Adicionar à minha lista

Sorvete crocante de leite de cajú

Queria preparar um sorvete cremoso com leite vegetal de castanha de cajú pra alguém que fosse muito intolerante à lactose e quisesse muito (!!!) tomar um sorvete gostoso, caseiro, sem nada de coisas estranhas na composição.

Usei como base a receita do sorvete de baunilha de verdade, que funciona muito bem, mas substituindo o leite de vaca pelo vegetal, trocando o açúcar comum pelo mascavo, que deu sabor intenso de cana à receita, e, no final, juntei um crocante de castanhas de caju pra dar textura e mais sabor ao sorvete. Como, na receita clássica, há leite e creme de leite e eu só usaria leite vegetal, aumentei um pouco a quantidade de gemas e, assim, consegui a textura desejada.

Amei o resultado e já fiz em casa várias vezes, mesmo sem ter qualquer intolerância. Com banana da terra dourada só com um tiquinho de óleo na frigideira ficou um escândalo de bom.

Como sempre acontece com as receitas de sorvete que começam com um creme inglês, é importante preparar o creme com antecedência pra que ele repouse na geladeira por pelo menos 6 até 12h antes de ir à sorveteira, não só pra desenvolver melhor os sabores, como pra encorpar (o rendimento aumenta mesmo com o repouso).

Quem tem sorveteira em casa certamente consegue a cremosidade que só a ela proporciona, mas dá pra improvisar sem ela, terá o mesmo sabor e aroma, só a textura muda.

Sem sorveteira: leve o creme ao freezer por 30 minutos, retire e bata com a batedeira por 5min, volte ao freezer e repita a operação mais 3 vezes (guarde o sorvete no freezer por até 1 mês).

O sorvete fica cremoso, aveludado, saboroso, tudo de bom e vai bem tanto pra comer puro ou como pra acompanhar bolos e tortas.

Ingredientes

Creme

  • 6 gemas
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo (100 g)
  • 2 colheres (chá) de essência natural de baunilha
  • 2 e ¼ de xícara (chá) de leite de castanha de caju (500 ml)

Crocante

  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar comum (50 g)
  • ½ xícara (chá) de castanha de cajú quebrada em pedaços

Preparo

Creme – Numa tigela, misture as gemas passadas por uma peneira, o açúcar e a baunilha, reserve.

Numa panela média, aqueça o leite de castanha. Quando ferver, despeje na tigela das gemas, misture bem, volte com tudo para a panela, leve novamente ao fogo e, sempre mexendo, cozinhe até engrossar, mas sem deixar ferver, apenas até surgirem bolhinhas miúdas nas laterais e cobrir o dorso da colher (risque com a ponta do dedo e o caminho deverá ficar marcado).

Retire do fogo imediatamente, passe pra uma tigela limpa colocada sobre outra tigela com água e gelo para esfriar.

Deixe o creme repousar na geladeira por pelo menos 6 e até por 12h.

Crocante – separe um tapete de silicone ou unte com manteiga um pedaço do mármore.

Aqueça o açúcar numa panelinha e deixe no fogo até chegar a um caramelo bem dourado.

Misture as castanhas e despeje no tapete de silicone. Quando endurecer, triture grosseiramente no processador ou quebre com uma faca em pedaços maiores, como preferir.

Bata o creme numa sorveteira até ficar bem cremoso e com a consistência de sorvete, juntando o crocante no final. Transfira o sorvete pra tigela de servir e deixe no freezer até pouco antes de levar à mesa.

Na falta de sorveteira, leve o creme ao freezer por 30min, retire do freezer e bata com a batedeira por 5min, volte ao freezer e repita a operação mais 3 vezes (guarde o sorvete no freezer por até 1 mês).

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *