Adicionar à minha lista

Sorvete muito lindo de jabuticaba

Lindo de morrer, com uma cor de arrasar, entre o rosa escuro e o arroxeado, delicioso e refrescante, por isso chamei de sorvete muito lindo de jabuticaba.

Tecnicamente, não é de sorbet, pois apesar de começar com uma calda de açúcar, leva um pouco de creme de leite, mas é mais pra sorbet do que pra sorvete cremoso (o sorvete cremoso de jabuticaba é bem mais cremoso). Os dois sorvetes são deliciosos, fico com os dois e vou variando.

Comecei a receita exatamente como fiz com a da versão cremosa, colocando as bolinhas numa panela vazia, sem água, esmagando com as mãos pra estourar a maior parte delas e aquecendo por uns 5min, até juntar um líquido rosado. Depois, passei tudo pro liquidificador e bati até conseguir um creme bem homogêneo, mas que ainda terá uns pedacinhos de casca. Então, pra deixar o sorvete não muito adstringente e pegando na boca, passei tudo por uma peneira, sem espremer demais.

Como tenho uma sorveteira em casa, costumo levar a base do sorvete à máquina e ela bate tudo sozinha, dando um sorvete ultra cremoso. Mas também dá pra preparar sem a sorveteira e fica muito gostoso, basta levar a base cremosa ao congelador até começar a firmar, retirar e bater uns minutinhos com a batedeira pra misturar e dar cremosidade e repetir o processo de 30 em 30min, até o sorvete congelar. Na pressa, e sem sorveteira por perto, já levei a base cremosa ao freezer, deixei congelar e retirei uns 15min de servir (fica bem menos cremoso, mas é gostoso do mesmo jeito).

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de jabuticabas inteiras e lavadas (600 g)
  • 1 xícara (chá) de água (240 ml)
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar (225 g)
  • 1 e ½ xícara (chá) de leite (360 ml)
  • 1 e ½ xícara (chá) de creme de leite, fresco de preferência (mas também funciona com lata ou caixinha, 360 ml)

Preparo

Coloque as jabuticabas numa panela grande e que acomode tudo bem junto, esmague com as mãos pra estourar a maior parte das bolinhas (algumas fechadas não mudarão a receita).

Aqueça e mantenha no fogo por uns 5min, até surgir um líquido rosado.

Transfira tudo pro copo do liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea, mas que ainda terá vários pedacinhos de casca. Pra conseguir um sorvete não tão adstringente, que não “pegue” tanto na boca, passe tudo por uma peneira, mas sem espremer muito.

Reserve.

Numa panelinha, misture a água e o açúcar até dissolver. Aqueça e deixe ferver por uns 5min, até a calda brilhar e começar a formar bolhas grandes.

Retire do fogo e coloque na tigela da polpa peneirada.

Misture o creme de leite e deixe esfriar. Transfira pra cuba da sorveteira e turbine por uns 30min, até conseguir um sorvete bem cremoso.

Se não tiver sorveteira, prepare o sorvete da seguinte forma: coloque a mistura batida numa tigela, cubra com filme plástico e leve ao freezer por 30min, então retire do freezer, bata com a batedeira por uns 5min, volte a freezer por mais 30min, bata de novo e repita o processo mais duas ou três vezes, até que o sorvete esteja consistente, mas cremoso.