Adicionar à minha lista

Receita de pãezinhos de tomate

Ana Bacellar Pãezinhos de tomate

A receita de pãezinhos de tomate é deliciosa. Eles são perfumados, têm a cor linda e o sabor intenso do tomate. São perfeitos pra servir como aperitivo, acompanhar a refeição, servir no lanche com manteiga ou requeijão ou pra montar sanduíches com presunto cru, pastrami, rosbife, salame, fatias de queijo e folhas de alface ou, pra conseguir um sanduíche puro tomate, basta abrir todos eles ao meio e rechear com a pasta de tomate, queijo fresco e manjericão.
É bom quentinho saindo do forno ou em temperatura ambiente e mesmo no dia seguinte (eu aqueço na torradeira e fica delicioso).

Os ingredientes não poderiam ser mais simples, extrato de tomate, um pouco de orégano, parmesão ralado e azeitonas verdes.

Aqui vai uma versão utilizando o super clássico extrato de tomate Elefante que dá um sabor bem intenso e delicioso de tomate, pois é puro tomate com iogurte, mas, se preferir, substitua os dois ingredientes por 1 xícara de molho pronto de tomate.

Sirva a receita de pãezinhos de tomate quentes, mornos ou em temperatura ambiente. Com ricota fresca cremosa temperada com sal, azeite e pimenta eles ficam deliciosos.

Pãezinhos de tomate

Ingredientes

  • 2 e 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo (aproximadamente 300 g)
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 3/4 de xícara de iogurte natural (normalmente 1 copinho)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/3 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado (35 g)
  • 1 colher (chá) de folhinhas de orégano fresco ou seco
  • 1 colher (sopa) de azeitona verde picada (40 g)
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 ovo

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto) e separe uma assadeira média, não precisa untar.

Coloque todos ingredientes numa tigela e misture tudo, mexendo o mínimo possível, sem se importar em deixar a massa homogênea (quanto mais a massa for trabalhada, mais pesados serão os pãezinhos). A massa deverá ficar um pouco grudenta e apenas começando a firmar, portanto resista à tentação de juntar mais farinha.

Polvilhe as mãos e uma superfície com farinha, que já será suficiente pra acertar a consistência da massa. Abra a massa apertando com a palma da mão, ou com um rolo polvilhado com farinha, até ficar com mais ou menos 1,5 cm de espessura.

Corte os pães em quadrados ou discos de uns 5 cm e espalhe na assadeira deixando um espaço livre entre eles.

Asse por uns 12min, até que os pãezinhos estejam bem crescidos e dourados de todos os lados.

Sirva os pãezinhos quentes, mornos ou em temperatura ambiente. Sirva os pãezinhos quentes, mornos ou em temperatura ambiente.

Com ricota fresca cremosa temperada com sal, azeite e pimenta eles ficam deliciosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *