Adicionar à minha lista

Como fazer refresco de tamarindo

Refresco de Tamarindo

No post de hoje, ensino como fazer refresco de tamarindo, que é perfeito pra esses dias muito quentes. Eu adoro essa fruta de polpa muito ácida, mas doce, e que dá ótimos sucos, picolés, sorvete cremoso e, também um chutney de tamarindo e uva-passa que é o máximo, perfeito pra acompanhar refeições indianas, assados em geral e um rosbife simples como deve ser. Além de delicioso, o tamarindo é muito nutritivo.

Toda vez que encontro tamarindos, e isso acontece bastante nessa época do ano, compro pelo menos uns 2 kg, pois sem cascas e sem os caroços ele não rende muito. Preparo a base que pode ser usada tanto no refresco, como nas outras receitas. Fora da época, também uso polpa congelada ou o suco concentrado engarrafado que é fácil de encontrar em supermercados, mas nada como a fruta da estação.

Retirar a polpa do tamarindo parece tarefa impossível, mas não é nada difícil ou complicado, pelo contrário. Pra quebrar a casca dura, basta pressionar a fava com os dedos, puxar e soltar. Em seguida, há que se puxar os fios e colocar todas as favas com a polpa numa tigela, pois é preciso soltar a polpa dos caroços que vêm dentro, que serão descartados. Coloque todos os blocos de polpa numa tigela com água fervente até cobrir e deixar amolecer por mais ou menos 2h.

Refresco de tamarindo

Ao final do tempo, surgirá um suco grosso e a polpa que sobrar em volta dos caroços ficará bem molinha e fácil de soltar. Pra terminar de soltar a polpa, basta esfregar os caroços com as mãos. Pra isso, costumo colocar luva de plástico ou enfiar as mãos em sacos limpos de freezer. Em seguida, só passar pela peneira e usar. Há quem bata essa polpa com caroços no liquidificador por segundos, só mesmo pra soltar e depois peneira. Mas acho que do outro jeito é tão fácil e rápido que não compensa ter que lavar o liquidificador depois.

Essa polpa extraída em casa dura 1 semana na geladeira e, também pode ser congelada por até 3 meses.

Com a polpa pronta, o refresco fica pronto em minutos. Aqui sugeri preparar polpa com 1 kg de tamarindo, que será bastante pra 1 receita de refresco. Mas vale fazer já um pouco mais de uma vez e preparar refresco de novo.

Ingredientes

  • 1 kg de tamarindo fresco
  • 4 e ¼ de xícaras de água fervente, aproximadamente (1 litro)
  • 4 e ¼ de xícaras de água gelada, aproximadamente (1 litro)
  • 1/2 xícara de açúcar, ou a gosto (75 g)
  • 12 cubos de gelo pra finalizar

Preparo

Pra quebrar a casca dura, pressione cada fava com os dedos e puxe pra soltar.

Em seguida, puxe os fios mais soltos (os demais sairão depois) e coloque todos os blocos de polpa, que têm os caroços dentro, numa tigela com a água fervente. Se necessário, complete com mais água fervente, pois a polpa deverá ficar totalmente mergulhada na água.

Deixe repousar em temperatura ambiente por mais ou menos 2h, até que surja um suco bem grosso e a polpa que sobrar em volta dos caroços fique bem molinha e fácil de soltar.

Pra terminar de soltar a polpa, coloque luva de borracha, ou enfie saquinhos de freezer nas mãos, e esfregue bem pra soltar tudo.

Em seguida, só passe tudo pela peneira e descarte o bagaço (caroços, peles e fios).

Transfira a polpa pra um pote com tampa e guarde por até uma semana na geladeira.

Na hora de preparar o refresco, coloque 1 xícara de polpa numa jarra grande, junte a água gelada, adoce a gosto e mexa até dissolver.

Junte os cubos de gelo e sirva em seguida.

Use a polpa restante pra fazer mais refresco.

Se quiser preparar o refresco com antecedência, ou se sobrar, guarde por até 12h na geladeira e mexa bem na hora de servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *