Adicionar à minha lista

Sanduíche mediterrâneo

Ana Bacellar

Tirar um sanduíche desses de uma cesta de piquenique, ou servir em fatias grossas numa refeição num dia de sol e ao ar livre, que pode ser um brunch, um almoço ou um lanche da noite, é o máximo.

O sanduíche tem inspiração no pan bagnat de Nice, sempre colorido, saboroso, perfumado e cheio de contrastes, causando sempre um uau que poucos sanduíches conseguem causar.

Um pão com uma casquinha firme, pois se for mole demais ele acaba de desmanchando (eu gosto de usar ciabatta), recheado com camadas de pimentão, berinjela, abobrinha, tomate e alho, assados ou grelhados com azeite e perfumados com ervas, azeitonas, ovo cozido, lascas de atum em conserva ou filés de anchova, mas que também pode ter cornichons, rodelas de rabanete, folhas de rúcula ou de alface, um queijo de cabra cremoso ou bolinhas de mussarela de búfala.

Tudo é montando no pão regado com azeite e com os sucos dos tomates, por isso o nome, que quer dizer justamente um pão embebido e o sanduíche pronto repousa pra que os sabores e os aromas se mesclem. Aliás, esse repouso ainda deixa a receita prática, pois tudo fica pronto com antecedência, na hora de servir é só levar à mesa e fatiar.

A receita é bem livre, na verdade é até mais um método, dá pra usar mais de uma coisa ou de outra dependendo do gosto de cada um, quem ama berinjela e não gosta de abobrinha pode aumentar a berinjela e deixar a abobrinha de lado e os intolerantes à lactose e veganos simplesmente deixam queijos, ovos, anchovas e atum de lado.

Com um vinho branco ou um rosé bem frescos, dá até pra imaginar que se está em plena Provence, no meio de um bosque de oliveiras, ou em Nice.

Ingredientes

  • 2 pimentões inteiros (um vermelho e um amarelo)
  • 2 berinjelas médias inteiras e com casca
  • 2 abobrinhas pequenas bem verdes e com casca
  • 8 tomates maduros cortados em 4, sem pele e sem sementes
  • 2 dentes de alho inteiros e sem casca
  • 1 xícara (chá) de folhas de manjericão (meio maço)
  • 4 ramos de tomilho
  • 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico (15 ml)
  • 2 pães tipo ciabatta de uns 25 cm cada (ou um filão grande de pão italiano inteiro)
  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes ou pretas em lascas (60 g)
  • 400 g de mussarela de búfala em fatias de 0,5 cm ou de queijo de cabra macio
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Leve os pimentões ao forno numa assadeira seca por uns 40min, até a pele escurecer e começar a soltar da polpa. Imediatamente, coloque os pimentões num saquinho plástico, feche com um nó para abafar, deixe esfriar e depois puxe a pele, que sairá com facilidade.

Corte os pimentões ao meio, descarte as sementes e os filamentos e lave apenas se estiverem muito sujos de pele queimada, do contrário lavar é só perder sabor.

Unte 2 assadeiras grandes com azeite, corte as berinjelas e as abobrinhas em rodelas de 0,5 cm e, sem amontoar, espalhe as de berinjela numa assadeira e as de abobrinha na outra.

Polvilhe com sal e pimenta, regue com azeite e leve ao forno por uns 20min, virando na metade do tempo, até amaciar e dourar.

Coloque os tomates num refratário que abrigue tudo bem juntinho. Por cima espalhe o alho, 1/4 das folhas de manjericão, o tomilho, o vinagre balsâmico, sal e pimenta, regue com azeite e asse por uns 30min, até amaciar e perfumar.

Com uma faca de serra, corte 1 tampa não muito grossa na parte de cima do pão, escave com uma colher para descartar o miolo e deixar uma parede fina de casca.

Preencha a cavidade com camadas de pimentão, berinjela, abobrinha, tomate, azeitona, mussarela o manjericão restante, polvilhando sempre com sal e pimenta e regando com o caldinho dos tomates.

No final pressione para firmar, feche com a tampa de pão, embrulhe em papel-alumínio e leve à geladeira por pelo menos 3h, ou por até 2 dias.

Na hora de servir, desembrulhe e fatie. Se quiser, sirva com folhas de rúcula simplesmente salpicadas com sal e regadas com azeite.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *