Todo mundo ama pastel e os risoles sempre são uma boa pedida para toda ocasião! Não é verdade? Mas, é bem difícil encontrar hoje nas barriquinhas de feiras ou restaurantes recheios para pastel ou rissoles vegetarianos. E aí, vem a decepção daqueles que não comem carne! Na receita que falamos sobre receitas de pastéis de carne, queijo e palmito, já deu para ter uma ideia da delícia que os vegetarianos podem provar.
Mas, é possível ir além! A nossa receita para a massa não tem segredos e você encontra facilmente na receita que citamos anteriormente. Mas, neste post, você irá conhecer um mundo de sabores como o de batata e cebola dourada para samosas, recheio de cogumelos dourados com cebolinha para pasteis e o recheio de ricota com Azeite e Ervas para rissoles.
Depois de muitas tentativas, conseguimos tornar esses recheios super especiais para serem compartilhados com um grande parceiro do site Na Cozinha da Helo: o tanamesa.com. Há tempos trabalhamos juntas e quando surgiu o convite para essa mesa do pastel, não pude negar. Eu precisava me desafiar para criar novas alternativas que seriam fáceis e não tão caras para quem tivesse em casa.
Lá no site tanamesa.com você vai encontrar todos os meus segredos sobre pasteis, inclusive a maneira que eu abro as massas, o jeito e os utensílios que eu uso para isso e vai sair por aí fritando pasteis e risoles de uma maneira muito mais expert. No site, você também encontra outros recheios deliciosos (não vegetarianos) como a receita de carne moída a moda Argentina e muito mais.
Para completar essa experiência, criamos um e-book sobre pastel super especial, que você pode fazer o download na Amazon. Estão preparados para entrar nesse mundo dos recheios?
Ingredientes
Recheio de batata e cebola dourada para Samosas
- 1 batata Monalisa grande (250 g)
- 2 xícaras (480 ml) de água
- 1 2/3 colher (sopa) (25 g) de manteiga sem sal
- 1 colher (chá) (2 g) de curry ou garam masala
- 1 cebola grande (180 g), em fatias finas
- 1 dente de alho pequeno (3 g), picadinho
- 1 colher (chá) (6 g) de gengibre ralado
- 1 colher (chá) (3 g) de açúcar mascavo escuro
- 1/8 de colher (chá) (1 g) de noz-moscada ralada
- 1/2 colher (sopa) (8 ml) de suco de limão Taiti
- sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto
Recheio de cogumelos dourados com cebolinha
- 200 g de cogumelo Portobello fresco
- 200 g de cogumelo shimeji claro fresco
- 1 colher (sopa) (15 ml) de óleo de girassol
- 1 2/3 colher (sopa) (25 g) de manteiga sem sal
- 1 dente de alho (5 g), ralado
- 2 colher (sopa) (6 g) de cebolinha em rodelas finas
- sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto
Recheio de Ricota com Azeite e Ervas
- 300 de ricota fresca
- 2 colheres (sopa) (6 g) de salsinha picada
- 2 colheres (sopa) (6 g) de cebolinha picada
- 2 colheres (sopa) (30 ml) de azeite de oliva, aproximadamente
- sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto
Preparo
Modo de preparo do recheio de batata e cebola dourada
Tempo de preparo 2h
Suficiente para rechear 24 samosas médias
1) Rale a batata num ralador grosso, coloque numa panela pequena com a água e leve ao fogo por uns 25 minutos, até que a batata esteja cozida, mas ainda firme. Reserve.
2) Enquanto isso, numa panela média, aqueça a manteiga e junte o curry.
3) Assim que perfumar, acrescente a cebola, misture bastante e deixe dourar bem, mexendo de vez em quando.
4) Acrescente o alho e o gengibre e espere perfumar.
5) Adicione o açúcar e mexa.
6) Junte a batata com 1/2 xícara do líquido do cozimento e deixe no fogo por mais 5 minutos, até estar reduzido a um purê grosso.
7) Ajuste o sal e a pimenta, acrescente a noz-moscada e o suco de limão e retire do fogo.
8) Espere esfriar e use imediatamente, ou coloque num pote com tampa e guarde por até 24 horas na geladeira.
9) Dica: se gostar, substitua a batata comum por batata-doce branca ou laranja.
Modo de preparo do recheio de cogumelos dourados com debolinha
Tempo de preparo: 30 minutos
Suficiente para rechear 24 pastéis médios
1) Limpe os cogumelos, lavando-os rapidamente se houver um pouco de terra. Corte o Portobello em fatias finas e solte os tufos menores dos talos duros do shimeji. Reserve.
2) Aqueça bem uma frigideira grande por uns 2 minutos.
3) Coloque o óleo e a manteiga, que vai derreter na hora e chiar, acrescente o alho e deixe perfumar (tudo acontece num minuto).
4) Acrescente os cogumelos, misture, espere soltar líquido e secar. Esse processo pode levar de 5 a 10 minutos, a depender da frigideira e do fogo. Quanto mais rápido acontecer, mais macios ficarão os cogumelos.
5) Logo que a água natural secar e os cogumelos começarem a dourar, ajuste o sal e a pimenta, acrescente a cebolinha e retire do fogo.
6) Espere esfriar e use imediatamente, ou coloque num pote com tampa e guarde por até 2 dias na geladeira.
7) Dicas: a receita funciona bem com cogumelo-de-paris, shiitake e shimeji escuro e pode ser preparada com apenas um dos tipos ou com uma mistura deles.
Modo de preparo do recheio de ricota com azeite e ervas
Tempo de preparo: 15 minutos
Suficiente para 20 rissoles médios
1) Coloque a ricota numa tigela média e esmague com um garfo até que ela esteja bem solta e esfarelada.
2) Junte as ervas, sal, pimenta-do-reino e o azeite e misture bem.
3) Prove, ajuste o sal e a pimenta e, se necessário, regue com mais um fio de azeite.
4) Use imediatamente ou cubra e guarde por até 2 dias na geladeira.
5) Dica: substitua a ricota por queijo fresco e troque as ervas por manjericão ou orégano frescos.
tenho uma neta vegetariana, estou de aniver dia 2/2,por isso procurei reheio para fazer para ela,gostei do de ricota vou fazer, muito o brigada
Neiva, boa tarde!
Espero que ela goste do recheio. A gente adora esse recheio cremoso, saboroso e também delicado.
Conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Gostei demais das receitas, conheci uma menina que é Vegetariana ai como já cozinho vou tentar impressionar ela.
Helio, bom dia!
Boa sorte, espero que ela fique feliz.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô