Adicionar à minha lista

Sanduíche de festa

Ana Bacellar

Nas décadas de 1960 e 1970, nos lanches caprichados e nas festas sempre aparecia uma bandeja grande com um sanduíche preparado com camadas alternadas de pão de fôrma branco e sem casca e recheios diferentes e coloridos e forrado com maionese só espalhada com uma espátula ou decorada com o bico de confeitar, depois enfeitado com “rosas” de tomate, rodelas de rabanete ou de pepino, lascas de azeitona, ovo cozido, ramos de ervas e tirinhas de alface.

Eu me lembro de ir à padaria pra comprar um pão de fôrma ainda inteiro, pra depois retirar toda a casca e dividir em cinco fatias na horizontal pra montar um sanduíche grande e sem muitas emendas. Quando não havia padaria por perto, todo mundo improvisava com pão de fôrma branco comum, só descartando as cascas e sobrepondo de leve as fatias pra “emendar” e conseguir uma camada mais larga de pão, e ficava tão bom quanto o outro. Com o passar do tempo, as marcas clássicas de pão de fôrma lançaram o fatiado na horizontal e sem casca e tudo ficou mais simples.

Mesmo com essas facilidades, quando tenho vontade de montar um sanduíche de festa e não acho o pão adequado, compro o comum e monto sanduíches quadrados, com cinco fatias de pão e quatro recheios, como eu fiz no dia da foto. Aliás, essa ideia resolve o problema clássico das casas de quase todo mundo, em que um não come frango, outro não quer ver peixe por perto, outro não acha graça em queijos ou ovos…

O céu é o limite na hora de rechear, vale usar qualquer pasta cremosa, só é preciso ter uma lógica na hora de mesclar os sabores de cada bloco e pensar nas cores pra conseguir um visual harmonioso.

Recheios clássicos: atum ou sardinha em conserva com maionese, frango cozido e desfiado com maionese, ovos cozidos e picadinhos com maionese, ricota com ervas caseira (ricota fresca cremosa), pasta de tomate (pasta de tomate da Maria), pasta cremosa de queijos, fatias de pepino ou de rabanete sobre uma camada fina de maionese ou de manteiga, mistura de queijo cremoso e presunto picadinho ou bacon.

Como o sanduíche fica ruim quando o pão resseca, mas também é importante montar com antecedência pra gelar e firmar, o ideal é montar, envolver o sanduíche num pano úmido ou embrulhar com filme, guardar na geladeira e deixar pra decorar pouco antes de servir. Na verdade, quando criança, eu gostava bem mais do sanduíche no dia seguinte.

Ingredientes

Montagem

  • 1 pão de forma branco, sem casca, fatiado na horizontal
  • ½ xícara (chá) de maionese (90 g)
  • Azeitonas verdes, tomate, pimentão vermelho, rodelas de pepino e de rabanete e salsinha para decorar

Recheio de sardinha

  • 1 lata de sardinhas em conserva com molho de tomate
  • 1 colher (sopa) cheia de maionese (15 g)

Recheio de ovos

  • 4 ovos cozidos duros
  • 2 colheres (sopa) cheias de maionese (30 g)

Recheio de queijo e salsinha

  • 150 g de queijo branco fresco
  • 4 colheres (sopa) de salsinha picadinha (4 ramos)
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite ou maionese (30 g)

Outra sugestão de recheio

  • ½ receita de pasta de tomate da Maria

Preparo

Comece preparando os recheios. Em quatro tigelas diferentes e amassando bem com um garfo, misture os ingredientes de cada um deles.

Monte o sanduíche sobre um prato retangular, alternando fatias de pão e os recheios, terminando com o pão. Na superfície, e se quiser também nas laterais, espalhe uma camada fina de maionese.

Decore com florzinhas de tomate, azeitonas e ramos de salsinha.

Cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1h.

Sirva bem gelado.

7 Comentários

  1. 1
  2. 2
  3. 4
  4. 6
    • 7

      Lelê, boa tarde!
      Os recheios estão dimensionados exatamente pra 1 sanduíche, que serve tranquilamente 6 pessoas. Acho que, pra 30, se você tiver outros salgados, você pode fazer 4, mas se for apenas o sanduíche é melhor fazer 5. E se sobrar, nada de grave, pois ele continua delicioso na geladeira por mais uns dias.
      Abraços e boa festa, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *