Adicionar à minha lista

Rosquinhas de sal

Ana Bacellar

Eu nunca me esqueço do dia em que fui conhecer a avó materna do meu marido e vi um pote de vidro enorme cheio dessas rosquinhas salgadinhas e divinas que ela serviu com o seu sagrado café das 16h.

Na verdade, essa rosquinha bem crocante lembra o biscoito cangalhinha, que eu comia em São Luiz do Paraitinga quando era pequena.

A receita, que é bem simples, ainda aparece em muitos cadernos de receita e merece ser preparada. Guardadas num pote bem fechado, elas ficam perfeitas por até uns 10 dias, pois são bem secas.

Além de farinha, manteiga, sal e leite, a receita pede bicarbonato de amônio, antigamente conhecido como sal amoníaco, que é encontrado em farmácias de manipulação. Vá atrás do ingrediente, pois ele dá sabor e consistência únicos ao biscoito e não se assuste com o cheiro de amoníaco que sai depois de uns 5min de forno, ele desaparece em seguida e não faz mal algum.

Se o tempo for curto ou a preguiça de fazer minhoquinhas de massa pra moldar as argolas for grande, faça bolinhas de massa do tamanho de um bola de gude grande, aperte de leve com os dedos só pra conseguir um disco grosso e puxe pra deixar meio oval, então dobre ao meio como se fosse meia-lua e coloque na assadeira.

Ingredientes

  • 3 e ¼ xícara (chá) de farinha de trigo (390 g)
  • 1 colher (sopa) rasa de bicarbonato de amônio
  • 1 colher (sopa) rasa de sal
  • 100 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 1 xícara (chá) de leite (240 ml)

Preparo

Numa tigela grande, misture a farinha, o bicarbonato de amônio e o sal. Junte a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa.

Acrescente o leite e trabalhe até conseguir uma massa macia e que se descole das mãos.

Coloque a massa numa tigela, cubra com um pano limpo e deixe descansar fora da geladeira por 1h.

Unte com manteiga 2 assadeiras grandes.

Pegue pequenas porções de massa, enrole bolinhas de no máximo 2 cm de diâmetro, faça cordões de uns 8 cm e junte as pontas pra formar argolinhas e coloque na assadeira mantendo pequenos espaços livres entre elas.

Leve as assadeiras à geladeira por 15min, enquanto o forno aquece a 180°C (médio-alto).

Asse os biscoitos por uns 30min, até que estejam firmes, secos e ligeiramente dourados (não se aflija com o cheio de amoníaco que sai do forno durante alguns minutos, depois ele some completamente).

Deixe esfriar e guarde os biscoitos num pote fechado por até 5 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *