Adicionar à minha lista

Receita fácil de crumble de amora

Ana Bacellar receita facil de crumble de amora

A receita fácil de crumble de amora é perfeita pra quando a gente quer uma sobremesa rápida e gostosa. É aquele doce com ares rústicos, cheio de sabor, aroma e textura que agrada quem gosta de tudo com frutas.

Vale tanto pra finalizar uma refeição mais chiquezinha, quanto pro dia a dia.

A sobremesa é deliciosa justamente pelo sabor e pelo contraste da camada macia que tem o azedinho doce da fruta com a cobertura crocante e amanteigada, que fica ainda mais rica com as nozes ou castanhas grosseiramente picadas.

O crumble de hoje é de amora, mas, pra variar use framboesa ou morango ou mirtilo, ou uma mistura de delas e sempre terá uma sobremesa de frutas vermelhas que com certeza vai encantar a todos. A gente usou amora fresca da Berry House, que é sempre mais suculenta, mas a receita também funciona com frutas congeladas.

Também pra variar, além da essência de baunilha (essências incríveis), dá pra acrescentar alguma especiaria, como canela ou um tiquinho de anis-estrelado ralado.

Monte o crumble num único refratário médio, pra que cada um pegue a sua colherada, ou em 4 individuais quando se ser uma sobremesa com ares mais requintados.

A receita fácil de crumble de amora também é prática, pois a base de frutas e cobertura crocante podem ser preparadas na véspera, ficando só a montagem e o forno pra umas 2h antes de servir (ele fica mais gostoso quando a cobertura repousa por um tempo depois de assada). Também dá pra assar na véspera e aquecer no forno por uns 10min antes de levar à mesa, mas o crumble assado no dia é muito melhor.

Dá pra servir a receita fácil de crumble de amora sem qualquer acompanhamento, mas com sorvete de baunilha de verdade, creme de leite batido em chantilly, creme inglês ou iogurte cremoso a sobremesa fica ainda melhor.

Ingredientes

Base

  • 250 g de amora fresca (mas também pode ser congelada, ou outra fruta vermelha ou mistura)
  • 2 colheres (chá) de suco de limão
  • 2 colheres (sopa) de açúcar (30 g)
  • 1 colher (sopa) de maisena (15 g)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (veja nosso post essências incríveis)

Crosta

  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo (60 g)
  • 1 colher (sopa) de açúcar (15 g)
  • 1 pitada de sal
  • 50 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 1/3 de xícara (chá) de nozes grosseiramente picadas (50 g)

Preparo

Base – Coloque a amora numa tigela com o suco de limão, o açúcar, a manteiga derretida, a maisena e a baunilha. Misture com delicadeza até incorporar e espalhe num refratário pequeno fazendo uma camada uniforme (ou use 4 refratários individuais pequenos). Reserve.

Aqueça o forno a 180ºC (médio).

Crosta – Misture numa tigela a farinha, o açúcar, a canela e o sal, depois junte a manteiga e esfarele bem.

Misture as nozes e espalhe sobre a camada de amora.

Asse por uns 20 a 35min, dependendo do tamanho do refratário, até que a crosta esteja bem dourada e crocante.

Deixe o crumble de amora amornar por 15 a 30min e sirva ainda quentinho ou em temperatura ambiente com sorvete de baunilha de verdade, creme de leite batido em chantilly, creme inglês ou iogurte cremoso.

2 Comentários

  1. 1

    Nossa, adoro crumble, ainda mais quando começa a esfriar um pouquinho… mas não tinha visto ainda a cobertura crocante com nozes… vou testar assim que possível! ☺️

    • 2

      Ana Claudia, bom dia!
      Que gostoso saber que você se animou com a receita. A gente adora um crumble com frutas saborosas e o crocante amanteigado e com as nozes por cima. Experimente e conte depois pra gente como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *