Adicionar à minha lista

Receita de pudim de café com leite

Ana Bacellar Receita de pudim de café com leite

A receita de pudim de café com leite é perfeita pra quem adora um cafezinho e tudo o quanto é coisa feita com café (eu!).

O pudim é tão gostoso e mistura os sabores do café e do leite de um jeito tão delicado que tem tudo pra agradar. Só que vira e mexe acontece de alguém resista e diga que não gosta de doces com café, mas sem ter experimentado.

Eu costumo perguntar com jeitinho se ela gosta de café com leite e digo que o pudim nada mais é o um doce cremoso com gosto de café com leite. Fico feliz quando consigo convencer alguém a experimentar, a pessoa se surpreende e pede um pedaço maior. Eu sempre insisto pra que ao menos 1 pessoa da mesa experimentar a receita de pudim de café com leite e vira e mexe dá certo, a pessoa se surpreende e pede mais um pedaço.

A base da receita é a mesma do pudim de leite de antigamente, que só leva leite, açúcar, ovo e, se quiser, baunilha ou raspas de algum cítrico. Só que, pra ter gosto e aroma de café pra valer, deixei esses aromatizantes de lado, coloquei um tanto de café em grão no leite com o açúcar, aqueci, esperei levantar fervura, desliguei o fogo, juntei o café pronto, cobri a panela e deixei em infusão por uns 30min, até amornar. Então, descartei os grãos de café passando pela peneira, juntei os ovos passados pela mesma peneira e despejei na fôrma já caramelizada. Assando em banho-maria a 160º(médio-baixo) o pudim fica cremoso e irresistível.

Ingredientes

Pudim

  • 1 litro de leite
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
  • 2 colheres (sopa) de café em grão
  • ¼ de xícara de café pronto e bem forte
  • 8 ovos

Caramelo

  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)

Preparo

Pudim – Coloque o leite, o açúcar, os grãos de café numa panela média e aqueça.

Quando ferver, desligue o fogo, junte o café pronto, cubra a panela e deixe repousar por mais ou menos 1h pra aromatizar.

Aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo), separe uma assadeira, coloque no fundo umas 2 ou 3 folhas de papel absorvente pra fôrma não pular e ferva um tanto de e água pro banho-maria.

Separe uma fôrma média com buraco no meio.

Caramelo – Aqueça o açúcar numa panelinha e, movimentando a própria panela de vez em quando, sem precisar mexer com uma espátula, deixe no fogo até conseguir um caramelo bem dourado, nem claro demais, porque fica muito doce e sem o gosto e o aroma de caramelo, e nem escuro demais pra não amargar.

Com cuidado, pois é muito quente, despeje o caramelo na fôrma do pudim e, segurando com pano seco, movimente pra forrar totalmente o fundo e as laterais com uma camada de caramelo.

Passe o creme preparado por uma peneira pra descartar os grãos de café.

Junte os ovos passando pela mesma peneira e misture com um batedor de arame até conseguir um creme liso e homogêneo.

Despeje o creme na fôrma caramelizada e coloque a fôrma na assadeira do banho-maria com a água fervente ao redor.

Asse por mais ou menos 1h, até que o pudim esteja firme e dourado na superfície (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Espere esfriar, leve à geladeira por umas 6h pra firmar e gelar.

Desenforme sobre um prato de bordas altas e sirva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *