Adicionar à minha lista

Robalo com molho de laranja e castanha

Ana Bacellar robalo com molho de laranja e castanha

Essa receita de robalo com molho de laranja e castanha é deliciosa, enfeita qualquer mesa e causa um uau daqueles. De olhar, pode até parecer uma receita mais complicada, mas não é nada disso.

A receita funciona com qualquer filé de peixe mais espesso, com pele e sem espinhas. Pode ser robalo, linguado, namorado, pescada ou qualquer outro que tenha carne macia e suculenta.

Pensei nessa receita no dia em que fiz um pedido pelo site do Box do Mar, uma empresa que trabalha com pescados incríveis, super cuidados, que vêm embalados com perfeição e entregues com bastante gelo. Eu comprei uns peixes, um polvo e uns camarões e eles me mandaram de presente 2 filés altos de robalo pra que eu experimentasse. Esse robalo, que eles chamam de robalo cítrico, faz parte da linha de produtos já temperados, no caso com uma mistura de azeite, sal pimenta e limão siciliano.

Como era um robalo cítrico, eu pensei num molho de laranja que eu adoro e é muito simples de fazer, pois é só colocar o suco da laranja na panela e deixar reduzir bastante, até ficar com a consistência de xarope, depois acertar a acidez com pitadas de açúcar e temperar com sal e pimenta-do-reino. Além de fácil, o molho ainda é prático, já que pode ser preparado na véspera e ficar na geladeira só pra aquecer antes de servir.

O peixe é simplesmente dourado na frigideira com azeite, primeiro do lado da pele até ficar bem crocante nas bordas e se soltar naturalmente, e depois do outro lado até que as laterais estejam totalmente opacas e macias. Uma coisa importante: o tempo de frigideira depende muito da espessura do peixe e do tipo do peixe, por isso não dá pra precisar, mas o que vale é compreender que um filé com até uns 2 cm de espessura fica perfeito se dourado na frigideira de um lado e depois do outro, enquanto os mais grossos dependem de mais uns 5min no forno pra que cozinhem no centro do filé.

Quanto à pele, também é importante compreender que por mais que muita gente deixe de lado no prato, ela mantém a carne suculenta, dá sabor e textura ao peixe. E uma dica importante: pra conseguir que o filé fique plano e o calor se transmita de um jeito mais uniforme, faça uns 3 cortes paralelos e com mais ou menos 1 cm de distância na pele, sem chegar à carne.

A finalização do é bem simples e linda, basta regar os filés com o molho de laranja e espalhar por cima as castanhas torradas e salgadas picadas e a hortelã em tirinhas.

E uma última coisa: aqui na receita eu incluí a etapa do tempero do peixe com sal, pimenta, suco de limão (que pode ser siciliano, taiti ou galego) e azeite, porque nem todos têm o robalo cítrico do Box do Mar por perto.

O robalo com molho de laranja e castanha vai bem com arroz branco de todo dia, vagem na manteiga e salada verde com um dos nossos molhos de salada.

Ingredientes

  • 2 xícaras de suco natural de laranja, umas 6 (480 ml)
  • 4 filés de 200 g cada de robalo ou de linguado com pele e sem espinha (total 800 g)
  • Suco de 1 limão (siciliano ou taiti)
  • 1 xícara de castanha-de-caju torrada e salgada picada em pedaços grandes
  • 10 folhas de hortelã em tirinhas finas
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta-do-reino
  • Açúcar pra corrigir a acidez
  • Flor de sal pra finalizar

Preparo

Coloque o suco de laranja numa panela média e aqueça.

Deixe ferver em fogo alto por uns 45min, até reduzir a 1/3 de xícara de um xarope grosso.

Junte sal, pimenta-do-reino e umas pitadas de açúcar se estiver muito ácido.

Reserve.

Enquanto isso, usando uma faca de lâmina bem fina, faça uns 3 cortes rasos e paralelos, com mais ou menos 1 cm de distância, na pele de cada filé.

Polvilhe cada filé com sal, pimenta, regue com o suco do limão e um fio de azeite e deixe descansar fora da geladeira por uns 10min.

Se os filés tiverem mais de 2 cm de espessura, aqueça o forno a 180ºC (médio) e separe uma assadeira pequena.

Se os filés forem finos, eles ficarão prontos apenas usando a frigideira no fogo e não precisarão do forno.

Aqueça uma frigideira grande por um minuto, depois regue com azeite o necessário pra lambuzar o fundo.

Coloque os filés de peixe na frigideira com a pele pra baixo e, sem mexer, mantenha em fogo médio até que a borda toda ao redor da pele esteja bem dourada e crocante, a carne esteja opaca até um pouco mais de meia altura e os filés se soltem da frigideira. É difícil estimar o tempo porque tudo depende da altura dos filés, mas essa dourada do lado da pele pode levar de 5 a 10min).

Com uma espátula e bastante cuidado, vire os filés pra que eles dourem do outro, também sem mexer e até que se soltem da frigideira. Se eles forem espessos, transfira os filés pra uma assadeira e leve ao forno por uns 5min, até que a parte central esteja bem opaca.

Quando os filés estiverem prontos, passe pro prato de servir deixando o lado da pele pra cima.

Regue com o molho de laranja, espalhe por cima as castanhas e a hortelã e leve à mesa.

Sirva com arroz branco de todo dia.

6 Comentários

  1. 1
    • 2

      Ângela, bom dia!
      Na lista de ingredientes estão as laranjas e no preparo elas aparecem de novo, vão pra panela pra reduzir e o suco concentrado depois é temperado com sal e pimenta.
      Confira lá.
      Abraços, Ana e Helô

  2. 3
    • 4

      Lucienne, boa tarde!
      O peixe pode ser congelado, mas é importante deixar descongelar naturalmente na geladeira por umas 6 h antes de usar.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  3. 5
    • 6

      Ana Flora, boa noite!
      Desculpas pela demora, mas com a perda da minha querida Ana, filha e companheira de tudo, a vida virou do avesso. Estou seguindo como posso…
      Com certeza, a receita ficará deliciosa com pirarucu fresco, ou com qualquer outro peixe branco macio e suculento.
      Conte sempre comigo.
      Abraços, Helô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *