Adicionar à minha lista

Salada persa com arroz, lentilha, limão siciliano, passas e pistache

Ana Bacellar

Em casa, todos adoram arroz basmati e não é pra menos, pois ele é um arroz incrivelmente saboroso e perfumado, tem grãos longos e lindos, com formato e textura muito diferentes do nosso de todo dia.

De uns 10 anos pra cá, ficou bem mais fácil de se achar o basmati por aqui. Algumas das grandes marcas que comercializam arroz e feijão vendem caixinhas de basmati, que mesmo sendo grãos comuns, já impressionam.

Tudo ganha outra dimensão quando se encontra um saco de juta ou ráfia com o texto parte em inglês, parte em hindi, com o basmati indiano pra valer. Os sacos são tão bonitos que tenho alguns enfeitando a cozinha e já até transformei em sacola.

Aprendi a cozinhar o arroz com a minha super querida guru de cozinha indiana, a Julie Sahni e entendi que ele merece cuidados, não só por ser a base das refeições, como por ser especial demais. O processo é simples, mas diferente do nosso diário, pois não se refoga e de tempero só sal. O arroz é lavado até a água sair limpíssima e escorrido, aí fica de molho em água por pelo menos 30min e até 2h e depois vai pro fogo na mesma água do molho com sal e cozinha por uns 15min, até ficar cozido, mas soltinho, e descansa por uns 5min. Em seguida, destampa-se a panela e o aroma do arroz se espalha pela cozinha. Assim como acontece com o nosso, o garfo e a delicadeza são essenciais pra soltar os grãos. Normalmente, usa-se 2 e ½ xícaras de chá de água por xícara de chá de arroz.

A salada não leva muito ingredientes e é fácil de fazer, mas fica substanciosa pela lentilha e pelo arroz, ganha ares de prato especial pelas passas e pelos pistaches, tem o sabor, a cor e a textura da cebola roxa e o frescor pelo molhinho preparado com o melado, o azeite e o suco do limão, além das raspas e da hortelã. Usei limão siciliano pra deixar a salada ainda mais perfumada e refrescante, mas dá pra usar o limão que quiser.

Eu, que adoro saladas de grãos, passei uns dois ou três dias comendo, pois preparei uma quantidade maior e senti que, com o passar do tempo, o sabor só ficou melhor e melhor. Gosto da salada gelada, mas ela também fica boa em temperatura ambiente (quando preparo com antecedência, deixo pra juntar o pistache e a hortelã na hora de servir, assim mantenho o crocante e o verde).

A receita pode ser prato principal de uma refeição vegetariana, vegana ou de um dia de verão, mas também vai bem como acompanhamento de um prato com legumes ou de um grelhado ou assado, que pode ser de carne vermelha, aves ou pescados.

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de arroz basmati ainda cru, lavado e escorrido (90 g)
  • 1 e ¼ de xícara (chá) de lentilha cozida e escorrida (1/2 xícara de chá ainda crua, 70 g)
  • 1 cebola roxa pequena em cubinhos miúdos (100 g)
  • 1/3 de xícara (chá) de uva-passa escura (50 g)
  • 1 limão siciliano, ou o limão que preferir (as raspas e o suco, se quiser, separe umas rodelas finas pra decorar)
  • 1 colher (sopa) de melado de cana ou mel (15 ml)
  • 6 colheres (sopa) de azeite de oliva (aproximadamente 90 ml)
  • 1/3 de xícara (chá) de pistache torrado e salgado sem a casca dura (60 g, ou a castanha que quiser)
  • 2 ramos de hortelã (além de mais uns ramos pra decorar)
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Lave o arroz até a água sair limpa, escorra bem, coloque direto numa panela pequena com 1 e ¼ de xícara (chá) de água e deixe de molho por pelo menos 30min e até por 2h em temperatura ambiente.

Junte 1 colher (chá) de sal, ou o bastante pra sentir que a água está salgadinha, tampe a panela e aqueça. Cozinhe o arroz em fogo médio por uns 15min, até que os grãos estejam macios, mas firmes e inteiros.

Desligue o fogo e deixe o arroz repousar por 5min, então afofe de leve com um garfo pra não quebrar os grãos e transfira pra uma tigela média.

Junte a lentilha cozida e as passas, reserve.

Numa tigelinha, misture o suco de limão e o melado até dissolver.

Junte sal, pimenta e misture o azeite.

Junte o tempero ao arroz, acrescente as raspas de limão e leve à geladeira por mais ou menos 1h e 30min pra gelar (ou prepare até aqui com até 2 dias de antecedência.

Na hora de servir, misture o pistache e a hortelã e acerte o sal e a pimenta, juntando mais um fio de azeite se necessário.

2 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *