Adicionar à minha lista

Samosas assadas de batata e cebola

Ana Bacellar

Índia … Ainda não estive lá e talvez seja o meu maior sonho de viagem, guardo pra quando puder ficar por pelo menos um mês, passeando mergulhada num cultura incrível, experimentando de tudo e também cozinhando.

Por enquanto, o que sei vem de muitos livros e muito estudo, filmes e de sei lá quantas refeições em restaurantes indianos pelo mundo, principalmente na Inglaterra.

Além dos pães, dos curries e muitas outras delícias, acho que as samosas me atraem demais.

Comi samosas de massa mais ou menos crocante, fritas ou assadas, e com recheios bem variados, alguns de frango, outros de cordeiro ou de cabrito e muitos de legumes e verduras, como espinafre, cenoura, abóbora ou batata, e percebi que não resisto a um bom recheio de batata com cebola (já juntei ervilhas frescas e ficou maravilhoso).

Ao som de George Harrison e Ravi Shankar tocando cítara, e pensando no tempo em que os Beatles passaram em Rishikesh e compondo quase todas as músicas do White Album, acho que como uma meia dúzia de samosas quase que sem pensar.

Na Beatleweek de 2016, na saída de um concerto em homenagem ao George, um grupo Hare Krihsna entregou uma samosa deliciosa de abóbora e batata pra cada pessoa e a Ana e eu saímos comendo pela rua, inesquecível.

Uma boa questão: fritas ou assadas? As duas! Aqui vai a assada de batata e cebola, mas também adoro as samosas fritas de carne com ervilha.

Experimentei várias massas assadas, muitas absolutamente comuns, até que cheguei às amanteigadas e mais crocantes e, em seguida, encontrei algumas versões que pediam um tanto de manteiga e um tanto de cream cheese e fui pra cozinha. Fiz a primeira massa com mais manteiga e menos cream cheese, como sugeriam as receitas, mas achei que ela ficou muito engordurada, aí fiz mais duas, uma com quantidades iguais de ambos e outra com menos manteiga e mais cream cheese e gostei mais dessa última.

Ao contrário do que muita gente imagina, moldar as samosas não é difícil, é só abrir um disco de massa, dividir o disco ao meio, pegar uma metade, dobrar ao meio unindo a parte reta pra conseguir um cone como os de sorvete, apertar pra fechar a emenda, preencher a cavidade com o recheio e fechar a abertura pinçando com os dedos e depois fazendo uma dobra.

Pode ser que as primeiras não saiam perfeitas, mas logo se pega o jeito, garanto.

As samosas vão bem tanto como parte de uma refeição indiana, ou como um almoço mais leve só com salada fresca de pepino, iogurte e hortelã ou como petisco.

São perfeitas pra festas, pois podem ser assadas com antecedência e aquecidas na hora de servir. Dá tranquilamente pra preparar a massa com até dois dias de antecedência e guardar na geladeira e as samosas já moldadas podem ficar na assadeira por até 24 horas e ir ao forno meia hora antes de servir (depois de 24 horas, o recheio de batata não fica tão saboroso).

Com o chutney de maçã e nozes, o chutney de tamarindo ou o chutney de manga rapidinho as samosas ficam melhores ainda.

Ingredientes

Massa

  • 1 e 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo (160 g)
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de raspas de limão (1/2 limão)
  • 100 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 120 g de cream cheese
  • Farinha de trigo para polvilhar

Recheio

  • 2 batatas grandes (cerca de 500 g)
  • 25 g de manteiga
  • 1 colher (chá) de curry
  • 1 cebola grande em fatias finas (180 g)
  • 1 dente de alho pequeno picadinho
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado (1 rodela de 1 cm)
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo
  • 1/2 colher (sopa) de suco de limão (1/4 de limão)
  • Sal
  • Pimenta-do-reino
  • Noz-moscada

Preparo

Pra massa, misture a farinha, o sal, as raspas de limão e a manteiga numa tigela, esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Junte o cream cheese e trabalhe até conseguir uma massa macia e que descole das mãos.

Envolva em filme plástico e leve à geladeira por 30min ou até por 2 dias.

Enquanto isso, pro recheio, cozinhe as batatas numa panela com água até que estejam macias, depois descasque e esprema.

Aqueça a manteiga numa panela média, junte o curry, espere perfumar, acrescente a cebola e quando começar a dourar adicione o alho e o gengibre. Deixe perfumar e junte a batata e o açúcar, ajuste o sal, a pimenta e a noz-moscada, acrescente o suco de limão, retire do fogo e deixe amornar.

Na hora de montar as samosas, polvilhe uma superfície com farinha, divida a massa em 12 partes e faça uma bolinha com cada uma delas.

Abra com um rolo até conseguir discos bem finos, de uns 12 cm de diâmetro. Com uma faca, corte cada disco ao meio pra conseguir 24 meios-círculos, pegue uma metade, dobre ao meio unindo o lado reto, dê o formato de cone, como casquinha pra sorvete, una bem a emenda. Coloque uma colher de sopa de recheio na cavidade, feche a abertura pinçando com os dedos e depois faça uma dobra.

Transfira as samosas pra uma assadeira sem untar e leve à geladeira por 15min, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio-alto).

Asse por uns 20min, até que as samosas estejam douradas e crocantes. Sirva as samosas quentes ou em temperatura ambiente com chutney e molho de pimenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *