A receita fácil de crumble de amora é perfeita pra quando a gente quer uma sobremesa rápida e gostosa. É aquele doce com ares rústicos, cheio de sabor, aroma e textura que agrada quem gosta de tudo com frutas.
Vale tanto pra finalizar uma refeição mais chiquezinha, quanto pro dia a dia.
A sobremesa é deliciosa justamente pelo sabor e pelo contraste da camada macia que tem o azedinho doce da fruta com a cobertura crocante e amanteigada, que fica ainda mais rica com as nozes ou castanhas grosseiramente picadas.
O crumble de hoje é de amora, mas, pra variar use framboesa ou morango ou mirtilo, ou uma mistura de delas e sempre terá uma sobremesa de frutas vermelhas que com certeza vai encantar a todos. A gente usou amora fresca da Berry House, que é sempre mais suculenta, mas a receita também funciona com frutas congeladas.
Também pra variar, além da essência de baunilha (essências incríveis), dá pra acrescentar alguma especiaria, como canela ou um tiquinho de anis-estrelado ralado.
Monte o crumble num único refratário médio, pra que cada um pegue a sua colherada, ou em 4 individuais quando se ser uma sobremesa com ares mais requintados.
A receita fácil de crumble de amora também é prática, pois a base de frutas e cobertura crocante podem ser preparadas na véspera, ficando só a montagem e o forno pra umas 2h antes de servir (ele fica mais gostoso quando a cobertura repousa por um tempo depois de assada). Também dá pra assar na véspera e aquecer no forno por uns 10min antes de levar à mesa, mas o crumble assado no dia é muito melhor.
Dá pra servir a receita fácil de crumble de amora sem qualquer acompanhamento, mas com sorvete de baunilha de verdade, creme de leite batido em chantilly, creme inglês ou iogurte cremoso a sobremesa fica ainda melhor.
Ingredientes
Base
- 250 g de amora fresca (mas também pode ser congelada, ou outra fruta vermelha ou mistura)
- 2 colheres (chá) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de açúcar (30 g)
- 1 colher (sopa) de maisena (15 g)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha (veja nosso post essências incríveis)
Crosta
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo (60 g)
- 1 colher (sopa) de açúcar (15 g)
- 1 pitada de sal
- 50 g de manteiga gelada em cubinhos
- 1/3 de xícara (chá) de nozes grosseiramente picadas (50 g)
Preparo
Base – Coloque a amora numa tigela com o suco de limão, o açúcar, a manteiga derretida, a maisena e a baunilha. Misture com delicadeza até incorporar e espalhe num refratário pequeno fazendo uma camada uniforme (ou use 4 refratários individuais pequenos). Reserve.
Aqueça o forno a 180ºC (médio).
Crosta – Misture numa tigela a farinha, o açúcar, a canela e o sal, depois junte a manteiga e esfarele bem.
Misture as nozes e espalhe sobre a camada de amora.
Asse por uns 20 a 35min, dependendo do tamanho do refratário, até que a crosta esteja bem dourada e crocante.
Deixe o crumble de amora amornar por 15 a 30min e sirva ainda quentinho ou em temperatura ambiente com sorvete de baunilha de verdade, creme de leite batido em chantilly, creme inglês ou iogurte cremoso.
Nossa, adoro crumble, ainda mais quando começa a esfriar um pouquinho… mas não tinha visto ainda a cobertura crocante com nozes… vou testar assim que possível! ☺️
Ana Claudia, bom dia!
Que gostoso saber que você se animou com a receita. A gente adora um crumble com frutas saborosas e o crocante amanteigado e com as nozes por cima. Experimente e conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô