Adicionar à minha lista

Receita deliciosa de bolo de jabuticaba

Ana Bacellar receita deliciosa de Bolo de jabuticaba

Que tal fazer uma receita deliciosa de bolo de jabuticaba? Quando as jabuticabeiras ficam forradas das bolinhas pretas mais deliciosas do mundo, é a hora de fazer tudo o que for possível com elas, pois a estação é curta. Como eu amo bolos e frutas, e sou apaixonada por jabuticabas, logo tive que fazer um bolo com elas.

Antes de mais nada, eu queria um bolo com gosto e cor de jabuticaba e o leve frescor dos bolos de fruta, como acontece com o bolo pintadinho de maracujá e com o bolo simples de laranja. Mas a tarefa não foi muito simples. Toda receita de bolo de jabuticaba que vi por aí prometia um belo bolo, mas às vezes era difícil até de dizer que havia jabuticaba na massa, nenhuma acidez, rosa pálido, uns ficaram pesados, tudo sem graça.

Muitas versões falavam pra bater as bolinhas com os demais ingredientes no liquidificador, depois seguir pro forno. Outras diziam pra usar geléia de jabuticaba com uma massa branca, terminando com um bolo meio “cuca”, mas também não era isso que eu queria.

Mesmo assim, insisti no método do liquidificador, pois só com ele eu conseguiria a cor e o sabor tão sonhados. Fui aumentando a quantidade de fruta até conseguir o efeito que eu queria. Quando cheguei a 2 xícaras (chá) de jabuticaba, achei que o bolo estava bom, mas ainda não me satisfiz, faltava alguma coisa.

Como eu estava com a jabuticabeira forrada de bolinhas, decidi parar um pouco com testes de bolo (já havia feito 6) e brincar de sorvete. Uma das versões dizia pra aquecer as bolinhas por 5min antes de misturar os demais ingredientes e concluí que aí estava o x da questão. Voltei por bolo, fiz a receita que estava recebendo nota 7 aquecendo as jabuticabas e aí sim, cheguei ao resultado que eu queria. Saboroso, com gosto e aroma da fruta e com uma cor maravilhosa!!! Nasci teimosa e morrerei teimosa, não tem jeito.

Ah, sorvetes, fiz uns 8, mexi, remexi e fiquei com dois: sorvete cremoso de jabuticaba (que leva leite condensado, leite e jabuticaba) e sorvete lindo de jabuticaba (com jabuticaba aquecida, calda de açúcar e creme de leite).

Se essa receita deliciosa de bolo de jabuticaba ainda não conteve sua vontade, convido vocês a adquirirem o ebook do Tá na Mesa em que conto tudo e mais um pouco sobre essa frutinha deliciosa!

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de jabuticabas inteiras e lavadas (300 g)
  • 4 ovos
  • ½ xícara (chá) de óleo vegetal (120 ml)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó (15 g)
  • Óleo vegetal ou manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto). Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma média.

Coloque as jabuticabas numa panela média e que acomode tudo bem junto e esmague com as mãos pra estourar a maior parte das bolinhas (algumas fechadas não mudarão a receita).

Aqueça e mantenha no fogo por uns 5min, até surgir um líquido rosado.

Transfira tudo pro copo do liquidificador, junte os ovos, o óleo, o açúcar e bata até obter uma pasta quase lisa. Junte a farinha e o fermento, bata até conseguir uma massa homogênea, mas ainda com uns pedacinhos.

Despeje na assadeira e asse por uns 40min, até o bolo crescer, firmar e dourar (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Retire do forno e deixe amornar por uns 15min, desenforme e sirva.

Fica ainda melhor com um pouco de iogurte ou de creme de leite cremoso ou batido em chantilly.

18 Comentários

  1. 1

    Obrigada por compartilhar essa receita. Quero dizer que esse bolo ficou incrível! A ideia de aquecer as jabuticabas foi genial. Até a nutricionista que comeu dele adorou. Fiz também outra versão substituindo 1x de farinha por 1x de aveia. Ele ficou ótimo, mas o bolo perde um pouco o sabor da fruta para a aveia. De qualquer forma, fica outra dica!
    Grande abraço.

  2. 3
  3. 5
    • 6

      Oi, Larissa! Fico muito feliz que tenha encontrado o que procurava! Tenho um pé de jabuticaba aqui em casa, então na época dela, sempre faço algo diferente com a frutinha. Curiosa pra saber o que achou do bolo! bjs

  4. 7
  5. 9
    • 10

      Oi, Luiz! Fico muito feliz em saber que as minhas receitas fazem parte da sua vida! E, modéstia a parte, acho que o bolo de jabuticaba deveria também haha! bjs

  6. 11

    Olha, fiz seu bolo de jabuticaba, mas ao invés das 2 xícaras de farinha de trigo, deixei por 3 horas 1 xícara de arroz cru de molho na água, escorri e fiz tudo como a sua receita, ficou maravilhoso! Fofinho, delicioso!

    • 12

      Araceli, bom dia!
      Uau!! Perfeito, super iniciativa.
      Nas duas próximas semanas, no site do Tá na Mesa para a Clínica Einstein, você poderá acompanhar um trabalho ” bem trabalhoso” que a gente fez pra eles só sobre vida sem glúten. Acompanhe e depois conte pra gente
      A gente vai experimentar a receita do bolo de jabuticaba também (a jabuticabeira de casa ficará pretinha nos próximos dias!)
      Abraços, Ana e Helô

  7. 13
  8. 15

    Boa tarde Heloisa,
    Adorei sua receita e, como vc, também tenho um pé de jabuticaba no quintal. Fiz muita geleia na semana passada, mas guardei algumas frutinhas na geladeira e sua receita veio na hora certa. O bolo ficou MARAVILHOSO!

    • 16

      Alcineia, boa tarde!
      A gente também adora geleia de jabuticaba, super saborosa e linda!!!! Ainda bem que sobraram algumas bolinhas e deu pra você fazer o bolo. Bom demais saber que você gostou.
      Abraços, Ana e Helô

  9. 17
    • 18

      Claudia, boa tarde!
      Que gostoso saber que a receita funcionou direitinho e que passou a fazer parte da sua cozinha.
      Jabuticaba é mesmo tudo de bom!!!
      Siga aqui com a gente, pois histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas não faltam.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *