Amo a salada francesa de batata! Cresci comendo na casa da minha avó Betty, era prato de todo dia, mas também de almoços especiais. A salada era divina, saborosíssima, pois ela dizia que salada de batata boa precisava ser temperada quente, só assim absorvia os temperos.
Ela servia a salada com bife à milanesa, com rosbife ou no lanche e o bom é que sempre sobrava e dava pra roubar colheradas do pirex que ficava na geladeira.
Com isso, desde cedo passei a ser exigente com a receita e sempre deixei de lado aquelas bem inúteis, que não passam de batata cozida misturada com maionese de pote e, às vezes, pedaços de ovo cozido.
Comi excelentes em cervejarias e restaurantes alemães de Moema (quando eu era criança, adorava a do Bismarck) e na Alemanha, em brasseries francesas e não me canso de experimentar novas versões.
No dia-a-dia, como o meu marido também adora, sempre preparo uma salada assim e deixo na geladeira por pelo menos 2 ou até 24h, depois disso o gosto começa a mudar. Pra acompanhar, faço um rosbife simples como deve ser e jantar pronto.
A receita é muito simples, basta cozinhar a batata até ficar macia, mas não se desmanchando, escorrer e descascar a batata ainda quente (gosto de cozinhar a batata com casca pra que ela fique mais seca), cortar em pedaços e temperar a batata ainda quente com a cebola em cubinhos bem miúdos, o vinagre e a mostarda (capriche nesses dois ingredientes, pois fazem a diferença), sal e pimenta, misturar com delicadeza pra não transformar tudo em pasta de batata, juntar o azeite e só acrescentar salsinha picada depois de esfriar.
Na hora de servir, sempre acerto o sal e a pimenta e, às vezes, rego com mais um fio de azeite.
É salada francesa de batata pelos temperos e pelo método, uma receita realmente clássica (na França, além da salsinha e da cebolinha francesa, aquela bem fina e deliciada, é comum juntar estragão). Uma boa dica pra quem não gosta de encontrar os pedaços de cebola no meio da salada é cozinhar uma cebola cortada em 4 com as batatas, depois descartar a cebola, a preparação terá um tempero mais delicado.
Se quiser enriquecer a salada, basta juntar azeitonas, alcaparras, ovos cozidos, presunto cozido ou salmão defumado em tirinhas, anchovas, salsão, peito de frango cozido ou assado e desfiado. A salada americana de batata também é deliciosa, mas é diferente, costuma ter um agridoce, muitas vezes vindo de picles de pepino e maçãs.
Ingredientes
- 4 batatas médias inteiras e com casca (600 g)
- 2 colheres (sopa) vinagre de vinho branco
- 1 cebola média em cubinhos bem miúdos (150 g)
- 1 colher (sopa) de mostarda Dijon (se desejar, à l’ancienne, com grãos) - (20 g)
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva (60 ml)
- 2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas (2 ramos)
- Sal
- Pimenta-do-reino
Preparo
Coloque as batatas em uma panela, cubra com água ultrapassando uns 5 cm e aqueça. Como é importante evitar rachaduras nas cascas, que fazem com que as batatas absorvam mais água, encharquem e deixem a salada pesada, diminua o fogo quando ferver (elas pulam menos e, portanto, racham menos). Cozinhe por uns 30min, até que estejam macias, mas ainda firmes. Imediatamente, escorra as batatas e descasque o mais rápido possível.
Enquanto isso, coloque o vinagre, a cebola, a mostarda, sal e pimenta numa tigela média, reserve.
Corte as batatas em cubos pequenos, médios ou rodelas e junte aos temperos. Misture com delicadeza pra evitar que tudo se transforme numa pasta. Deixe amornar por uns 5min (a batata absorve os temperos) e junte o azeite. Espere esfriar, misture as ervas, cubra e leve à geladeira de 2 a 24h. Ajuste os temperos, regue com mais azeite se a salada estiver seca e sirva.
Otimo conteudo nesse site. Abraço e muito sucesso.
Que bom que gostou! Beijos
Poxa vida que site legal esse. Quanto conteudo de qualidade . Abraço e sucesso. Continue sempre assim
Fico super feliz em saber que você está gostando do site, Suzana! Beijos
Adorei a receita…nunca fiz salada de batata desta forma. Vou tentar.
Flávia, é uma delícia! Eu adoro! Depois me conta como ficou, hein. Beijos!
Amei esse site, que encontrei por acaso….. parabéns
Oi, Cris! Adorei saber que gostou do site! Seja bem vinda! bjs
Amei!
Ótimo conteúdo, parabéns.
Oi, Cida! Fico feliz que tenha gostado! Obrigada! bjs
Realmente ,o fato de temperar quente deve fazer muita diferença. Adorei a idéia. Obrigada!
Regina, bom dia!
Temperar quente é o grande pulo do gato.
Conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Suas receitas são maravilhosas! Te acompanho há bastante tempo e sempre tenho surpresas muito agradáveis. Um beijo
Muito bem explicado! Vou experimentar. Parabéns e obrigada por partilhar.
Luiza, bom dia!
Que bom que você gostou!!! Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Tão simples e tão perfeita essa salada!
Ana Paula, boa noite!
Obrigada pelo carinho. A simplicidade dessa salada é tudo de bom, a gente também adora. Que gostoso saber que ela faz parte da sua cozinha.
Abraços, Ana e Helô
Suas receitas são maravilhosas !
Celia, boa tarde!
Muito obrigada pelo carinho. Aqui Na Cozinha da Helô tudo é feito com tanto carinho e com tanta dedicação que mensagens como a sua alegram a vida.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô