Adicionar à minha lista

Receita muito fácil de sorvete cremoso de banana

Ana Bacellar receita muito fácil de sorvete cremoso de banana

Aqui vai uma receita muito fácil de sorvete cremoso de banana.

Quando as bananeiras no quintal dão cachos enormes, com muitas pencas que amadurecem de uma vez, tenho banana pra dar e vender.

Mesmo depois de distribuir um bom tanto, ainda tenho banana pra fazer bolos variados (amassada, caramelizada, com fubá ou farinha de trigo), panquecas, cozinhar ou assar e comer açúcar e canela. Pra fazer cartola (assada com queijo branco em fatias), fazer doces em calda ou em pasta, como bananada. Pra comer de colher ou rechear tortas e biscoitos, pra fazer farofa, purê, rechear pastel, empanar à milanesa e muito mais.

Quando tenho umas 12 bananas bem maduras, já bem pintadinhas e macias, costumo preparar umas 3 receitas de sorvete, que os amantes de banana adoram, é ultra simples e rápido de preparar. Nesse caso é a receita muito fácil de sorvete cremoso de banana.

Quem tem uma sorveteira tem ainda menos trabalho, pois ela bate tudo sozinha e deixa o sorvete ultra cremoso. Sem sorveteira também fica ótimo, basta levar a base cremosa ao congelador até começar a firmar, retirar e bater uns minutinhos com a batedeira e repetir o processo até o sorvete congelar.

Na pressa e sem sorveteira por perto, já levei a base cremosa ao freezer, deixei congelar e retirei do freezer uns 15min de servir (fica bem menos cremoso, mas é gostoso do mesmo jeito).

Se quiser fazer picolé, basta colocar a base em formas, congelar e depois servir. Calda de chocolate rapidinha ou rodelinhas de banana em calda deixam o sorvete ainda mais irresistível.

Ingredientes

  • 4 bananas bem maduras (nanica de preferência)
  • Suco de 1 limão
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
  • 1 xícara (chá) de creme de leite (240 ml)

Preparo

Bata todos os ingredientes no processador ou liquidificador até obter uma mistura cremosa.

Transfira pra cuba da sorveteira e turbine por uns 30min, até conseguir um sorvete bem cremoso.

Se não tiver sorveteira, prepare o sorvete da seguinte forma: coloque a mistura batida numa tigela, cubra com filme plástico e leve ao freezer por 30min, então retire do freezer, bata com a batedeira por uns 5min, volte a freezer por mais meia hora, bata de novo e repita o processo mais duas ou três vezes, até que o sorvete esteja consistente, mas cremoso.

Guarde no freezer por até uma semana e dele retire 10min antes de servir.

Se quiser, sirva o sorvete em copos ou taças com rodelas de banana douradas com um tiquinho de açúcar na frigideira e xerém de castanha de caju ou calda de chocolate rapidinha.

4 Comentários

  1. 1

    Tudo delicioso neste sorvete e o bom gosto da Helô fica explicito em cada detalhe da receita bem como no resultado. Isto é um sorvete com jeito de obra de arte. Parabéns.

  2. 3
    • 4

      Sandra, bom dia!
      Pode sim, principalmente se estiver usando bananas bem maduras e doces, mas é importante saber que o açúcar não tem apenas a função de adoçar, ele também deixa o sorvete mais cremoso. Se fosse, por exemplo, uma fruta menos polpuda, o sorvete ficaria bem duro, mas sendo banana, que naturalmente tem polpa cremosa, o resultado será bom.
      Depois conte pra gente.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *