Adicionar à minha lista

Receita de picolé salada de fruta

Ana Bacellar picolé de salada de fruta 1

A receita de picolé salada de fruta é fácil de preparar e super refrescante, perfeita pra aqueles dias de calor pra valer.

Além do mais, além da banana, que é importante pra dar cremosidade ao picolé, as frutas podem variar, dá pra usar aquelas maduras que todo mundo que gosta de frutas tem em casa. Por isso, na relação de ingredientes, coloquei a quantidade de banana e pedi 2 xícaras da fruta ou do mix de frutas que quiser.

O picolé fica delicioso tanto com frutas tropicais, como papaia, abacaxi e manga, como com morango, mirtilo, framboesa. Dá pra variar bastante e sempre ter picolés diferentes no freezer.

Dependendo da doçura das frutas, nem será necessário acrescentar açúcar. Só mesmo experimentando pra saber e ajustar, pois cada fruta é uma. Se quiser adoçar, use açúcar comum (o mascavo mascara bastante o sabor das frutas e o demerara não dissolve direito) ou um pouco de mel, que deixa a receita mais chiquezinha.

O preparo da receita de picolé salada de fruta não poderia ser mais simples, só bater no liquidificador ¾ das frutas até obter uma pasta grossa e experimentar pra acertar a doçura, depois juntar as frutas restantes picadinhas.

Em seguida, como acontece com todo picolé colocar nas forminhas, vendidas até nessas lojas que eram de R$ 1,99, hoje são de pelo menos R$ 10,00, com aquelas tampas que já têm junto o palito. Mas se não tiver um ou dois conjuntos de forminhas, basta improvisar com fôrmas de gelo.

Na falta de forminhas de picolé, use fôrma de gelo. Nesses casos, despeje o creme nas cavidades (normalmente dá pra preparar uns 24 cubinhos), leve ao freezer por uma hora, ou até começar a firmar, então espete uma pazinha de madeira pra sorvete ou mesmo uma colher de café no centro e volte pro freezer por mais umas três horas, então desenforme e sirva. Em forminhas de picolé, o creme leva umas seis horas pra firmar.

Quanto à quantidade de picolés, ela pode variar um pouco pelo tamanho das forminhas.

No freezer, os picolés ficam perfeitos por 1 semana.

Se quiser outros sabores, confira a receita do de banana, iogurte e morango, coco, iogurte com figo e mel, abacate e chocolate com avelã.

receita de picole salada de fruta

Ingredientes

  • 2 bananas maduras, das nanicas de preferência
  • 1 manga
  • 2 rodelas de abacaxi
  • ½ papaia
  • 2 colheres (sopa) de açúcar ou de mel (ou a gosto)

Preparo

Corte meia banana, 1/3 da manga, 1 rodela do abacaxi e 1/3 do papaia em cubinhos e reserve.

Bata as frutas restantes no liquidificador até obter um creme liso.

Misture as frutas picadas ao creme e acrescente o açúcar ou mel.

Preencha de 6 a 8 forminhas pra picolé e leve ao freezer por pelo menos 6h, ou até por uma semana.

Se for usar fôrmas de gelo, preencha as cavidades com o creme (normalmente a receita rende uns 24 cubos), leve ao freezer por 1h, ou até começar a firmar, então espete um palito ou uma colher pequena no centro e volte pro freezer por mais umas 3h, então desenforme e sirva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *