Adicionar à minha lista

Spumoni daqui

Ana Bacellar

Na Itália, o spumoni é um doce gelado enformado com camadas de três sorvetes ultra cremosos, a verde de pistache, a rosa de cereja e a esbranquiçada de baunilha, às vezes com cerejas em calda e pistaches misturados aos sorvetes.

O spumoni daqui é um doce que congela, mas não é sorvete, tem três camadas cremosas num pirex, na base um de creme amarelo de gemas e leite condensado, no meio uma calda de chocolate e, por cima, uma mistura de suspiro leve e creme de leite, servido de colherada em colherada.

Quer dizer, além do nome, de serem sobremesas geladas e que têm camadas, elas não têm mais nada em comum.

O nosso spumoni, que também chamam de sorvetão, faz sucesso desde os anos 1960, é aquele doce bem doce que agrada crianças e adultos, é fácil de preparar, não só pode, como deve ser feito com antecedência e tem cara de almoço em família e de comemorações.

Eu me lembro de, ainda criança, espiar o pirex de spumoni saindo do congelador da geladeira, pois ninguém sonhava em ter um freezer em casa, e de ajudar a servir uma colherada caprichada de doce por pessoa (a minha mãe e a minha tia Iara achavam que era uma graça eu me oferecer pra ajudar a servir).

Naquele tempo, sorvete como se tem hoje era raridade e bastava ser congelado, como era o spumoni, pra gente achar que era sorvete.

O doce sumiu da minha vida por quase 20 anos, até que, no final dos anos 1990, nos finais de semana e feriados na fazenda, o Tuca, que sempre ia pra lá com a minha super querida prima Teresa e os meninos, passou a preparar um pirex com receita dobrada ou triplicada e era uma alegria só.

As crianças cresceram, mas até hoje, de vez em quando, quando me dizem que estão com vontade de comer spumoni, eu faço uma receita.

Ingredientes

Creme amarelo

  • 1 e ½ xícara (chá) de leite condensado (1 lata de 395 g)
  • ½ xícara (chá) de maisena (60 g)
  • 3 xícaras (chá) de leite (720 ml)
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 4 gemas

Calda de chocolate

  • ½ xícara (chá) de chocolate em pó (50 g)
  • ½ xícara (chá) de açúcar (75 g)
  • ½ xícara (chá) de leite (120 ml)

Creme branco

  • 4 claras
  • ½ xícara (chá) de açúcar (75g)
  • ½ xícara (chá) de creme de leite gelado ou for de lata ou de caixinha, sem soro (120 g)

Preparo

Creme amarelo – misture numa panela o leite condensado, a maizena dissolvida no leite, a baunilha e as gemas passadas pela peneira. Aqueça e, sempre mexendo, deixe ferver e engrossar. Retire do fogo, deixe amornar por uns 5min, transfira para um refratário médio, cubra bem rente com filme plástico para não criar película e leve à geladeira por mais ou menos 1h, até começar a firmar.

Calda de chocolate – misture o chocolate em pó, o açúcar e a água numa panelinha e, sempre mexendo, espere ferver. Retire do fogo, deixe esfriar, depois despeje uma camada uniforme sobre o creme amarelo e volte à geladeira por mais 1h.

Creme branco – coloque as claras na tigela da batedeira e bata até conseguir uma espuma branca, então junte o açúcar e bata até conseguir picos bem firmes. Com uma espátula e bastante delicadeza, incorpore o creme de leite e espalhe por cima da calda de chocolate. Leve ao freezer por pelo menos 3h para firmar (ou deixe no freezer por até 1 mês).

Retire do freezer 30min antes de servir.

5 Comentários

  1. 1

    Desde que me entendo por gente minha mãe preparava nas festas de fim de ano e nos finais de semana o spumoni, mas a receita é bem diferente. Haha É uma camada de creme à base de leite, ovos e leite condensado, uma de gelatina e outra de claras em neve. Seria essa mais uma variação?

  2. 3
  3. 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *