Adicionar à minha lista

Rocambole com gengibre, canela e doce de leite

Como São Paulo é uma cidade cheia de padarias e várias receitas amadas pelos paulistanos fazem parte de suas prateleiras e cestas, uma jornalista muito querida me convidou pra participar de uma matéria sobre o assunto.

Na verdade, a ideia era fazer um vídeo com duas pessoas, cada uma preparando uma receita de padaria pra outra experimentar.

Fiquei encantada quando soube que a minha companheira seria a Palmirinha Onofre, uma senhora encantadora, cozinheira de mão cheia e com fãs pelo Brasil inteiro.

Assim que eu topei participar, fiquei sabendo ela escolheu havia escolhido um pudim de padaria, daqueles firmezinhos e com as raspas do coco ralado. Decidi por um rocambole, recheado com muito doce de leite e com gostinho de canela, também super receita de padaria.

A jornalista me perguntou se eu poderia dar uma mexidinha na receita pra deixar o rocambole mais charmoso, então pensei mais um minuto e perguntei se poderia dar uma incrementada no pão-de-ló, apenas trocando o açúcar comum da massa por mascavo e acrescentando um pouco de chocolate em pó, gengibre e canela pra conseguir um bolo moreninho e muito saboroso perfumado.

Ela topou na hora, então fui pra cozinha, testei e amei. O programa foi delicioso e a Palmirinha adorou.

Já virou clássico na minha casa.

Ingredientes

  • 3 ovos em temperatura ambiente, gemas e claras separadas
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo (... g)
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo (20 g)
  • ½ colher (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (chá) de fermento químico
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • 1 xícara (chá) de doce de leite cremoso (280 g)
  • Papel manteiga
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar
  • Açúcar de confeiteiro pra polvilhar o rocambole pronto

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira média, de uns 20×30 cm, forre o fundo da assadeira com papel manteiga também untado com manteiga.

Com a batedeira, bata as claras até que estejam em neve e formando picos firmes.

Junte as gemas, bata por mais uns segundos, apenas o bastante para misturar, e desligue a batedeira.

Junte o açúcar mascavo passado pela peneira e, com uma espátula e muita delicadeza, incorpore o açúcar aos ovos.

Peneire e misture a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o gengibre e a canela e, ainda com a espátula e bastante delicadeza para a massa não desmontar, incorpore os secos aos ovos.

Despeje a massa na assadeira e alise com a espátula.

Asse por uns 10min, até o bolo se soltar das laterais, dourar e firmar (ao enfiar um palito no centro, ele sairá limpo, e, pressionando a superfície ligeiramente com a ponta do dedo, o bolo fará um barulhinho chiado). O rocambole não deve dourar e secar demais, pois pode quebrar na hora de enrolar.

Retire a assadeira do forno, imediatamente desenforme o bolo sobre um pano limpo e úmido e descole o papel. Espalhe o recheio sobre o bolo fazendo uma camada uniforme e, pressionando para firmar e conseguir um rocambole perfeito, enrole o bolo com a ajuda do pano.

Quando esfriar, transfira o rocambole para o prato de servir e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *