Adicionar à minha lista

Sorvete cremoso de avelã e chocolate

Quem ama avelã, chocolate e nutella com certeza vai se apaixonar pelo sorvete que vai aqui. Ele vai bem sempre, tanto no dia a dia, quanto como sobremesa de uma refeição especial.

As avelãs entram na receita de duas formas, douradas no forno e quebradas em pedaços pra dar crocante ao sorvete e em pasta com chocolate, dando o sabor e a cremosidade que só a nutella tem.

Quem tem sorveteira em casa tem praticidade e eficiência, já que a cremosidade aerada do sorvete batido na sorveteira é incrível. Mas não ter uma sorveteira não é impedimento pra apreciar a receita, dá tranquilamente pra bater um sorvete com a ajuda da batedeira, só a consistência que muda um pouco. Esse método improvisado é um pouco mais trabalhoso, mas não é difícil e funciona tão bem que, quando estou na casa da praia, que não tem sorveteira, sempre preparo os sorvetes assim. Sem sorveteira: leve o creme ao freezer por 30min, retire e bata com a batedeira por 5min, volte ao freezer e repita a operação mais 3 vezes.

Quanto ao tempo de freezer, considerando que os sorvetes são totalmente naturais, sem conservantes e emulsificantes e, inevitavelmente a consistência começa a mudar depois de um tempo, eu sempre prefiro fazer quantidades não muito grandes pra consumir em no máximo 1 mês.

Ingredientes

  • 6 gemas
  • 2/3 de xícara (chá) de açúcar (100 g)
  • 2 xícaras (chá) de leite (480 ml)
  • ½ xícara (chá) de pasta de chocolate e avelã
  • 100 g de chocolate meio amargo em cubinhos
  • 1 xícara (chá) de creme de leite (240 ml, pode ser de caixinha)
  • ½ xícara (chá) de avelã sem casca, mas ainda com a pele escura

Preparo

Numa tigela, misture as gemas passadas por uma peneira e o açúcar, reserve.

Numa panela média, aqueça o leite e, quando ferver, despeje na tigela das gemas. Misture bem, volte com tudo para a panela, leve novamente ao fogo e, sempre mexendo, cozinhe até engrossar, mas sem deixar ferver, apenas até surgirem bolhinhas miúdas nas laterais e cobrir o dorso da colher (risque com a ponta do dedo e o caminho deverá ficar marcado).

Retire do fogo imediatamente, misture a pasta de chocolate e avelã e o chocolate em cubinhos e mexa até dissolver. Misture o creme de leite, passe pra uma tigela limpa colocada sobre outra tigela com água e gelo para esfriar.

Deixe o creme repousar na geladeira por pelo menos 6 e até por 12h antes de turbinar.

Enquanto isso, aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Espalhe a avelã numa assadeira pequena e leve ao forno pra dourar por uns 15min (a pele começa a se soltar da polpa e o perfume de avelã invadirá a casa).

Retire do forno, assim que amornar esfregue com um pano pra soltar pelo menos o grosso da pele e pique grosseiramente, reserve.

Bata o creme na sorveteira até ficar bem cremoso e com a consistência de sorvete e junte a avelã no final. Passe pra tigela de servir e deixe no freezer até pouco antes de levar à mesa (ele se conserva bem por até 1 mês no freezer).

Na falta de sorveteira, leve o creme ao freezer por 30 min, retire do freezer e bata com a batedeira por 5 min, volte ao freezer e repita a operação mais 3 vezes e depois mantenha no freezer por até 1 mês.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *