Adicionar à minha lista

Tarte tartin de manga

Ana Bacellar

Deliciosa, linda e requintada, tudo de bom.

Eu adoro tortas em geral, gosto demais dos contrastes de texturas e sabores de massa e de recheio.

Tenho um fraco por tortas de frutas e como mangas e figos são as minhas preferidas, só em pensar numa torta de mangas eu já fico com água na boca.

A tatin é um clássico francês, uma torta preparada ao contrário, com o recheio na base da assadeira e a massa por cima, e só na hora de desenformar é que a massa fica por baixo e o recheio acima dela, como uma torta normal.

A tradicional é a de maçãs, mas a de manga já conquistou muita gente.

Não se assuste com a quantidade de mangas pro recheio, não é exagero mesmo, pois ela murcha tanto com o cozimento que, quando falta fruta no início, a torta fica vazia depois de pronta.

O método pra maçãs e mangas é o mesmo, primeiro a fruta cozinha lentamente no forno com a manteiga e o açúcar até ficar muito macia e dourada, quase caramelizada; a torta esfria, depois recebe a cobertura de massa e volta ao forno pra assar que deve ficar muito crocante e dourada.

Não se desespere se, na hora de desenformar, alguns pedaços de manga ficarem pra trás, é só soltar os pedaços da assadeira e recolocar nos seus lugares.

Como as tatins ficam mais gostosas quando quentes, é só preparar a torta até de véspera e aquecer no forno quase na hora de servir.

Sorvete, creme de leite bem cremoso batido em chantilly e iogurte espesso acompanham a torta muito bem.

Ingredientes

Manga

  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar (225 g)
  • 200 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 4 a 6 mangas grandes e sem fiapos, bem maduras e doces

Massa

  • 1 e 2/3 de xícara (chá) de farinha de trigo (200 g)
  • 1 colher (sopa) de açúcar (15 g)
  • 100 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 1 ovo
  • Sal
  • Farinha de trigo para polvilhar

Preparo

Manga – Com umas 3h de antecedência, aqueça o forno a 160ºC (médio), separe uma assadeira redonda de uns 25 cm (de preferência pesada e sem revestimento antiaderente) e espalhe no fundo metade do açúcar e da manteiga.

Descasque cada manga, corte as laterais para obter 2 pedaços grandes e corte a polpa restante em pedaços pequenos. Forre a base da assadeira com os pedaços grandes bem juntos e preencha todos espaços livres com os pequenos, apertando mesmo, pois a manga murcha demais durante o cozimento.

Espalhe por cima o restante do açúcar e da manteiga, cubra com papel-alumínio e leve ao forno por mais ou menos 1h e 30min, até que os pedaços estejam macios e começando a dourar.

Retire do forno e, se ainda houver líquido na assadeira, coloque-a diretamente sobre a chama do fogão e deixe ferver por uns minutos pra secar (líquidos não deixam a massa ficar crocante). Deixe a base de manga esfriar totalmente antes de finalizar a torta.

Massa – Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e uma pitada de sal. Junte a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Acrescente o ovo e trabalhe até conseguir uma massa bem macia que descole das mãos (junte um pouquinho de água se estiver muito seca, ou de farinha se estiver pegajosa). Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira pelo menos 30min, ou até 2 dias.

Montagem – Sobre uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa com um rolo até obter um disco de uns 28 cm, um pouco maior que a assadeira, e com uns 3 mm de espessura, como uma casca de banana (guarde a massa restante para outra receita). Cubra a camada de manga com o disco de massa, enfie a borda pra dentro da fôrma e leve à geladeira por uns 10min, enquanto o forno aquece a 200ºC (alto).

Asse a torta por uns 30min, até que a massa esteja bem dourada e crocante. Retire do forno, aguarde uns 10min e desenforme sobre um prato grande. Não se aflija se pedaços de manga ficarem colados no fundo da assadeira: é só soltar com uma espátula e voltar cada um pro seu lugar.

Sirva a torta ainda quente com sorvete, creme de leite cremoso batido em chantilly ou iogurte espesso.

Se quiser, faça a torta na véspera e aqueça no forno na hora de servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *