Hoje é dia de preparar uma receita deliciosa de spumoni. Na Itália, o spumoni é um doce gelado enformado com camadas de três sorvetes ultra cremosos. A verde de pistache, a rosa de cereja e a esbranquiçada de baunilha, às vezes com cerejas em calda e pistaches misturados aos sorvetes.
O spumoni daqui é um doce que congela, mas não é sorvete. Tem três camadas cremosas num pirex, na base um de creme amarelo de gemas e leite condensado, no meio uma calda de chocolate e, por cima, uma mistura de suspiro leve e creme de leite, servido de colherada em colherada.
Quer dizer, além do nome, de serem sobremesas geladas e que têm camadas, elas não têm mais nada em comum.
A nossa receita deliciosa de spumoni, que também chamam de sorvetão, faz sucesso desde os anos 1960. É aquele doce bem doce que agrada crianças e adultos, é fácil de preparar. Ele não só pode, como deve ser feito com antecedência e tem cara de almoço em família e de comemorações.
Eu me lembro de, ainda criança, espiar o pirex de spumoni saindo do congelador da geladeira, ninguém sonhava em ter um freezer em casa, e de ajudar a servir uma colherada caprichada de doce por pessoa. A minha mãe e a minha tia Iara achavam uma graça eu me oferecer pra ajudar a servir.
Naquele tempo, sorvete como se tem hoje era raridade e bastava ser congelado, como era o spumoni, pra gente achar que era sorvete.
O doce sumiu da minha vida por quase 20 anos, até que, no final dos anos 1990, nos finais de semana e feriados, o Tuca, junto com a minha super querida prima Teresa e os meninos, passou a preparar um pirex com receita dobrada ou triplicada e era uma alegria só.
As crianças cresceram, mas até hoje, quando me dizem que estão com vontade de comer spumoni, eu faço uma receita.
Ingredientes
Creme amarelo
- 1 e ½ xícara (chá) de leite condensado (1 lata de 395 g)
- ½ xícara (chá) de maisena (60 g)
- 3 xícaras (chá) de leite (720 ml)
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 4 gemas
Calda de chocolate
- ½ xícara (chá) de chocolate em pó (50 g)
- ½ xícara (chá) de açúcar (75 g)
- ½ xícara (chá) de leite (120 ml)
Creme branco
- 4 claras
- ½ xícara (chá) de açúcar (75g)
- ½ xícara (chá) de creme de leite gelado ou for de lata ou de caixinha, sem soro (120 g)
Preparo
Creme amarelo – misture numa panela o leite condensado, a maizena dissolvida no leite, a baunilha e as gemas passadas pela peneira. Aqueça e, sempre mexendo, deixe ferver e engrossar. Retire do fogo, deixe amornar por uns 5min, transfira para um refratário médio, cubra bem rente com filme plástico para não criar película e leve à geladeira por mais ou menos 1h, até começar a firmar.
Calda de chocolate – misture o chocolate em pó, o açúcar e a água numa panelinha e, sempre mexendo, espere ferver. Retire do fogo, deixe esfriar, depois despeje uma camada uniforme sobre o creme amarelo e volte à geladeira por mais 1h.
Creme branco – coloque as claras na tigela da batedeira e bata até conseguir uma espuma branca, então junte o açúcar e bata até conseguir picos bem firmes. Com uma espátula e bastante delicadeza, incorpore o creme de leite e espalhe por cima da calda de chocolate. Leve ao freezer por pelo menos 3h para firmar (ou deixe no freezer por até 1 mês).
Retire do freezer 30min antes de servir.
Desde que me entendo por gente minha mãe preparava nas festas de fim de ano e nos finais de semana o spumoni, mas a receita é bem diferente. Haha É uma camada de creme à base de leite, ovos e leite condensado, uma de gelatina e outra de claras em neve. Seria essa mais uma variação?
Sim, versões é que não faltam!
Beijos
Adorei seu site. Muito conteúdo de qualidade. Obrigado por compartilhar. Abraço e sucesso
Gostei De Mais Dessa Receita Parabens
Que bom, Leticia! Fico feliz em saber. Beijos!