Adicionar à minha lista

Sagu refrescante de laranja

Ana Bacellar

Pra mim, sagu quer dizer férias na casa da minha avó Dina, mãe do meu pai. Uma das prateleiras da antiga “frigidaire”, que era o xodó do meu avô (ele vivia falando pra não bater a porta com força pra “não estragar a frigidaire”), vivia cheia de potinhos colorex amarelados com creme de maisena ou gelatina ou sagu com vinho tinto.

Naquele calor absurdo de Araçatuba, um potinho bem fresco de qualquer um dos doces sempre caia bem. A Maria José, cozinheira da casa, inovava de vez em quando e, uma vez, preparou o sagu de laranja, que eu adorei e guardei na memória. Eu me lembrei dele, fiz uns testes e pronto, perfeito pra um dia bem quente, além de lindo.

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de sagu (70 g)
  • 2 e ½ xícaras (chá) de suco natural de laranja (600 ml)
  • ½ xícara (chá) de água (120 ml)
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar (aproximadamente 75 g)

Preparo

Coloque o sagu numa panela, cubra com metade do suco e deixe descansar por 1h.

Junte a água, leve a panela ao fogo e cozinhe em fogo baixo por uns 15min, mexendo de vez em quando, até que as bolinhas estejam quase transparentes e o líquido mais grosso.

Numa tigela, misture o açúcar e as raspas de laranja, aperte bem com a colher para soltar o aroma da laranja, passe pra panela e junte o suco restante (experimente e, se preciso, junte mais um pouco de açúcar).

Mexendo de vez em quando para não grudar no fundo, cozinhe por mais uns 15min, até que quase todas as bolinhas estejam transparentes e o caldo fique grosso e brilhante.

Transfira pra tigela de servir, deixe esfriar e leve à geladeira. Sirva bem gelado, se quiser com gomos de laranja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *