Adicionar à minha lista

Receita de muffin de chocolate

Ana Bacellar receita de muffin de chocolate

Quer uma receita de muffin de chocolate delicioso? Esse muffin de chocolate, que leva chocolate em pó e chocolate em barra derretido na massa e mais pedacinhos de chocolate que ficam espalhados pelo meio, é tudo de bom. É aquela receita que a gente faz, refaz e faz de novo e não cansa.

Um muffin de chocolate é aquele tipo de bolinho na medida certa pro café-da-manhã, pro lanche da tarde ou pra quando a gente precisa comer alguma coisa (nem que seja só metade, ficando a outra metade pra mais tarde).

A massa é só de misturar com um batedor de arame até ficar homogênea e com uma espátula no final, só mesmo pra incorporar o chocolate picado. O óleo e o iogurte fazem com que a massa fique muito leve e macia.

As quantidades são pequenas e a massa rende 6 bolinhos médios, que costumam ser suficientes pra um ou dois dias, a não ser que a casa esteja cheia de gente e as crianças devorem tudo em minutos. Se for o caso, dá pra dobrar a receita de muffin de chocolate.

Como o processo é simples, a receita é bem fácil de fazer e o tempo no forno é curto, não vale a pena fazer um monte de uma vez e guardar por alguns dias, pois vão ressecando com o passar do tempo (ficam perfeitos por até 3 dias). Melhor uma receita desse tamanho num dia, comer em 2 a 3 dias, e depois fazer de novo se a vontade de comer muffin de chocolate persistir, ou preparar algum outro muffin pra variar (a gente adora os muffins pra todo dia e os muffins com mirtilo e farofa crocante). Aliás, se você gostar do assunto, vale a pena ler o texto que vem antes da receita dos muffins pra todo dia, pois dicas não faltam.

A gente usou chocolate em pó tradicional e chocolate meio-amargo também básico, daqueles bem simples de encontrar, mas é claro que também dá pra usar um cacau em pó mais intenso e um chocolate incrível.

Se quiser, acrescente 1 colher (chá) de essência de baunilha (veja o nosso post essências incríveis e prepare a sua essência em casa, é tudo de bom). Baunilha e chocolate combinam bem, mas aqui ela ficou meio que opcional, depende da vontade de ter o sabor e o aroma do chocolate de um jeito mais intenso.

Se decidir usar forminhas de papel e descartáveis especiais pra muffins (aqui chamadas de forminhas pra cupcakes grandes), separe uma assadeira de metal com cavidades e coloque uma forminha em cada uma, assim a massa não pesa e não derrama (nesse caso, sirva os muffins nas próprias forminhas e cada um descarta a sua na hora de comer). Se preferir, use as fôrmas pra muffin de silicone ou prepare direto na fôrma de metal (nesse caso, unte cada cavidade com manteiga e polvilhes com farinha, ou use spray desmoldante.

A massa vai até uns ¾ da forminha, não mais, pois ela cresce no forno, dá o formato tradicional ao muffin e não derrama.

Eles levam uns 20min pra assar e é importante retirar a assadeira do forno assim que estiverem se soltando das laterais e firmes, mas ainda bem fofos e macios quando se toca a superfície. Se assarem por mais tempo, perderão parte dessa fofura.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de farinha de trigo (60 g)
  • 1/3 de xícara de chocolate em pó (40 g)
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ¾ de xícara de açúcar mascavo (150 g)
  • 200 g de chocolate meio-amargo grosseiramente picado
  • 1/2 xícara de iogurte (100 g)
  • ½ xícara de óleo (120 ml)
  • 2 ovos
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar (ou spray desmoldante) se não for utilizar forminhas de papel ou de silicone

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Separe 6 forminhas médias de papel pra muffins/cupcakes e coloque cada uma delas numa das cavidades de uma assadeira especial pra muffins. Se for assar direto na assadeira, unte bem as cavidades com manteiga e polvilhe com farinha (ou use spray desmoldante) ou use 6 forminhas de silicone.

Pra massa, coloque numa tigela média a farinha, o chocolate em pó, o sal, o bicarbonato de sódio e o açúcar e misture bem com um batedor de arame.

Divida o chocolate picado ao meio. Derreta metade do chocolate no micro-ondas por mais ou menos um minuto ou em banho-maria.

Coloque o chocolate derretido, o iogurte, o óleo e os ovos na tigela da massa e misture com um batedor de arame até conseguir uma massa lisa e encorpada, depois incorpore o chocolate picado.

Divida a massa entre as forminhas sem ultrapassar ¾ da altura e asse por mais ou menos 20min, até que os muffins estejam perfumados, crescidos, brilhantes e firmes, mas ainda bem fofos.

Retire a assadeira do forno, aguarde 5min e, com cuidado, solte os muffins das cavidades. Se as forminhas forem de silicone, espere esfriar antes de soltar, pois os bolinhos são frágeis. Se elas forem de papel, mantenha os muffins nas forminhas pra que cada um descarte a sua no momento de saborear.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *