Adicionar à minha lista

Receita de pão de leite

Ana Bacellar pão de leite

Se tem uma coisa que eu acho linda é uma assadeira cheia de pãezinhos de leite redondos e grudadinhos, daqueles que quando a gente puxa soltam pedaços de miolo macio. Isso acontece porque os pãezinhos assam bem próximos na assadeira e grudam uns nos outros quando crescem.

Preparo essa receita de pão de leite sempre que me dá vontade de comer um pão macio, saboroso e levemente adocicado. Dependendo do dia, e da vontade, preparo pãezinhos ou um pão grande pra servir em fatias.

O fato é que pão de leite vai bem no café da manhã, no lanche da tarde, como aperitivo (costumo fazer menores) e acompanhando uma refeição e combina com manteiga, requeijão, mel, geléia, queijo, ricota cremosa caseira, presunto ou salame, pois são ótimos pra sanduíches, inclusive pra festas de aniversário.

Os pãezinhos ficam mais bonitos quando dourados na superfície e, pra conseguir o efeito, costumo pincelar antes de assar com gema diluída num pouquinho de água.

Quando os pãezinhos sobram e endurecem, costumo fazer torradas amanteigadas. Pra fazer as torradas, basta cortar os pãezinhos em fatias de 1 cm de espessura, espalhar as fatias numa assadeira, pincelar com manteiga derretida, salpicar com sal e levar ao forno baixo (uns 160º, não mais porque a casquinha dourada pela gema começa a queimar) pra secar e dourar.

Você também pode aprender o nosso pão maravilhoso na panela de ferro.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de leite morno (240 ml)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente 480 g)
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1 ovo
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente
  • Óleo vegetal pra untar
  • 1 gema dissolvida em 1 colher (sopa) de água pra pincelar

Preparo

Numa tigela média, misture o leite, o açúcar, o fermento, mais ou menos 1 xícara (chá) de farinha e deixe descansar por uns 10min, até espumar.

Junte o sal, o ovo, a manteiga e, aos poucos, vá acrescentando mais farinha e trabalhando até conseguir uma massa macia e que se solte das mãos. Sove a massa por uns 5min, até que esteja mais lisa e elástica.

Coloque a massa numa tigela grande untada com óleo, cubra com filme e deixe crescer em temperatura ambiente por umas 2h, até dobrar de volume.

Unte com óleo uma assadeira média.

Divida a massa em 12 partes e molde uma bola com cada uma. Coloque as bolas na assadeira, deixando no máximo 1 cm de espaço livre entre elas.

Cubra de novo com filme e deixe repousar por mais 1h em temperatura ambiente, até dobrar de volume.

Quando faltarem uns 10min pra completar o tempo, aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Pincele os pãezinhos com a gema e leve ao forno pra assar por 15 a 20min, até que estejam bem crescidos e dourados.

Retire do forno, aguarde 10min e, com a ajuda de uma espátula, solte a placa de pãezinhos e retire da assadeira.

Sirva com manteiga, requeijão, mel, geleia, queijo, ricota cremosa caseira e frios.

12 Comentários

  1. 1
  2. 3
    • 4

      Josi, boa noite!
      A textura é mesmo deliciosa, a gente faz esse pão direto em casa e todos adoram. Sal é sempre muito pessoal, além das medidas sempre variarem um pouco (tamanho das colheradas etc,,,). Será que a manteiga não era salgada? Se você gostou da massa, experimente fazer de novo com metade do sal, o que acha? Depois conte pra gente. Abraços, Ana e Helô

  3. 5
    • 6

      Paula, bom dia!
      A gente faz esse pão em casa pelo menos uma vez por semana e todos adoram. O importante é deixar a massa com apenas a quantidade de farinha sugerida, quem coloca mais (e acontece) fica com um pão mais duro.
      Depois conte pra gente!
      Abraços, Ana e Helô

  4. 7

    Olá, Helo!
    Qual é a quantidade, em gramas, de fermento biológico seco? Existe uma proporção de fermento para farinha ou de fermento para quantidade de líquido?
    Eu só tenho a embalagem de pote, a qual vem 280g (estou na Austrália).
    Obrigada.

    • 8

      Marthiella, boa tarde!
      Bom saber que você, da Austrália, está seguindo e se divertindo Na Cozinha da Helô.
      São 10 gramas, use 1 colher (sopa). Como os fermentos biológicos têm marcas diferentes pelo mundo, se você testar e achar que o sabor de fermento ficou forte, diminua um pouquinho (para 2 colheres de chá) numa próxima vez.
      Conte pra gente e escreva quantas vezes precisar.
      Um abraço, Ana e Helô

  5. 9

    Oi, querida!! Obrigada! por suas receitas deliciosas. Fiz esse pão hoje e a única diferença para os seus e o seu processo (mostrados no vídeo) é que quando pincelei a gema diluída, com pincel culinário, eles murcharam, como se eu os tivesse furado. E assim, não cresceram tanto, ficaram achatados. Errei como?

    • 10

      Anabella, boa tarde!
      Bom saber que você está gostando do Na Cozinha da Helô. Tudo é feito com muito carinho e muita dedicação e mensagens como a sua são deliciosas.
      Estava muito calor por aí? Às vezes, com o tempo muito quente, a massa cresce muito e acaba desmontando um pouco, pois falta um pouco de estrutura (o mesmo acontece quando se assa alguma coisa em forno alto demais). Pelo que senti, cuidado e atenção você teve de sobra!!
      Tente de novo e vá contando pra gente (pergunte quando quiser).
      Abraços, Ana e Helô

  6. 11
    • 12

      Adriane, bom dia!
      Que notícia gostosa pra começar a semana. A gente faz de tudo pra ter receitas saborosas, simples de seguir passo a passo e conseguir chegar a um resultado que deixe todo mundo feliz.
      Conte sempre pra gente!
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *