pra acompanhar um chantilly ao lado de outras receitas. E se você tiver alguma castanha ou amendoim em casa, pode ainda experimentar uma farofa crocante camarelizada pra acompanhar. Na receita receita do gelado de chocolate com crocante de castanha e mel a gente explica como fazer.
      Conte pra gente como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

  4. 7

    Essa receita parece maravilhosa!! Quero fazer hoje mesmo! Será que se eu colocar gelatina em pó sem sabor e sem cor dá certo? Tenho receio de não conseguir a consistência correta para desenformar…

    • 8

      Fátima, bom dia!
      Acredite, não é preciso usar gelatina, usando maisena pra encorpar o creme e chocolate em barra, que derrete, mas firma e sustenta a sobremesa, você consegue tranquilamente desenformar depois de gelar.
      Conte pra gente como ficou, é sempre gostoso saber.
      Abraços, Ana e Helô

  5. 9

    Helo, adoro seguir vc. Nessa receita o creme de leite é colocado no início do preparo também certo? Fiquei em dúvida. Obrigada pelas receitas. Boa Páscoa para vc. Bjoca

    • 10

      Vera, bom dia!
      Obrigada pelo carinho. O creme de leite vai só no final, depois de desligar o fogo, misturar o chocolate em barra e de mexer até bem. É o último ingrediente, depois dele só mesmo despejar na fôrma e levar à geladeira.
      A gente até mudou as palavras cremes do texto do preparo pra evitar dúvidas. O que vale é deixar as receitas fáceis de seguir. Obrigada pela ajuda.
      Boa páscoa pra você também.
      Abraços, Ana e Helô
      Boa já de.

  6. 11
    • 12

      Martha, boa noite!
      Obrigada pelo carinho!! Muito gostoso saber que vocês gostaram da receita e que ela já faz parte da sua cozinha.
      Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *