Adicionar à minha lista

Salada de polvo com tomate, cebola e coentro

Ana Bacellar

A salada de polvo com tomate, cebola e coentro é refrescante, saborosa e puro mar. Um prato e tanto pra quem gosta de polvo e daquelas saladas gostosas que ficam perfeitas por uns 2 ou 3 dias na geladeira e valem por uma refeição. Eu preparo um pão maravilhoso na panela de ferro, que fica delicioso com o molhinho da salada e pronto.

É claro que ela fica mais bonita e chiquezinha com aqueles tentáculos suculentos cortados em rodelas lindas, por isso gosto de comprar um polvo só pra fazer a receita. Só que ela aceita adaptações: fica mais informal quando é preparada com os tentáculos e com o corpo e a cabeça picados miudinho; pode ser feita com o corpo e a cabeça que ficam de fora da minha versão de polvo à lagareiro; e pode ser improvisada com sobras do próprio polvo à lagareiro.

Do começo ao fim, a receita leva umas 6h, pois é preciso cozinhar o polvo, esperar amornar, cortar, temperar e juntar os demais ingredientes e deixar na geladeira por pelo menos 4h pra esfriar e ter tempo de mesclar os sabores. Na verdade, com umas 12h de descanso a salada fica ainda melhor.

Como, no dia em que preparei a salada pra fotografar, eu não tinha nem pimentão, nem pimenta-dedo-de-moça e nem cebola roxa em casa, eu finalizei a receita só com tomate e cebola comum, além do limão, do azeite, da pimenta-do-reino, da cebolinha e do coentro, que, pra mim, é o ingrediente mágico do prato, mas nada impede que se acomode a receita aos ingredientes da geladeira e com salsinha no lugar do coentro.

Com um pão cascudo por fora e de miolo denso o bastante pra absorver o molhinho da salada, sou capaz de almoçar e jantar a mesma coisa até acabar!

Se quiser saber mais sobre o assunto, é só clicar nesse link polvo ou buscar polvo no site (aba Helozices). Além de lindas demais, as fotos da Ana mostram em detalhes como cozinhar e cortar o polvo.

Ingredientes

Polvo

  • 1 polvo de mais ou menos 1,5 kg (peça pro peixeiro limpar pra você – limpo, o polvo ficará com mais ou menos 1 kg)
  • 1 folha de louro
  • 2 dentes de alho inteiros e sem casca
  • 1 cebola grande cortada em 4
  • 1 colher (chá) de sal

Finalização

  • Suco de 1 limão
  • 2 tomates maduros e sem sementes em cubinhos
  • 1 cebola em cubinhos
  • 6 colheres (sopa) de coentro picadinho (6 ramos, ou a gosto)
  • 2 fios de cebolinha picada
  • 8 colheres (sopa) de azeite de oliva (aproximadamente 120ml)
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Lave muito bem o polvo já limpo e eviscerado, inclusive na cavidade da cabeça, e deixe a água escorrer pelas ventosas.

Coloque o polvo, o louro, o alho e a cebola e o sal na panela de pressão e tampe. Acenda o fogo e fique de olho, pois deverá contar 7min a partir do momento em que a válvula começar a soltar vapor, talvez ela nem comece a chiar (tudo depende da panela de pressão, pois cada uma é uma).

Retire a panela do fogo, aguarde uns 5min, abra com cuidado e, espete com a lâmina de uma faca pra verificar se a parte mais grossa do tentáculo está macia (a lâmina deverá entrar e sair com facilidade).

Se ainda houver resistência, tampe a panela, aqueça de novo e deixe soltar vapor por mais um 1min, então desligue o fogo, abra a panela logo que for possível e teste de novo. Cuidado com o tempo, pois o polvo fica borrachento quando passa do ponto.

Retire o polvo do caldo, que poderá ser usado pra cozinhar arroz, risotto, molhos pra massa ou pra outros pescados e deixar tais receitas com mais gosto de mar.

Deixe o polvo amornar por uns 30min.

Enquanto isso, misture numa tigela média o suco de limão, 1 colher (chá) de sal, o tomate, a cebola, a cebolinha, o coentro, o azeite e pimenta-do-reino.

Coloque o polvo sobre uma tábua e separe os tentáculos cortando cada um deles na altura em que se unem à base do corpo, depois corte cada um deles em rodelas de 0,5 a 1 cm de espessura e coloque na tigela dos temperos. Se quiser, pique bem miudinho o corpo e a cabeça do polvo e use também na salada, ou use esses pedaços num molho pra massa ou num arroz.

Coloque o polvo na tigela, misture bem, acerte o sal e a pimenta. Cubra e deixe a salada descansar na geladeira de 4 a 12h antes de servir. Na geladeira, a salada se conserva por 2 a 3 dias.

Na hora de servir, acerte o sal e a pimenta, regue com mais azeite se o polvo estiver ressacado e passe pra tigela em que a salada irá à mesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *