Adicionar à minha lista

Salmão de forno com ervas e laranja

salmão-com-azeite-e-laranja

Parece difícil, mas juro de pés juntos que é ultra simples e todo mundo que gosta de salmão, ou de peixes em geral, pode e consegue fazer em casa. Aliás, qualquer peixe branco com textura mais firme pode ser preparado da mesma maneira. Eu queria uma receita que ficasse linda, mas que fosse bem fácil de preparar, que tivesse um colorido delicado. Precisava de um cítrico pra contrastar com a textura e o sabor do salmão, mas não queria usar limão, e decidi usar as 2 laranjas que estavam na gaveta da geladeira.

Decidi, então, usar o suco da maior parte das laranjas pra temperar o peixe e parte restante, cortada em fatias e, depois, ainda pela metade, não só pra dar sabor e aroma, como também pra deixar tudo ainda mais bonito. Em casa, eu tinha salsinha, coentro e cebolinha, mas como os ramos da salsinha estavam mais bonitos e ela costuma agradar a maioria das pessoas, decidi optar pela salsinha, mas na impede que se use um mix de ervas ou apenas uma outra. Liberdade total.

Pra facilitar a vida e deixar o peixe com gosto do tempero, mas sem ficar forte, resolvi misturar todos eles, temperar o peixe direto no papel alumínio que separei pra forrar a assadeira e servir como um pacote, que concentra os sabores e os aromas, além de permitir um cozimento mais delicado, depois levei o pacote já fechado à geladeira pra marinar nesse tempero por pelo menos 6 e até por 12 horas (o meu dormiu na geladeira). Uma hora antes do almoço, retirei a assadeira da geladeira, assei no forno médio por uns 20 minutos, até o peixe cozinhar, mas sem dourar, abri o pacote pra deixar o peixe aparente e voltei ao forno pra dourar de leve.

Servi em seguida, na própria assadeira, envolvida por um pano de prato bonito, coloquei ao lado uma tigela de arroz branco de todo dia, uma com purê de batata simples e uma salada de folhas. Simples assim e bem gostoso. Como achei que o meu precisava de um pouquinho mais de sal, salpiquei tudo com um tico de flor de sal. Simples assim e todos adoraram.

Ingredientes

  • 2 laranjas comuns, lavadas e inteiras
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) de shoyu
  • 1 dente de alho ralado
  • 2 colheres (chá) de gengibre ralado
  • 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 6 ramos grandes de salsinha
  • 1 filé de salmão de aproximadamente 600 g, sem espinhas, com ou sem pele (o meu tinha pele, que ficou pra baixo)
  • Sal e pimenta-do-reino

Preparo

Corte um retângulo de uns 50×25 cm de papel alumínio (ou de papel manteiga).

Separe um refratário ou uma assadeira que possa ir ao forno e à mesa.

Coloque o papel alumínio com o lado fosco pra baixo no fundo da assadeira, mantendo as laterais levantadas.

Corte meia laranja em rodelas finas, com casca e tudo, depois corte cada rodela ao meio e reserve.

Esprema o restante e passe o suco pra uma tigela. Na mesma tigela do suco, coloque o mel, o shoyu, o alho, o gengibre, o azeite, mais ou menos 2 colheres (chá) de sal e pimenta-do-reino e misture bem. Verifique o sal, pensando que ele terá que ser suficiente pra temperar o peixe.

Despeje metade do molhinho no centro do papel alumínio e, por cima espalhe metade das fatias da laranja e 3 ramos da salsinha.
Polvilhe o filé do salmão com mais um pouco de sal e de pimenta do reino e coloque com o lado da pele pra baixo no centro do papel alumínio (se o peixe já estiver sem pele, tanto faz o lado).

Espalhe as fatias restantes da laranja e dos ramos da salsinha e sobre o lado filé que ficou pra cima e regue com o restante do molhinho.
Dobre as laterais do papel alumínio, feche bem o pacote e leve à geladeira por pelo menos 6 e até por 12 horas pra marinar.
Mais ou menos 1 hora antes de servir, retire a assadeira da geladeira e deixe em temperatura ambiente por uns 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio). Sem abrir o pacote, leve a assadeira ao forno pra assar por uns 25 minutos, que costuma ser o tempo pro peixe cozinhar, mas sem secar.

Retire a assadeira do forno e, com cuidado porque sai vapor e é quente, abra o pacote apenas pra deixar a superfície do peixe aparente. Aumente a temperatura do forno pra 220ºC (alto) e volte com a assadeira ao forno por mais uns 15 minutos, até o peixe dourar levemente por cima e ficar macio. Além da gordura natural do peixe sair clara, se espetar uma faca de lâmina fina num dos cantos do peixe ele se separará em lascas com facilidade. Se ainda estiver muito firme, volte com ele ao forno por mais uns 5 minutos.

Sirva em seguida, no próprio refratário, com arroz branco de todo dia, purê de batata simples e uma salada de folhas.

2 Comentários

  1. 1
    • 2

      Mariana, bom dia!
      Desculpe mais uma vez pela demora na resposta.
      Delicioso saber que você gostou tanto da receita, que acho o resultado maravilhoso. Laranjas, como todas as frutas, são imprevisíveis. Da próxima vez, corte rodelas muito finas, pois a quantidade de casca diminui, diminuindo também a possibilidade de amargar.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *