Adicionar à minha lista

Risole de carne moída caseiro

Ana Bacellar Risole de carne moída caseiro

Aqui vai uma receita de risole de carne moída caseiro que é deliciosa, fácil de preparar e sempre faz sucesso.

Esses salgados, que muita gente chama de salgados de festa, agradam sempre e, além de servirem como petisco, podem compor uma refeição divertida no estilo boteco numa sexta, sábado ou domingo.

Pra completar, é só escolher mais uma ou duas receitas no mesmo estilo, como coxinha de frango, bolinho junino de carne, que eu amo, batatinhas aperitivo, mandioca frita, unha de caranguejo do meu jeito, bolinho de arroz, pastéis de carne, queijo e palmito (tem vídeo no nosso canal do Youtube). É fato que quase todas as opções são do tipo fritura, mas de vez em quando pode.

Sugeri dividir a massa aberta em 24 discos de uns 8 cm, mas nada impede que os discos sejam menores, de 5 a 6 cm pra conseguir rissoles pra servir numa festa ou como entradinha.

Apesar de parecer complicada, a receita é bem simples de preparar. A massa, que é cozida na panela, fica pronta no máximo em 15min e só precisa de uns 30min pra esfriar e usar.

Envolvida em filme plástico, pra não ressecar, dá pra preparar a massa com até 2 dias de antecedência e guardar na geladeira. Mas eu, sinceramente, prefiro montar os pasteis, empanar, colocar numa assadeira lado a lado e deixar na geladeira os pasteis prontos por até 2 dias na geladeira, só pra fritar antes de servir.

Essa receita é do risole de carne moída caseiro, com o recheio que nada mais é que a carne moída caseira, que eu já ensinei e faz parte daquelas receitas que quase todo faz no dia a dia.

Mas dá pra fazer do que quiser, basta, por exemplo, substituir a carne pelo recheio cremoso de palmito (prepare o recheio da torta cremosa de palmito ou recheio de ricota com azeite e ervas, que você encontra em recheios para pastéis e risoles vegetarianos).

Pra empanar, passe em cima um ovo levemente batido com uma pitada de sal, escorra bem com um garfo pra descartar o excedente e conseguir uma casquinha delicada, depois passar pela farinha de rosca. A farinha de rosca pode ser comum ou da mais grossa biju, conhecida por panko.

Ingredientes

Recheio

  • 1 cebola média em cubinhos miúdos (150 g)
  • 400 g de carne moída (patinho, coxão mole ou acém)
  • 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
  • ½ xícara de azeitona verde picadinha, ou a gosto (60 g)

Massa

  • 3 xícaras (chá) de leite (720 ml)
  • 100 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360 g)
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha

Finalização

  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de rosca
  • 900 ml de óleo vegetal pra fritar
  • Sal

Preparo

Recheio – Comece com ele, pois leva uns 30 minutos pra esfriar.

Aqueça um fio de óleo numa panela média e doure ligeiramente a cebola.

Junte a carne, sal e pimenta e mexa até soltar os grumos e começar a dourar, perdendo completamente o tom acinzentado.

Acrescente a polpa de tomate, sal e deixe em fogo médio por uns 10min, até que a carne esteja macia e dourada.

Acerte o sal e a pimenta, junte a salsinha e a cebolinha, retire do fogo e deixe esfriar.

Se preferir, coloque num pote com tampa assim que amornar e guarde por até 2 dias na geladeira.

Massa – Coloque numa panela grande, o leite, a manteiga e o sal e aqueça.

Quando ferver, junte a farinha de uma só vez e, sem parar de mexer, cozinhe até a massa formar uma bola que descole da panela.

Retire do fogo, cubra com um pano limpo pra não ressecar e deixe esfriar por uns 30min.

Se quiser, envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira por até 2 dias.

Finalização – Na hora de montar, começando forrando uma parte da bancada com filme plástico ou com saco plástico para freezer (um quadrado de uns 50 cm no máximo) para facilitar o trabalho. Com um rolo, abra a massa até ficar com mais ou menos 3 mm de espessura, como casca grossa de banana.

Corte discos de uns 8 cm (ou de uns 6 cm pra rissole aperitivo) e coloque 1 colher (sopa) rasa de recheio no centro. Dobre e feche como meia lua, depois pressione as bordas para fechar bem. Junte as rebarbas, abra de novo e faça mais pastéis.

Com um garfo, misture num prato fundo os ovos e uma pitada de sal.

Coloque a farinha de rosca num outro prato.

Empane cada rissole passando primeiro pelo ovo e depois pela farinha de rosca e coloque todos eles sobre uma assadeira para fritar em seguida, ou cubra com filme e guarde por até 2 dias na geladeira (retire na hora de fritar).

Pouco antes de servir, mergulhe os pasteizinhos em óleo quente e, banhando com a escumadeira, frite até que estejam dourados e com uma casquinha crocante.

Escorra sobre papel absorvente e sirva com molho de pimenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *