Não resisto a uma couve-flor bem arredondada e clarinha, embora as roxas e esverdeadas, que são quase brócolis, também sejam muito bonitas. Sempre brinco que gosto tanto que, se o meu casamento fosse hoje, o bouquet seria uma couve-flor, ou um maço de ervas com muita salsinha, coentro, alecrim, manjericão, sálvia e hortelã.
Além de bonita, a couve-flor é versátil, vai bem numa quantidade imensa de receitas, tem sabor, textura, mil e uma utilidades. Nada contra a couve-flor gratinada com queijo, que eu amo e sempre faço em casa, mas dá pra ir além.
Quem, como eu, gosta de um risotto quentinho e cremoso vai gostar do de couve-flor, que ainda tem o contraste das texturas do arroz, dos pedacinhos esmigalhados dos floretes e do queijo.
Como os floretes de couve-flor ainda crus deixavam o risotto meio sem graça, fui testar as outras três possibilidades: usar ela cozida em água e sal ou em caldo de legumes, teoricamente a mais sem graça, e foi mesmo o terceiro lugar; refogar a couve-flor numa panela com manteiga ou azeite, que ficou boa, mas foi a segunda; e assar com azeite até ficar macia por dentro e levemente dourada por fora, com certeza a primeira colocada.
É fato que a couve-flor leva uns 35min pra ficar pronta no forno, mas isso é rápido, é fácil, pois basta misturar tudo na assadeira e assar, e a preparação ainda pode ser feita com antecedência, bem simples. Piquei grosseiramente metade dos floretes pra juntar ao arroz e ficar com os pedacinhos, e deixei os outros inteiros.
O restante da receita é o de sempre: usar um bom arroz pra risotto, uma panela larga (gosto das frigideiras tipo wok) e respeitar as regras clássicas, sem se esquecer de manter o caldo sempre quente pra não baixar a temperatura do risotto na panela. No texto da receita do risotto de aspargos eu explico direitinho.
Ingredientes
- 1 couve-flor grande de aproximadamente 1 kg
- 75 g de manteiga
- 1 cebola grande em cubinhos miúdos (180 g)
- 2 xícaras (chá) de arroz italiano para risotto (360 g)
- 1 xícara (chá) de vinho branco (240 ml)
- 6 xícaras (chá) de caldo de legumes ou de galinha fervente (aproximadamente 1,4 L)
- 1 xícara (chá) de parmesão ralado (100 g)
- Azeite de oliva
- Sal
- Pimenta-do-reino
Preparo
Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).
Separe uma assadeira grande.
Corte a couve-flor em floretes pequenos, descarte ou guarde os talos grandes pra uma sopa. Coloque os floretes na assadeira, polvilhe com sal, regue com azeite, mexa pra envolver bem e leve ao forno por uns 35min, até que estejam macios por dentro e levemente dourados por fora (espete com um garfo pra testar).
Pique grosseiramente com uma faca metade dos floretes e passe pra uma tigela. Reserve os floretes inteiros pra finalização.
Numa panela grande, aqueça 2/3 da manteiga e doure a cebola, depois junte o arroz, misture bem e acrescente o vinho.
Deixe ferver por 1min, até o vinho quase secar, junte um pouquinho de sal e 1 concha de caldo. Misture e, pelos 15min seguintes, vá mexendo de vez em quando e juntando de concha em concha de caldo sempre que secar. Na quarta concha, junte a couve-flor picada e siga mexendo e juntando mais caldo até que o arroz esteja cozido, mas firme, al dente.
Nessa hora, junte os floretes inteiros e aquecidos, a manteiga restante e o parmesão.
Tampe a panela por 1min e sirva.
Helosinha que saudades! amo seu site, vou fazer esse risotto amanha. bjs
Gabi querida!!!!! saudades de vocês, espero que estejam todos bem!!
Que bom saber que você gosta do site. Ana e eu estamos super envolvidas com o “Na Cozinha da Helô”.
Beijos e depois conta como ficou.
Helô e Ana
ficou maravilhosa!! vou te mandar foto por email bjs mil e parabéns pra vcs duas, a Ana ‘e uma super fotografa
Querida Gabi, que bom que vocês gostaram do risoto de couve-flor, é pura delicadeza, cremosidade e uma forma diferente de aproveita a couve-flor. Eu adoro tanto couve-flor que já brinquei algumas vezes que, se fosse casar de novo, ela seria grande candidata a bouquet.
beijos a vocês todos!! muitas saudades