Adicionar à minha lista

Sorvete cremoso de jabuticaba

Ana Bacellar

Cremoso, gostoso e com um rosado arroxeado delicado que é bonito demais! A receita é deliciosa e simples, leva só jabuticaba, leite condensado e leite.

Vi muitas versões que pediam só pra bater os três ingredientes no liquidificador e depois levar a mistura à sorveteira ou ao freezer e resolvi experimentar, mas não fiquei satisfeita, achei que o sorvete não ficava saboroso, apesar de bonito.

Como eu queria muito gosto de jabuticaba, coloquei as bolinhas numa panela vazia, sem água, esmaguei com as mãos pra estourar a maior parte delas e aqueci por uns 5min, até juntar um líquido rosado. Passei tudo pro liquidificador e bati até conseguir um creme bem homogêneo, mas que ainda com uns pedacinhos de casca. Então, pra deixar o sorvete não muito adstringente e pegando na boca, passei tudo por uma peneira, sem espremer demais. Juntei o leite condensado e o leite, deixei esfriar e fiquei com base do sorvete pronta.

Como tenho uma sorveteira em casa, costumo levar a mistura à sorveteira e ela bate tudo sozinha, dando um sorvete ultra cremoso. Mas também dá pra preparar ele sem a máquina e fica muito gostoso, basta levar a base cremosa ao congelador até começar a firmar, retirar e bater uns minutinhos com a batedeira pra misturar e dar cremosidade e repetir o processo de 30 em 30min, até o sorvete congelar. Na pressa, e sem sorveteira por perto, já levei o creme ao freezer, deixei congelar e retirei uns 15min antes de servir (fica bem menos cremoso, mas é gostoso do mesmo jeito).

Dá pra fazer um bom tanto na época das jabuticabas, deixar no freezer e continuar aproveitando essa fruta tão nossa e tão incrível por uns 3 meses.

Ingredientes

  • 3 e ½ xícaras (chá) de jabuticabas inteiras e lavadas (500 g)
  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 1 lata de leite (use a lata de leite condensado pra medir o leite) – (395 ml)

Preparo

Coloque as jabuticabas numa panela grande e que acomode tudo bem junto, esmague com as mãos pra estourar a maior parte das bolinhas (algumas fechadas não mudarão a receita).

Aqueça e mantenha no fogo por uns 5min, até surgir um líquido rosado.

Transfira tudo pro copo do liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea, mas que ainda terá vários pedacinhos de casca. Pra conseguir um sorvete não tão adstringente, que não “pegue” tanto na boca, passe tudo por uma peneira, mas sem espremer muito.

Reserve.

Junte o leite condensado e o leite e deixe esfriar.

Transfira pra cuba da sorveteira e turbine por uns 40min, até conseguir um sorvete bem cremoso.

Se não tiver sorveteira, prepare o sorvete da seguinte forma: coloque a mistura batida numa tigela, cubra com filme plástico e leve ao freezer por 30min, então retire do freezer, bata com a batedeira por uns 5min, volte a freezer por mais 30min, bata de novo e repita o processo mais duas ou três vezes, até que o sorvete esteja consistente, mas cremoso.

15 Comentários

  1. 1
  2. 3

    Boa noite, meu bem. Gostei muito da sua receita. Parabéns!! Qual sorveteira vc tem em casa? Estou querendo adquirir uma, mas queria uma que fosse de qualidade. Muito obrigado

    • 4

      Celso, por 25 anos tive uma sorveteira italiana chamada Gelataio, mas quebrou em janeiro e não encontro peças por aqui. Em maio, comprei uma vendida pela Tramontina e estou gostando muito! Tem um bom motor e o balde é removível, o que facilita muito na limpeza! Beijos

  3. 5
  4. 7

    Bom dia , Helô!!!!
    Sou Maria Lucia , moro em Curitiba e você é minha idala,não sei se você lembra.
    Hoje descobrí seu novo livro , tentei comprar mas não consegui. como faço?

  5. 9

    Que receita horrível! Perdi meio quilo de jabuticaba. O liquidificador tritura tudo e o sabor fica muito adstringente. De que adianta um texto bem escrito se a receita é péssima?

    • 10

      Sarah, boa tarde!
      Sentimos muito que a sua experiência não tenha sido a que você esperava. Gostaríamos de entender exatamente o que aconteceu, pois essa receita sempre faz muito sucesso. Talvez você tenha retirado do fogo antes da jabuticaba estourar, ferver e surgir um líquido bem rosa, e batido em excesso. Ainda fizemos hoje a receita e todos adoraram. Já recebemos quase que uma centena de comentários por diversas mídias e sempre positivos.
      Qualquer dúvida, estamos por aqui.
      Abraços, Ana e Helô

      • 11
        • 12

          Oi Stela, sim, bra bater com as sementes. A polpa tem acidez, mas não é concentrada como suco, por isso a acidez fica na medida certa.
          Conte sempre com a gente.
          Abraços, Ana e Helô

        • 13

          Oi Stela, sim, bra bater com as sementes, mas tudo bem rápido pra não ficar adstringente e é importantíssimo não espremer com força na hora de passar pela peneira, pois essa adstringência está no tanino da casca, como acontece com as uvas. A polpa tem acidez, mas fazendo da forma como a gente falou o bolo fica na medida certa (além de lindo!!).
          Conte sempre com a gente.
          Abraços, Ana e Helô

  6. 14
    • 15

      Lucimar, boa tarde!
      Que gostoso saber que a receita passou a fazer parte da sua cozinha. Nesses dias tão quentes, cai muito bem um sorvete tão refrescante, saboroso e lindo como esse.
      Siga nos acompanhando, pois aqui não faltam histórias, receitas, fotos e dicas apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *