Adicionar à minha lista

Receita de pãozinho rápido e delicioso

Outra versão do pão de minuto

Ana Bacellar receita de paozinho rapido e delicioso

Aqui vai a mais uma receita de pãozinho rápido e delicioso. Essa eu aprendi quando tinha 17 anos e passei um tempo com uma família americana em Petaluma, na Califórnia. Eles sempre faziam esses biscuits – como chamam os nossos pãezinhos de minuto – pra acompanhar refeições e pro café da manhã mais tranquilo dos finais de semana e diziam que era a receita preferida de uma amiga do sul.

Eles vão bem com manteiga simples ou manteigas temperadas, geleia de morango, geleia de jabuticaba, geleia de maçã, mel (adoro os da Mbee), ricota cremosa caseira, queijos, com o molhinho de um grelhado e muito mais. Fazem bonito tanto na cesta do café da manhã, do lanche ou da mesa do almoço ou do jantar.

Ao contrário da receita de pãozinho de minuto da minha infância e que a minha mãe sempre fez em casa, esse aqui leva pouca manteiga e um tanto de óleo (uso o óleo vegetal que tenho em casa, normalmente milho ou girassol). O óleo entra de um jeito um pouco diferente, vai na base da assadeira, fazendo uma camada farta, que na hora parece exagerada, mas é por conta dela que os pãezinhos ficam com um crocante delicioso por baixo.

Por cima eles também douram e ficam com uma crosta leve por conta do óleo, pois ao colocar cada disco de massa na assadeira, é preciso lambuzar no óleo dos dois lados. Também é muito importante, importante mesmo, usar uma assadeira bem pequena e colocar os discos de massa bem próximos, assim eles crescem colados uns aos outros e ficam macios nas laterais.

A receita de pãozinho rápido e delicioso fica pronta num piscar de olhos e dá melhores resultados quando preparada com as mãos e não com a batedeira, pois quanto menos se trabalha a massa, mais leves os pãezinhos.

Pra preparar a massa, basta misturar os secos – farinha, fermento, sal e bicarbonato – numa tigela, juntar a manteiga e esfarelar com as pontas dos dedos até conseguir uma farofa, então juntar o leite e o limão e trabalhar até chegar a uma massa macia e que se solte das mãos. A massa fica mesmo um pouco grudenta, é preciso resistir à vontade de juntar mais um pouco de farinha, já que com mais farinha o pãozinho fica mais pesado.

Massa pronta, chega a hora de moldar os pãezinhos. Eu costumo polvilhar uma tábua com um pouco de farinha pra sujar o mínimo de espaço, abro a massa formando um retângulo só apertando com a palma da mão até ficar com uns 2 cm de espessura, então dobro o retângulo em 3 como se fosse uma carta, e pressiono de novo com a palma das mão até conseguir um retângulo do tamanho inicial. Depois, corto a massa usando um cortador liso de uns 4 a 5 cm de diâmetro, ou com a borda de um copo já polvilhada com farinha, junto as rebarbas, abro de novo e corto até terminar. Aí é só colocar na assadeira já com o óleo, virar pra lambuzar os discos de todos os lados e assar no forno quente, uns 200ºC (alto), por uns 12 a 15min.

Quer dizer, ligo o forno e, enquanto ele aquece por uns 15min, eu separo os ingredientes, preparo e corto os discos. Então, levo a assadeira ao forno e, depois de no máximo 15min, tenho pãezinhos deliciosos pra servir.

Como acontece com qualquer pãozinho rápidos, que leva fermento químico e bicarbonato, e não fermento biológico, ele fica bem mais gostoso ainda quente e no dia em que preparado, mas dá pra aquecer no forno ou na torradeira no dia seguinte. É por isso que preparei uma receita pequena, o quanto basta pra um dia. E como é fácil, dá pra fazer de novo e de novo quando quiser.

Mais uma boa receita pra fazer com crianças.

Ingredientes

  • ½ xícara de óleo vegetal (120 ml)
  • 2 e ¼ de xícaras de farinha de trigo, aproximadamente (270 g)
  • 1 e ½ (chá) de fermento químico
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio
  • 1 e ½ colher (chá) de sal
  • 25 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 1 xícara de leite (240 ml)
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão (30 ml)

Preparo

Aqueça o forno a 200ºC (alto).

Separe uma assadeira pequena, de uns 16 cm de diâmetro ou de uns 18×20 (quanto menor, mais altos e fofos ficarão os pãezinhos por dentro).

Despeje o óleo todo na base da assadeira e movimente pra conseguir uma camada uniforme. Reserve.

Numa tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Junte a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até conseguir uma farofa grossa.

Acrescente o leite e o suco de limão e misture apenas o bastante pra juntar os ingredientes, sem se importar com o fato da massa continuar ainda um pouco mole e grudenta.

Polvilhe uma superfície com farinha sem exagerar, pois quanto mais macia a massa, mais leves os pãezinhos.

Achate a massa com a palma das mãos até ficar com uns 2 cm de espessura, então dobre a massa em 3 como uma carta e achate de novo até ficar com uns 2 cm de espessura. Corte a massa em discos usando um cortador liso de uns 4 a 5 cm de diâmetro, ou com a borda de um copo já polvilhada com farinha, junte as rebarbas, abra de novo e corte até terminar.

Coloque os discos na assadeira já com o óleo e vire pra lambuzar os discos de todos os lados.

Asse por uns 12min, até que os pãezinhos estejam crescidos e dourados.

Retire da assadeira e sirva com manteiga, requeijão, mel, geleia ou acompanhando a refeição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *