Adicionar à minha lista

Receita de pãozinho de milho

Ana Bacellar Receita de pãozinho de milho

A receita do pãozinho de milho tem o gosto e a textura do fubá, que eu adoro.

Vai bem a qualquer hora! Fica delicioso com manteiga, requeijão, queijo, geleia, acompanha saladas, sopas, ensopados e pratos com carnes variadas. Testei muitas receitas e concluí que os pãezinhos preparados só com fubá ficam mais secos e os que são feitos com fubá e trigo são mais úmidos. Fiz receitas só com iogurte, só com leite, mas com uma mistura de leite e creme de leite o pãozinho ficou mais saboroso e mais úmido.

Quem gosta de erva-doce, pode acrescentar 1 colher (chá) de erva-doce à massa.

Normalmente, uso forminhas médias pra muffin ou as minhas queridas fôrmas de ferro com formato de espigas de milho bem pequenas e grandes, que dão pãezinhos charmosos, muito crocantes e tostadinhos.

Não é muito fácil dizer quantas espigas é possível fazer com a massa abaixo, pois elas variam muito em tamanho e profundidade. Por exemplo, usando a minha fôrma de espiga grandes, consigo uns 10 pãezinhos. Como essas fôrmas de espiga costumam ter de 4 a 6 cavidades, eu asso uma rodada, desenformo e repito a operação até a massa terminar. Assim, o tempo de preparo da receita aumenta um pouco).

Mais uma coisa sobre as fôrmas de ferro: o ideal é levar a fôrma vazia e sem untar ao forno bem quente por uns 10min. E então retirar a fôrma do forno, pincelar bem com manteiga, preencher as cavidades com a massa. Cuidado ao encher demais pra não transbordar. Asse uma rodada (nas primeiras vezes em que se usa a fôrma, é normal que a massa grude um pouco, mesmo untando, mas depois ela começa a não colar tanto)!

Os clientes do Lá da Venda adoram as “espiguinhas”, que fazem parte do buffet café da manhã de fazenda do final de semana.

Ingredientes

  • 50 g de manteiga
  • ¾ de xícara (chá) de fubá (80 g)
  • 2/3 de xícara (chá) de farinha de trigo (80 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/4 de xícara (chá) de açúcar (35 g)
  • 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 2 ovos
  • 1/2 de xícara (chá) de leite (120 ml)
  • 1/3 de xícara (chá) de creme de leite (80 ml/g, pode ser de caixinha)
  • Manteiga pra untar

Preparo

Derreta a manteiga e deixe esfriar. Aqueça o forno a 200ºC (alto) e unte com manteiga umas 12 fôrmas médias pra muffin ou a fôrma de espiga já aquecida no forno por uns 10min (nesse caso, será necessário assar várias rodadas).

Numa tigela média, misture o fubá, a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Numa outra tigela, misture os ovos, o leite, o creme de leite e a manteiga, despeje sobre os ingredientes secos e mexa com uma colher de pau apenas o bastante para ligar tudo, sem se preocupar muito com os grumos miúdos.

Coloque a massa nas forminhas sem encher demais e asse por 30min, até crescer e dourar.

Retire do forno, aguarde 5min e desenforme. Sirva com manteiga ou requeijão.

6 Comentários

  1. 1
  2. 3
    • 4

      Silvana, bom dia! Se você estiver utilizando fôrmas de ferro, de qualquer formato, é fundamental aquecer para conseguir a crosta crocantíssima. Se for usar fôrma de alumínio comum, basta untar bem, polvilhar com fubá e assar no forno já aquecido.
      Conte pra gente como ficou.
      Abraço, Helô

  3. 5
    • 6

      Elizabeth, boa tarde!
      Ela é mesmo linda, faz parte da coleção da cozinha da Helô. A gente adora utensílios de cozinha.
      Continue seguindo o Na Cozinha da Helô, temos sempre novidades.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *