Adicionar à minha lista

Receita de ricota fresca cremosa

Ana Bacellar Receita de ricota fresca cremosa

Hoje a gente vai te ensinar a receita de ricota fresca cremosa! Muita gente (o meu marido inclusive) diz que ricota não tem gosto de nada, e infelizmente muitas das comuns não têm mesmo muita emoção, pois mais lembram blocos de isopor esfarelento.

Só que, ainda bem, nem sempre é assim. Além dos laticínios que preparam ricotas úmidas e deliciosas com leites de vaca, búfala, cabra ou ovelha e que agregam valor ao prato, há sempre a possibilidade de preparar a receita em casa, e isso a gente adora.

Eu gosto de ricota boa, compro a da Roni, da Bufalat ou da Bufalina, da Casa da Ovelha e, com elas, preparo tortas italianas, pastas variadas e incremento minhas saladas.

Quando não tenho alguma dessas por perto e quero um queijo leve e cremoso pra passar no pão, acompanhar uma salada de frutas ou de folhas. Ou simplesmente pra comer numa tigela com açúcar e canela, eu preparo a minha receita de ricota fresca cremosa em casa.

Parece difícil, mas é ultra simples e fácil e quem gosta de derivados de leite deveria experimentar. Ingredientes? Só três e o resultado é muito bom.

Experimente a ricota com a receita de pão de leite ou de pão sueco ou com o nosso pão maravilhoso na panela de ferro.

Sucessos na certa!

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral (de vaca ou de cabra)
  • 6 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco (90 ml)
  • 1 colheres (chá) de sal (mas pode também ser açúcar, mel e canela)

Preparo

Aqueça o leite numa panela média. Quando surgirem bolhinhas nas laterais, e antes de ferver, retire do fogo e junte o vinagre.

Misture por uns 30s, acrescente o sal, mexa por mais 30s, cubra com um pano limpo e deixe repousar em temperatura ambiente por 30min (o leite coalha e se separa do soro quase que imediatamente).

Forre uma peneira grande com um pano limpo, nela coloque o leite coalhado e deixe escorrer por 30min sem apertar.

Transfira a ricota pra uma tigela, cubra com filme plástico e guarde por até 3 dias na geladeira.

Se quiser, junte mel e sirva com frutas frescas, ou acrescente sal, ervas, azeites e fique com uma pasta deliciosa pra acompanhar um pão.

2 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *