Adicionar à minha lista

Rocambole de presunto e queijo

Ana Bacellar

A receita, que também é conhecida como pizza enrolada, é caseira, versátil, quebra mil galhos, vai bem num lanche, numa refeição descontraída, em festas de crianças e adultos e sempre agrada.

A massa é rápida e fácil de preparar e leva ingredientes básicos. Na pressa, já preparei ela, deixei repousar por uns 30min, abri, recheei, enrolei e levei direto ao forno, mas com um descanso inicial da massa por umas 2h, ou até dobrar de volume, e de mais meia hora depois de enrolada e antes de assar, o resultado é melhor.

O recheio clássico, que aparece em muitas bandejas de festa de aniversário e lanches de final de semana, tem na base uma camada de molho de tomate, camadas de mussarela e presunto e orégano, mas dá pra rechear com o que quiser. Já usei só queijos, um ou mais tipos (quem ama catupiry, como a maioria, adora quando se coloca ao menos umas colheredas no centro, sobre a camada de mussarela, e linguiça já levemente dourada na frigideira, embutidos variados, ratatouille, caponata, enfim, o céu é o limite. Basta pensar nas coberturas possíveis de pizza e ir adiante! Dependendo do recheio, a receita pode ser vegana, pois a massa só leva farinha, água, sal, açúcar, fermento biológico e azeite (nesse caso, deixe de lado a gema na hora de pincelar, o rocambole ficará apenas mais fosco), e vegetariana.

Apesar de às vezes usar leite como líquido da massa, pois ele dá textura mais macia, acabo preparando a massa com água na maioria das vezes. Funciona tanto com água, como com leite.

A receita rende 2 rocamboles grandes, que eu costumo assar lado a lado numa assadeira grande, mas nada impede que se divida a massa em 4 ou 8 partes pra fazer menores e, se quiser, variando recheios.

É claro que os rocamboles ficam bem mais gostosos no dia em que preparados, mas já aqueci no forno no dia seguinte e já congelei e aqueci um mês depois e também funciona.

Uma coisa importante: eu já cansei de moldar os rocamboles com o maior capricho, unindo com muito cuidado as emendas e, mesmo assim, no forno às vezes eles abrem e ficam meio rachados. Se isso acontecer, tenha certeza de que não fez nada de errado, o sabor será o mesmo, mesmo que visualmente não estejam perfeitos. É a vida como ela é, apenas isso.

Ingredientes

Massa

  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • 1 colher (sopa) de açúcar (15 g)
  • 1 xícara (chá) de água ou leite morno (240 ml)
  • 4 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente 540 g)
  • 1 ovo
  • ½ xícara (chá) de azeite de oliva (120 ml)
  • 1 colher (chá) de sal

Recheio

  • 1 xícara (chá) de molho pronto de tomate (250 g)
  • 400 g de fatias finas de queijo mussarela
  • 400 g de fatias finas de presunto cozido sem capa de gordura
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)
  • 1 colher (sopa) de orégano (15 g)
  • 1 gema pra pincelar (se quiser um rocambole mais fosco ou vegano, deixe de lado a etapa)
  • Azeite de oliva

Preparo

Prepare a massa umas 3h antes de servir.

Numa tigela grande, misture o fermento, o açúcar, a água ou o leite leite e ½ xícara de farinha e deixe repousar por 10min, até espumar.

Junte o ovo, o óleo e o sal e, aos poucos, acrescente a farinha e trabalhe até obter uma massa macia, que descole das mãos.

Cubra a massa com um pano e deixe repousar por mais ou menos 1h, até dobrar de volume.

Divida a massa ao meio e, com um rolo, abra metade dela sobre uma superfície enfarinhada até conseguir um retângulo de uns 25 cm x 40 cm.

Recheie cada rocambole deixando uma borda de 1 cm livre em toda a volta. Espalhe sobre a massa aberta metade do molho, da mussarela, do presunto, do parmesão, do orégano e regue com um fio de azeite (ou use a cobertura que quiser).

Enrole como um rocambole, pressione bem as pontas pra fechar e passe pra uma assadeira grande untada com óleo. Prepare o outro rocambole da mesma forma.

Pincele os rocamboles com a gema diluída em 2 colheres (sopa) de água e deixe descansar por mais uns 15min, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio-alto).

Asse os rocamboles por 30 a 40min, até que estejam crescidos e bem dourados.

Aguarde uns 5min, transfira pra uma travessa ou tábua e sirva em fatias cortando uma faca de serra.

Sirva quente ou em temperatura ambiente.

4 Comentários

  1. 1

    Uma dica para variar o recheio é fazer um refogado de escarola com cebola, tomate e incluir muzzarella no recheio, ou fazer um refogado de alho porró e rechear acompanhado de peito de peru ou lombinho e catupiry. Ficam divinos!

    • 2

      Gabi, bom dia!
      O rocambole fica delicioso com mil recheios diferentes, por isso é que faz tanto sucesso, não é? Eu adoro escarola refogada, vou experimentar e depois te conto. Um abraço, Helô

  2. 3
    • 4

      Juliana, boa tarde! Bom demais saber que você está gostando do nosso Na Cozinha da Helô.
      Não precisa sovar, só mesmo misturar tudo até conseguir uma massa macia e que se solte das mãos. Como a massa será aberta pra ficar fina e rechear, não é necessário esperar crescer tanto e trabalhar a massa como se fosse para um pão.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *