Adicionar à minha lista

Salada mix de grãos, frutos secos e cebola caramelizada

Frutos secos fazem parte das festas de fim de ano de quase toda casa. Cada um tem as suas preferências, uns adoram tâmaras, figos e damascos, outros preferem uva-passa ou frutas tropicais desidratadas, tem gente que ama amêndoas, pistaches e nozes comuns, mas as nossas castanhas, as pecãs e as macadâmias fazem muito sucesso também. Mas o fato é que, passadas as comemorações, sempre sobram restinhos de um ou outro fruto e se não se faz nada eles acabam esquecidos. Como eu adoro todos eles, vivo pensando em receitas pra aproveitar os pouquinhos disso e daquilo.

Dessa vez, cozinhei um pouco de mistura de grãos (tipo 7 grãos) só na água com sal. Enquanto isso, dourei no azeite uma cebola grande em fatias, então juntei as sobras dos frutos secos, esperei aquecer e passei pra uma tigela. Misturei os grãos cozidos, suco de limão e ervas picadas. Deixei gelar por umas 3h e pronto.

O prato pode ser o principal de uma refeição vegana ou vegetaria, servido só com folhas verdes, ou o acompanhamento de alguma carne ou peixe.

As ervas são importantes pra dar frescor e cor à receita. Escolhi hortelã e cebolinha, mas cada um usa o que tiver na geladeira.

Como na frigideira cabe realmente de tudo, se quiser acrescente também até 2 xícaras (chá) de sobras de alguma carne assada, como peru, pernil de porco ou de cordeiro, leitoa.

Se quiser dar aquele ar de mistério delicioso ao prato, basta juntar à cebola 1 colher (chá) de curry.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de mistura de grãos (tipo 7 grãos, 180 g)
  • 3 xícaras (chá) de água (720 ml)
  • 1 folha de louro
  • 1 cebola grande em fatias finas (180 g)
  • 1 e ½ xícara (chá) de uma mistura de frutos secos picados (nozes, amêndoas, castanhas, uva-passa, figo, damasco, tâmara ...)
  • Suco de 1 limão
  • 10 folhas de hortelã picadas
  • 4 colheres (sopa) de cebolinha picada (2 fios)
  • Azeite de oliva
  • Sal

Preparo

Coloque a mistura de grãos, a água, o louro e um pouquinho de sal numa panela média e cozinha por uns 35min, até que estejam cozidos, mas firmes.

Enquanto isso, regue o fundo de uma frigideira média com azeite, junte a cebola, uma pitada de sal e, mexendo de vez em quando, cozinhe por uns 10min, até que esteja macia, muito perfumada e levemente dourada.

Junte os frutos secos, misture e passe pra uma tigela grande, reserve.

Coloque os grãos cozidos na tigela do refogado, junte o limão, as ervas e misture com um garfo pra não machucar os grãos.

Ajuste o sal e leve à geladeira por umas 3h.

Sirva com folhas verdes ou acompanhando um grelhado.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *