Adicionar à minha lista

A melhor receita de licor de jabuticaba

Aqui vai a melhor receita de licor de jabuticaba. Licor caseiro é coisa de antigamente, de casa de avó ou de bisavó, que vai à mesa numa bandeja com toalhinha de crochê, numa garrafa linda de vidro ou de cristal rodeada por tacinhas ou copinhos também lindos. Licor não é coisa pra tomar todo dia, mas sim pra encerrar refeições especiais. Não é bebida que se bebe em grandes quantidades, mas sim doses pequenas.

Licores de frutas têm tudo a ver com o meu jeito rústico e “do campo”. Têm a ver com as estações, com o aproveitar a colheita ao máximo, por isso encantam. Se é pra servir um licor, que seja um feito em casa e preparado com frutas nossas, é outra coisa, outra emoção.

Eles não precisam ser melados de doce, nem fortes demais, podem ser doces na medida certa e delicados, deliciosos mesmo.

Quando fui atrás de versões com jabuticaba, a nossa frutinha querida, doce e azedinha na perfeição, vi um pouco de tudo. Achei receitas simplérrimas, que apenas diziam pra colocar frutas esmagadas numa garrafa com açúcar e cachaça, mexer e deixar descansar por uns 3 meses (experimentei e achei com pouco sabor de fruta e álcool agressivo). A maior parte das receitas pedia pra deixar frutas esmagadas ou inteiras num pote com cachaça, vodka ou álcool de cereais por 15 a 30 dias, então peneirar, misturar uma calda de açúcar e então servir (o licor já ficou melhor, mas ainda faltava alguma coisa).

Outras alternativas falavam pra colocar jabuticabas inteiras ou esmagadas num pote com açúcar pra fermentar por 15 a 30 dias, pra então peneirar, juntar a cachaça e servir (também ficou bom, mas achei o álcool muito marcante e poderia ser melhor). Aí vi uma sugestão de mesclar técnicas, resolvi experimentar, dei umas mexidas e cheguei à versão de um licor bem equilibrado, nada agressivo e com muito sabor, perfume e uma cor linda. Ele se desenvolve por um mês e de duas formas, que se juntam no final.

A receita de licor de jabuticaba nem ao fogo vai, não se leva mais de 30min pra preparar. Apenas o descanso é de um mês, mas não é preciso fazer absolutamente nada durante esse tempo, além de sonhar com o primeiro gole. Depois do repouso, basta peneirar, colocar tudo na garrafa e servir. Se quiser deixar descansar por mais um mês, o licor fica ainda melhor e se conserva bem por uns seis meses.

Dá pra servir em temperatura ambiente, gelado, puro ou até como “kir royale” bem brasileiro. É só colocar uma dose do licor numa tacinha e completar com um espumante, muito bom.

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de jabuticaba madura, inteira, lavada e seca (600 g)
  • 1 xícara (chá) açúcar (150 g)
  • 1 xícara (chá) de cachaça (ou gim, ou vodka ou álcool de cereais - aproximadamente, 240 ml)

Preparo

O processo leva um mês, mas não dá trabalho algum, é muito simples.

Separe um vidro médio, lave e seque bem.

Alternando camadas e pressionando pra deixar tudo bem junto, coloque no pote 3 xícaras de jabuticaba e o açúcar.

Feche com filme e só posicione a tampa por cima, sem fechar pra valer, pois tudo vai fermentar e pode vazar.

Coloque uma etiqueta no pote com a data.

Num pote menor, coloque a xícara restante de jabuticaba e a cachaça, que deve cobrir totalmente as bolinhas (se necessário, acrescente mais um pouco de cachaça). Feche também com filme.

Coloque os dois potes num armário, pois devem ficar no escuro, e deixe tudo descansar, sem mexer, por um mês.

Ao final do tempo, abra os dos potes. Com muita delicadeza, pois quanto menos se agita a mistura fermentada de jabuticaba com açúcar, menos se oxida e melhor a qualidade do licor e melhor a durabilidade, descarte as bolinhas, que estarão totalmente ocas, e passe o líquido arroxeado pra uma garrafa limpa e transparente (a cor é tão linda que merece aparecer). Descarte também as bolinhas do pote da cachaça e transfira o líquido pra mesma garrafa.

Feche a garrafa, movimente pra misturar (nessa hora, como o álcool já estará incorporado, não há mais tanto risco de oxidação).

O licor poderá ser servido imediatamente, mas depois de mais um mês ele estará ainda melhor. É normal juntar um sedimento no fundo da garrafa.

249 Comentários

  1. 1
    • 2
    • 3

      Olá Helô, primeiramente sinto muitíssimo por sua filha! Que Deus conceda refrigério ao seu coração!
      Agora quanto ao licor, gostaria de saber o tempo de validade! Estava pretendo fazer uma bebida mais artesanal para comercializar. Não sei se essa receita daria! Mas tô ansiosa por fazê-la..
      Obrigada..

      • 4

        Mary, boa noite!
        Muito obrigada pelo carinho nesse momento tão triste da minha vida.
        Estou tentando seguir, mas é muito sofrido …
        Quanto ao licor: a receita é deliciosa e o licor costuma fazer muito sucesso. Como você está pensando em comercializar, acho que o ideal seria buscar informações sobre validade e armazenamento adequados em portais como Sebrae e com pessoas que tenham formação em nutrição e conservação de alimentos.
        Pra uso doméstico, já tive licor que ficou perfeito por 3 meses fora da geladeira e por 6 meses na geladeira, mas isso tudo depende das condições de esterilização das garrafas, do armazenamento em lugar protegido da luz.
        Estarei sempre por aqui.
        Abraços, Helô

  2. 5

    eu tô meio com dúvida nesse processo, as bolinhas com açucar não vão gerar fungos? e o pote deve ser tampado com plástico filme de que forma, pra não entrar ar?

    • 6
      • 7
      • 8

        Faça tudo com o máximo de higiene que não tem perigo. Passe alcool 70 no vidro e utensílios antes se quiser paz de espírito. Esse processo de fruta e açúcar se usa para fazer xarope desde muito antes da invenção da esterilização, não se preocupe. Há muita neurose infundada hoje em dia, as pessoas perderam suas raízes, e isso gera uma baixa ingestão de probióticos/fermentados, que tem cobrado seu preço em nossa saúde, porque as pessoas ficam com “nojinho”. A bisavó da Helô com certeza não esterilizava nada.

      • 10
        • 11
          • 12

            Eu tbm fiz e fica divino o jeito que vc ensinou e exatamente o jeito que minha bisavô e vó fazia
            Na época da minha infância que maravilha poder lembrar isso vou passar essa receita para meus alunos

          • 13

            Olá, bom dia!
            Que gostoso saber que a receita ficou deliciosa e ainda trouxe lembranças os licores das suas avó e bisavó. Cozinhar envolve sensações deliciosas! Agora, a receita já faz parte da sua cozinha.
            Continue aqui com a gente.
            Abraços, Ana e Helô

    • 14
    • 17
      • 18

        Janice, bom dia!
        Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
        O mofo provavelmente aconteceu pela presença de umidade do ar dentro do pote com açúcar e jabuticaba. Será que você cobriu a última camada de jabuticaba com açúcar e cobriu o pote com filme? Se as frutas ficam sem açúcar por cima elas demoram mais pra soltar os sucos e podem começar a azedar, e o ar traz umidade e faz embolorar. A fermentação só acontece direito se tudo ficar nem protegido do ar e da luz.
        Que tal experimentar mais uma vez? Vai dar certo.
        Continue aqui com a gente.
        Abraços, Helô

    • 19
      • 20

        Carla, bom dia!
        Será que você espalhou uma última camada de açúcar sobre as jabuticabas e cobriu o pote com filme? Sem o açúcar por cima a última camada de jabuticabas fica exposta no início, não junta líquido e pode mesmo embolorar. E também é essencial cobrir com filme para conseguir que a fermentação aconteça sem a umidade do ar.
        Experimente dessa forma e depois conte pra gente.
        Abraços, Helô

  3. 21
  4. 23

    Nossa, muito boa a receita, mas a sua impressão sobre as outras formas de preparar foi muito elucidativa pra eu decidir por essa. Tb não gosto do sabor forte se álcool! Esperando a próxima temporada das Jabuticabas. Obrigada, Helô!

  5. 26
  6. 28

    Ola Helo, você disse que se descansar por mais um mês fica melhor ainda. Minha dúvida: deixa direto por dois meses os dois potes curtindo ou após coar e misturar, deixa por um mês mais antes de consumir. Super obrigada! Marta

  7. 30
    • 31

      Mônica, geralmente rende uns 750 ml, mas depende muito da jabuticaba: se estiverem bem suculentas elas renderam mais, se forem mais cascudas e secas, mais polpa, darão menos suco. Beijos!

  8. 32
  9. 34
  10. 36

    Olá Helô!
    Sua receita é simplesmente PERFEITA!
    Fiz o licor ano passado e ele fez o maior sucesso. Estou aguardando ansiosamente as jaboticabas pra fazer mais… Obg!
    Abraço!

    • 37
      • 38

        Olá Helô!
        Olha eu aqui de novo, e festejando a temporada das jabuticabas c a sua receita “MARAVILHOSA”. Já estou a todo vapor fazendo o licor pras festas de fim de ano.
        O melhor licor da Vida!
        Obrigada por compartilhá-la! Bjão!

  11. 39
  12. 41
    • 42
      • 43

        Oi, Helo!
        Acabei de ver a sua receita e abaixada para testá-la. Venho testando outras receitas há um tempo, mas nunca ficou do meu total agrado.
        Pergunta:
        Se eu quiser fazer a sua receita, mas usando outras frutas (aonde eu moro não tem jabuticaba, infelizmente), como morango, amora, framboesa ou o próprio abacaxi, por exemplo, você indicaria as mesmas medidas de açúcar e cachaça?
        Acredito que o processo possa ser o mesmo, não é?
        Espero que possa me dar uma luz! Obrigada por compartilhar a sua receita!

        • 44

          Gabriela, boa tarde!
          Um licor saboroso e com textura adequada não é muito fácil de conseguir. A gente testou muito até chegar à receita do licor de método da jabuticaba. É provável que a receita funcione da mesma forma com uva preta, que tem casca mais firme e rica em tanino. As frutas de polpa, como as amoras, pedem outros cuidados.
          Assim que der, a gente faz uns estudos e posta uma outra receita de licor, pode ser?
          Abraços, Ana e Helô

          • 45

            Olá, Helô e Ana!
            Acabei de ver a sua resposta. Hoje fiz a sua receita, mas usando mirtilo. Vamos ver como ficará o resultado, enviarei fotos! E por favor mais testes de licores! Animada!!! Abraço e obrigada

    • 46
  13. 47
  14. 48
  15. 52
    • 53

      Oi, Alessandra, geralmente rende uns 750 ml, mas depende muito da jabuticaba: se estiverem bem suculentas elas renderam mais, se forem mais cascudas e secas, mais polpa, darão menos suco. Beijos!

  16. 54

    Olá!

    Tenho 2 dúvidas, quais sejam:

    1- As jabuticabas devem ser colocadas inteiras ou abertas nos potes?
    2- Você fala na possibilidade de transbordar durante a fermentação. Caso isso aconteça, qual deve ser o procedimento?

  17. 56
  18. 58

    Olá, Helô. Tudo bem?
    Primeiramente, obrigado por compartilhar experiências gastronômicas.
    Uma dúvida sobre esta receita: ao invés de misturar o conteúdo dos 2 potes em um terceiro, posso colocar o conteúdo do pote com álcool no pote com açúcar, afim de evitar maiores problemas com mofo, e só depois descartar as frutas?

    • 59

      Oi, Léo! Não pode, o importante é justamente conseguir num pote a fermentação doce e no outro, o álcool pra depois misturar. Esse é o pulo do gato! Beijos

  19. 60

    Bom dia, pretendo fazer uma quantidade considerável de licor… Posso dobrar ou triplicar a receita nos potes, ou isso alteraria o sabor? Tenho 15kg de jabuticaba recém-colhidas e já estou enjoado de consumir in natura… Já mandei 10kg pra fazerem geleia, e agora estou com esses 15kg pra produzir licor… E a cachaça, qual recomenda?

    • 61

      Oi, Juliano! Pode triplicar sim! Na verdade, a questão é ter potes pra tudo isso, haha! Quanto a cachaça, recomendo uma de boa qualidade, mas comum. Depois me conta como ficou, hein! Beijos

  20. 62

    Posso fazer com sake !?
    E o açúcar , é melhor que seja refinado ou não interfere se for o cristal ou o demerara, e o mascavo daria interferência muito grande no sabor!?

    • 63

      Oi, Yara! Não sugiro usar o sake, mas se quiser, pode juntar um espumante, vinho, cachaça ou vodka. Quanto o açúcar, o cristal funciona melhor porque dilui aos poucos e de forma mais equilibrada, mas dá certo com o refinado também! Beijos

  21. 64
  22. 67

    Helô, bom dia! Já ouvi dizer que é bom colocar um pedaço de carvão junto a cada mistura para não formar fungo. Isso procede ou realmente não há necessidade? Grata!

  23. 69

    Fiz desta maneira o licor o ano passado, ficou otimo! vi em um video na internet se nao me engano. Para quem tem grande quantidade,a cada 1kg de jabuticaba vai +-100gramas açúcar. em um vidro grande coloque a jabuticaba e açúcar intwrcaladamente.Em um vidro menor, coloque jabuticaba e cubra com cachaça. o processo é o mesmo q fiz. a melhor receita! este ano meu armario esta cheio de vidros de jabuticaba hehehe.Daleee licor p ano todo!

    Uma dúvida, nao posso dacrar totalmente os vidros pq pode estourar?

    • 70

      Oi, Luciana! Lacrar não é bom, pelo menos no início, pois os gases da fermentação fazem força pra sair e a tampa pode estourar, então o filme é a melhor solução. Beijos

  24. 71
  25. 73
    • 74

      Oi, Milena! O licor se conserva bem por uns seis meses. E ele não precisa de geladeira, mas se você preferir servir o licor gelado ou como base pra drinks, pode colocar lá sem problemas! Beijos

    • 75

      Olá me tira uma dúvida por favor , fiz um licor assim para cada 2 litros de jabuticaba 1 litro de cachaça e 1 kilo de açúcar e deixei na garrafa em um lugar escuro , só q já faz mais de um ano lá guardado será q ainda presta ? Porq não mexi mais até agora

      • 76

        Denise, bom dia!
        Sinceramente, só abrindo, sentindo o aroma e dando uma experimentadinha pra saber. Uma vez, esqueci uma garrafa que acabou ficando num canto, como a sua, e o licor estava perfeito, justamente diante do açúcar, do álcool e da jabuticaba fermentada.
        Só não experimente se houver bolor, que significa que estragou, aí é lixo.
        Abraços, Ana e Helô

  26. 77

    Helo, acabei de preparar minhas misturas, fiz direitinho como explicou, ansiosa pra saber o resultado daqui 30 dias, rs
    Gratidão por esclarecer tão bem os diferentes processos. Bjs mando notícias daqui 1 mês rs

  27. 79
  28. 81
  29. 83

    Oi Helô, adorei a receita e a explicação, preparei o meu licor dia 29 e hoje fui conferir se estava tudo certo na questão de transbordar e reparei que no vidro da jabuticaba com açúcar está formando um pouco de fungo nas frutas do topo e tem também umas bolhas brancas. Como proceder? A receita vai ser perdida por conta disso?

  30. 85

    Obrigada por compartilhar essa receita e sua primorosa opinião sobre as outras. Eu vi várias formas e meu medo era que o gosto do álcool ficasse marcante, o modo como você descreveu as técnicas foi o que me fez decidir fazer a sua. Fiz hoje, coloquei dividido, tudo certinho e agora vou esquecer delas. Espero que dê certo, pois será meu presente de fim de ano para algumas pessoas.

  31. 87
  32. 89

    Olá Helô! E se eu não colocar o açúcar? Somente a fruta dentro da cachaça , qual a diferença d sabor? Ficará mais marcante ? Qual o papel d açúcar?
    Obrigado

    • 90

      Oi, Samuel! O açúcar é essencial pra fazer o licor! Só ele é capaz de causar a fermentação, sem ele, será apenas uma cachaça com sabor de jabuticaba. Beijos!

  33. 91

    Olá Helô amei achar vce gostei das receitas muito muito,estou experimentando fazer licor kkk já perdi até alguns,inclusive estou fazendo de jabuticaba e mandaram eu por uma medida de águá, hummmm agora fiquei com muita duvida pois vim verificar e achei sua pagina pode me ajudar?Obrigada.

  34. 93

    Helô, fiz as misturas em potes separados, não segui a receita a risca pq tinha jabuticaba demais, e sou exagerado, aparentemente está tudo certo preciso fazer a fusão, nessa parte q estou um tanto confuso, eu passo primeiro o do açúcar da peneira e descarto as frutas, e depois faço o mesmo com o do álcool, no final mesclo tudo? Fiz a mistura do açúcar num pote grande de palmito, não posso jogar simplesmente a mistura do álcool peneirando na mistura com açúcar e deixar curtindo as frutinhas do açúcar. Mais um mês já com o álcool?

    • 94

      Oi, Syllas! Um mês em 2 potes separadas, ai retire as bolinhas e misture os líquidos. Passando esse tempo, as bolinhas não servem pra mais nada. Beijos!

  35. 95

    Olá Helô,
    Tenho uma dúvida.:
    • Eu cubro o pote com o plástico filme, e não é preciso fazer nenhum furo no plástico, para que não corra o risco de estourar pela fermentação.?

    •Após o processo de fermentação, eu irei coar as jabuticabas que estao no açúcar e adicionar no que já coei que estava na bebida alcoólica.?

    • 96

      Oi, Carla! Não precisa fazer furo, o plástico é maleável, a tampa fechada que pode dar problema. E sim, você vai coar, assim todas as bolinhas vazias vão ser descartadas e os líquidos a gente mistura. Beijos

  36. 97
  37. 99
  38. 102

    Essa receita é maravilhosa! Fiz ano passado e hj estou fazendo novamente, dessa vez com o triplo de fruta pra não acabar tão rápido rs. A proporção de açúcar e cachaça é perfeita.

  39. 104
  40. 108
  41. 110
  42. 112

    Oi Heloísa, as jabuticabas que vão junto com a cachaça devem ser inteiras ou devo estourá-las? Não sou muito fã de cachaça, vi que vc sugere usar espumante ou vodka tbm. Vc acha que com essas bebidas fica mais suave? Devo usar as mesmas proporções da cachaça? Obrigada!

    • 113

      Oi, Maida! Não precisa estourar. E o gosto da cachaça não fica forte, mas com vodka da certíssimo e é mais neutro usando as mesmas proporções. Beijos!

  43. 115

    Fiz essa receita e o licor ficou maravilhoso!! Eu estava com medo de fungar as jabuticabas com açúcar e do álcool (vodka) retirar aquele amargo da casca, mas deu super certo! O cheiro delas fermentadas estava perfeito e é a primeira vez que tomo um licor realmente do meu gosto, que não é apenas álcool ou doce de mais. Sabor e aroma equilibrados. Não sou de comentar em páginas, mas essa receita vale a pena!

  44. 117
  45. 119
  46. 121
  47. 123

    Bom diaaa Helô tudo bem?
    Sua receita é sensacional… Eu fiz dia 27 do mês passado e já completou 1 mês. Finalizei a receita após os 30 dias e ficou simplesmente maravilhoso!

  48. 125

    Finalmente ficou pronto, muito obrigado pelas dicas! Usei pinga de um alambique próximo, separei em 3 partes, houve formação de fungos em um dos recipientes com açúcar, e o açúcar não derreteu por completo, ficou mais ou menos 1/3 no fundo em todos, mas o gosto ficou bom. Também não transbordou e não vi formação de gás, mas dava para sentir um cheiro bom durante a fermentação, então acho que estava acontecendo alguma coisa :). Ainda não decidi se misturo o conteúdo do recipiente que mofou, o que você acha? Seguem fotos do processo para quem quiser se inspirar: https://photos.app.goo.gl/2N1tGdd52tueqHqN6

    • 126

      Oi, William! Às vezes a gente não vê o gás, mas ele com certeza existe! Quanto ao recipiente que embolorou, não tenho como dar certeza de que está ok, só experimentando pra saber mesmo. Beijos! p.s. obrigada por compartilhar suas fotos!

      • 127

        Misturei tudo, ficou bom. Experimentei e ainda não morri. Perfumado, azedinho, doce e adstringente, quente, mas sem ardência de álcool. Espero não ter sido sorte de principiante, ano que vem tem mais! Obrigado!

  49. 128
  50. 130

    Oi Helo! Fiquei contando nos dedos estes 30 dias, minha primeira experiência, acabei de abrir, mas não tenho certeza se deu certo… as bolinhas não estouraram, estavam estufadas… a cor parece normal (apesar de eu achar que ficaria mais roxo e mais viscoso, tinha uma lembrança assim de licor),

  51. 131

    (Continuação) e o gosto não é muito doce, mas o cheiro está bom. Não vi os potes durante o período, ficaram bem quietinhos no fundo do armário, tinha um pouco de espuminha roxa, mas não parecia bolor. Só achei estranho elas não terem estourado… li todos os comentários, tbm vi sobre elas serem bem frescas. As minhas não eram, já estavam colhidas a alguns dias. Obrigada pelas explicações.

  52. 132
    • 133

      Oi, Dayana! Não tem problema, pode comentar o quanto quiser! Abri um licor no domingo e estava ótimo, mas as bolinhas de um dos potes estavam secas e a do outro estufada, e não estouradas, mas o líquido estava perfeito. O licor não é viscoso. Beijos!

  53. 134

    Helo parabens pela receita! Sera q se furarmos as jabuticabas com um palito de dente isso aceleraria o processo ou talvez deixaria mais doce o licor? Ou sera q sera q estragaria? O que voce acha? Beijos

    • 135

      Oi, Guilherme! Acho que o tempo de macerar não vai mudar muito se furar as bolinhas. O que vale é o tempo de fermentação. Também acho que não deve alterar a doçura natural, pois com esse repouso o açúcar da fruta se mescla ao açúcar e forma suco, que fermenta. Beijos@

  54. 136

    Boa tarde, gostei das dicas e vou fazer assim como descrito mas eu já havia feito 2 porções a 1 mês atraz e estou achando q ficou muito doce e a consistência do licor me parece Grosso, não sei se é p certo pq eu nunca vi licor pessoalmente, a minha receita foi a seguinte. 2 litros de jabuticaba, e cerca de 150 g de açúcar, coloquei num litro de refri e coloquei a açúcar em camadas e deixei fermentar por 30 dias tirando o gaz todos os dias.

    • 137

      ulisses, boa tarde! para o líquido se transformar em licor, é realmente necessária uma quantidade mínima de açúcar, pois ele é o responsável pela fermentação. na receita que eu dei, deixei as proporções certinhas e, assim, tanto em sabor, quanto em consistência, o licor acontece de forma correta. pode ser que o método que você utilizou funcione, mas não testei. abraços!

  55. 138

    Boa noite! Fiz o licor e depois de obedecer aos prazos, achei que ficou com sabor forte, como se tivesse soltado muito aquele “aperto” da casca. É assim mesmo?
    Sou marinheira de primeira viagem é preciso tirar essa dúvida, se o sabor final deve ser suave ou se é marcante mesmo, estilo vinho seco.
    Um abraço!

    • 139

      elisangela, boa noite! o sabor depende muito da jabuticaba utilizada, algumas têm mais tanino na casca e, assim, o licor fica mais forte e mais seco. já usei jabuticabas da jabuticabeira de casa e algumas compradas e sempre os resultados mudam… um abraço

  56. 140

    Olá, mandei uma primeira mensagem, mas por alguma razão, não apareceu. Cumpri prazos certos solicitados na receita e quanto ao resultado surgiu uma dúvida, talvez de principiante. O sabor deve ser suave, ou fica encorpado, tipo vinho seco? Estou com essa dúvida. Um abraço, obrigada desde já.

    • 141
      • 142

        Oi Heloísa,
        Muito obrigada pela resposta. Então vi que deu certo. Na próxima, procurarei Jaboticabas mais doces, pois essas que usei
        foram realmente mais cascudas e mais azedinhas. Na oportunidade, a parabenizo pela humildade em compartilhar seus experimentos e conhecimentos.
        Um abraço!

  57. 143

    Oi Heloísa,
    Muito obrigada pela resposta. Então vi que deu certo. Na próxima, procurarei Jaboticabas mais doces, pois essas que usei
    foram realmente mais cascudas e mais azedinhas. Na oportunidade, a parabenizo pela humildade em compartilhar seus experimentos e conhecimentos.
    Um abraço!

  58. 144
  59. 146
  60. 148
  61. 150

    Oi, Helô!
    Obrigado pela receita, fiz e vou ver como fica. Segui tudo certinho, exceto que eu estourei as jabuticabas ao invés de acomodar, tem problema?

    Obrigado e parabéns pelo blog, estou amando!!!

    • 151
    • 152

      Bom dia Helo,primeiro quero te parabenizar pela receita,ano passado deu certinho.Esse ano fiz de novo,mas o sabor do álcool prevalece.Sera que tem como “consertar”?Agradeço pela sua atenção e parabéns pelo site.

      • 153

        Oi, Josiel! Obrigada por acompanhar o site! Caso você tenha usado cachaça, ela pode ter sido muito marcante. Tente com vodka, acho que o sabor será mais sutil. Bjs

  62. 154
  63. 155
    • 156

      Oi, Gisele! No pote de 3x de jabuticaba e de açúcar no início não cobre nada, mas rapidinho começa a juntar suco e não vai mofar, pois o suco cobre e a fermentação começa. Bjs

      • 157

        Oi Helô, vi começou a fica branquinho por cima , fiquei com medo de mofar e abri pa tirar no 10 dia, esperar terminar o prazo pra ver se dará certo, aí volto aqui pra comentar, anciosa pra tomar meu licor obrigada pelas dicas!

  64. 158
    • 159

      Oi, Maria. Fiz o licor de jabuticaba e o de leite (que estará no site em breve), com cachaça porque é fácil de encontrar e já vem com diluição perfeita. Como a jabuticaba tem sabor pronunciado e boa acidez, o sabor da cana de açúcar na cachaça se neutraliza. Até mesmo no licor de leite o gosto da cachaça some. Eu não fiz com álcool de cereais porque é mais difícil de achar, normalmente precisa ser diluído pelo teor alcoólico (costuma ser 1,4L de água pura para 1L de álcool). O uso do álcool também requer alguns cuidados a mais para manuseio. Para mais detalhes será necessário pesquisar. Espero ter ajudado! bjs

  65. 160

    Hummmmm Trouxe jabuticabas colhidas no pé da casa da vizinha no interior, Casa Branca (SP). Vou fazer essa receira. Quero algo mais encorpado para testar em algumas receitas, é possível?

  66. 162

    Bom dia Helô,

    Acabei de filalizar o meu licor, após 01 mês, retirei as jabuticabas com uma colher, não achei necessário coar.
    Fiz com Vodka, o sabor ficou excelente, mas pretendo deixar descansar mais tempo, acredito que o álcool evapora um pouco mais e ficará mais saboroso.
    O doce ficou na medida certa.
    A mistura de jabuticabas não mofou, elas secarm e as que não estouraram estavam ocas.
    Acrescentei a mistura da vodka, sem as jabuticabas, ao pote do açúcar também sem as jabuticabas, achei que aproveitaria mais a mistura, o açúcar.
    Coloquei o licor em 02 garrafas, uma ficara no escuro e a outra em local mais claro, por mais 01 mês. Quero ver se dará diferença no sabor.
    Muito obrigada pela receita.
    Bjs
    Raquel

  67. 164

    1 ano após a publicação e vou tentar meu primeiro licor seguindo a sua receita!!! <3
    Fiquei preocupada com fungo e foi bom ler o pessoal falando que licor é feito desde antes de existir esse " nojinho"… hahhahaha
    vou lá e daqui a 1 mês falo o que achei!!!

  68. 166

    Helô, boa tarde!
    no primeiro pote, quando você diz que pra colocar as jabuticabas intercalando com acuçar e pressionar, as bolinhas devem estourar?
    obrigada

  69. 168
  70. 171

    Bom dia. Comecei ontem a fazer. Vamos esperar o tempo de pausa…. Ansiosa….
    O açúcar não cobriu todas as jabuticabas. É assim mesmo?
    Será que consigo fazer o licor com outras frutas, por exemplo, figo, abacaxi, pêssego? Obrigada

  71. 172

    Oi Helô, tudo bem? Fiz sua receita de licor e falar apenas 3 dias para eu coar, o problema é que ela está com cheiro de ACETONA… Juro!! Se vc abre o armário da a impressão que entrou em um salão de manicure, kkkkkk. Estou até com medo de provar. Me diz, o que eu fiz de errado?????

    • 173

      Oi, Adriana! Olha, não sei dizer o que aconteceu. Tente coar e veja se passa. Normalmente não haveria motivo pra isso, pois a cachaça já é um destilado (se foi vodka, idem), e o açúcar com a fruta dão apenas a fermentação natural. Bjs

    • 174
      • 175

        Paulo, bom dia!
        A gente sente muito em saber que a receita não funcionou pra você. Normalmente os resultados são muito positivos.
        Possíveis causas: ou se espremeu demais as cascas na hora de peneirar, pois peneirando de leve evita-se que o excesso de tanino passe pro licor, ou alguma questão envolvendo a cachaça.
        Abraços, Ana e Helô

  72. 176

    Oi, gostaria de saber se tenho que dar uma rasgadinha com a faca, tipo fazer um X nas jabuticabas ou coloco inteirinhas sem machucar? Posso fazer tranquilamente com vodka? Posso usar açucar cristal orgânico? É que só tenho esse aqui. Desde já agradeço o retorno, comprei hj as jabuticabas e quero fazer ainda hj ou no max amanhã..por isso preciso das orientações.

  73. 178

    Todos os anos eu faço, desse mesmo jeitinho. Aliás acabei de fazer um litro. É maravilhoso!
    E feito em casa com amor fica mais gostoso.

  74. 180

    Oi Helô, gosto muito do seu canal! Parabéns.
    Ontem preparei as jabuticabas para o licor. E como é tempo de amoras, temos muitas por aqui.
    Você tem alguma receita de licor de amoras?
    Ou pode ser preparado da mesma forma que o de jabuticabas?
    Obrigado e um abraço.
    Helio

    • 181

      Oi, Helio! Fiquei muito feliz em saber que gostou do licor. Infelizmente não é a mesma receita, então não pode ser preparado da mesma forma com amoras, mas quem sabe no futuro posto aqui também! bjs

  75. 182

    Já fiz esse licor! E as crianças adoravam brincar de apertar as bolinhas depois do licor coado, pois, elas ficam sequinhas por dentro e cheias de ar! Era muito divertido!

  76. 184
  77. 186

    Oi Helô! Tudo bem?
    Fiz o licor, hoje deu 30 dias de descanso, ficou tudo bom, só que ficou uma camada de um resíduo branco por cima, é anormal? Devo coar em filtro de café?
    Obrigada pela atenção,bjo.

    • 187

      Oi, Maria! A Capa branca, infelizmente, é um tanto arriscado utilizar. Provavelmente deve ter entrado ar, oxigênio, e criou capa de bolor. Se fosse uma geleia, uma conserva com picles etc… Eu descartaria por mais triste que fosse. Esses fungos ou bactérias podem ser muito nocivos à saúde. É bem raro isso acontecer, sinto muito! Quem sabe você prepara uma nova receita? bjs

  78. 188

    Melhor receita de licor. Fiz com vodka, pois acho mais suave que cachaça. E ficou muito boa, docinha, com o gosto da jabuticaba bem presente e uma cor linda. Foi só seguir certinho e ter cuidado com os vidros bem lavadinhos e esterilizados com água quente.
    Fiz uma outra receita em que mistura tudo e deixava curtir por 15 dias e achei muito forte.
    Guardarei sua receita para a próxima safra. R

  79. 190
    • 191

      Oi, Dri! Olha, não testei. Tenho minhas dúvidas, pois as duas frutinhas têm polpas muitas diferentes, a da cereja é carnuda, a da jabuticaba é mais gelatinosa. Precisaria experimentar pra saber… Bjs

  80. 192
    • 193

      Oi, Cidinha! Depois de pronto, a única ideia que me passa pela cabeça é servir gelado com gelo e folhas de hortelã. A fermentação a gente controla até determinado ponto, às vezes acontece de ficar mais ou menos forte, dependendo da cachaça, do açúcar, da jabuticaba… Espero ter ajudado! bjs

  81. 194
    • 195

      Oi, Azemar! Depois de pronto, a única ideia que me passa pela cabeça é servir gelado com gelo e folhas de hortelã. A fermentação a gente controla até determinado ponto, às vezes acontece de ficar mais ou menos forte, dependendo da cachaça, do açúcar, da jabuticaba… Espero ter ajudado! bjs

  82. 196
  83. 198

    Boa noite Helô, realmente o licor é maravilhoso! Obrigada por compartilhar.
    Será que se eu fizer o mesmo processo com outras frutas, dará certo? Pensei em pitanga(tenho no quintal) ou amora.
    Obrigada

    • 199

      Oi, Maria! Fico muito feliz que tenha gostado! Preciso testar o mesmo processo com outras frutas. Provavelmente teremos diferenças pelo tipo de polpa e de casca. Mas prometo que em breve, terei mais receitas como essa! bjs

  84. 200

    Bom dia.
    quase 1 ano depois e ainda tem gente comentando..rsrsrs ebaaaa..posso comentar tb.
    Aqui acaba uma garrafa desse licor já faço outra. O pé de Jabu é abençoado , então sempre tem!! ( acabamos de colher 10kilos e ainda tem para os pássaros, fiz 3 receitas essa semana).
    Sempre dá certo, é a quarta vez que estou fazendo, não tem uma pessoa que não goste!!!! Agora busco receita de licor de amora ( as de árvores não as silvetres)

    • 201

      Debora, boa noite!
      Delícia saber que a receita do licor fez tamanho sucesso na sua casa que passou a fazer parte da sua vida.
      O método da jabuticaba deve funcionar pra uva, que tb tem casca e tb tem tanino. As frutas de polpa, como as amoras, pedem outros cuidados.
      Assim que der, a gente faz uns estudos e posta uma outra receita de licor, pode ser?
      Abraços, Ana e Helô

  85. 202

    Helô
    Não estava com sua receita quando iniciei o preparo do licor de jabuticaba, então não segui as quantidades indicadas. Você poderia me informar qual a proporção entre o líquido gerado pela fermentação (açúcar e jabuticaba) e o álcool que ficou em contato com a jabuticaba na hora de concluir o preparo do licor ?
    Seria mais ou menos a mesma quantidade de cada um dos dois ?

    • 203

      Paulo, boa tarde!
      Desculpe-me pela demora, mas estava aqui pensando na sua questão.
      A receita inicia com 600 g de fruta para 150 g de açúcar para 240 ml de álcool, mas não tenho como lhe responder sobre o álcool resultante da fermentação com precisão, pois a receita é caseira e há frutas são mais e menos suculentas. Como, no final, chega-se a uns 800 ml de licor, poderíamos imaginar que seriam uns 500 ml de líquido gerado pelo açúcar e pela jabuticaba e uns 240 ml do álcool inicial.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  86. 206
  87. 208

    Ola helo, tudo bem ?
    Eu fiz a receita e hoje após 30 dias eu misturei os dois vidros. Na jarra onde despejei os líquidos juntos fico umas coisinhas brancas em cima. É normal ? Ou deu errado ?

  88. 210
  89. 218
    • 219

      Maria, boa noite!
      Como é alcoólico, ele pode ficar fora da geladeira, mas aqui em casa a gente prefere deixar na geladeira e servir gelado.
      Abraços, Ana e Helô

  90. 220
    • 221

      Anaya, boa noite!
      A gente ainda não fez esse teste, mas em tese as duas frutas são bem diferentes e provavelmente a pitanga exija outra forma de preparar. Sei que funciona com uva preta, que tb tem casca com tanino como a jabuticaba. No licor de jabuticaba, a casca tem toda a importância.
      Conte sempre com a gente!
      Abraços, Ana e Helô

  91. 222
    • 223

      Olá, boa noite!
      Infelizmente, só com a mistura do álcool com o açúcar e a fruta é que acontece a fermentação e a transformação em licor.
      Se você quiser fazer sem álcool, uma ideia é preparar a receita da calda de jabuticaba e acrescentar água pra ter um refresco.
      Conte com a gente!
      Abraços, Ana e Helô

  92. 224
    • 225

      Marcos, boa tarde!
      A gente não mediu as jabuticabas pensando em L e sim em Kg. Se 1 kg de jabuticabas for equivalente a 1 kg (a gente não tem como conferir agora por falta de jabuticabas), pra fazer esses 4 litros você estaria multiplicando a receita praticamente por 7 e, assim, necessitaria de aproximadamente 1 kg de açúcar.
      É também importante dizer que a gente já até triplicou a receita, mas além dessa medida é preciso verificar como tudo se comporta. Só mesmo testando pra ver.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  93. 226

    Helo, por favor compartilhe como separar as cascas e sementes (?) no pote de açúcar sem mexer demais pra não oxidar; era essa a dúvida na receita original que espero que vc consiga boa ajudar depois de já ter testado a receita E muito obrigada pelos comentários sobre as outras formas de fazer, ajuda muito a entender como será o resultado e a sonhar com o gostinho

    • 227

      Camila, boa tarde!
      Você pode usar uma peneira pequena, tipo coador de leite, ou uma escumadeira não muito grande, que passe pelas bocas dos potes. Como as bolinhas ficam ocas, dá até pra “pescar” com uma colher.
      Conte depois como ficou, a gente adora saber!
      Abraços, Ana e Helô

  94. 228

    Bom dia Helô!, vc pode me ajudar para fazer o licor com a Jabuticaba híbrida a receita e a mesma ou modifica alguma coisa?, obrigado, fico no aguardo,

    • 229

      Geraldo, boa tarde!
      Acredito que a receita funcione normalmente. No quinta de casa e no pomar da fazenda da minha família há muitas jabuticabeiras e de vários tipos. Já fizemos licor com praticamente todas elas e sempre fica bom. Só ficaram de fora as duas mais diferentes, a jabuticaba branca, que quando amadurece fica verde com uns risquinhos por fora, é ácida e um pouco docinha, mas não tem o sabor intenso, a cor e o aroma das roxas clássicas; e a vermelha/escarlate, que também é interessante, fica manchada meio cor de vinho por fora e é saborosa, mas também não é a jabuticaba que tem gosto, cor e perfume de jabuticaba.
      Conte depois como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

  95. 230
    • 231

      Rafael, boa noite!
      Experimente preparar o licor assim que puder. O mais difícil é esperar o licor ficar pronto.
      Conte depois como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

  96. 232
    • 233

      Carmen, boa noite!
      Desculpe pela demora na resposta.
      Muito gostoso esperar pelas jabuticabas. A receita deve funcionar com uva preta, que tem características parecidas.
      Assim que der um tempinho, a gente testa. Se você testar antes, não se esqueça de contar como ficou.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  97. 234
  98. 235
    • 236

      Beatriz, bom dia!
      Que gostoso saber que você preparou o licor. Agora é esperar (o mais difícil!!).
      Conte depois pra gente como ficou.
      Abraços, Helô

  99. 237
  100. 239
    • 240

      Eduardo, bom dia!
      Será que o seu pai preparou as duas bases do licor (açúcar e jabuticada/cachaça e jabuticaba) em garrafas e tampou?
      É preciso colocar em potes, não em garrafas, cobrir com filme e só apoiar a tampa, sem fechar pra valer, pois a fermentação faz com que a tampa estoure. Só depois do descanso de 1 mês e com a mistura dos dois diferentes líquidos é que o licor vai pras garrafas e pode ser tampado.
      Experimente fazer dessa forma e depois conte pra gente. Como temos muitas jabuticabeiras no pomar, fazemos sempre o licor e sempre dá certo.
      Abraços, Helô

  101. 241

    Eu posso fazer em maior quantidade. Por exemplo triplicar as porções num mesmo pote, só q maior? Ou isso implica no processo?

    Ou vc indica que se quero quantidades maiores fazer em separado nessas mesmas medidas?

    • 242

      Graciela, boa noite!
      Já dobrei e já tripliquei a receita e as quantidades funcionaram bem. Não sei te dizer sobre quantidades ainda maiores, pois não fiz o teste. Eu escolheria preparar no máximo uma receita tripla por vez, fazendo outras em potes diferentes.
      Conte depois se deu certo.
      Abraços, Helô

  102. 243
    • 244

      Boa noite!
      As receitas de licor de frutas variam bastante e dependem de cada fruta. Testei a mesma receita do licor de jabuticaba com uva preta, que também é doce e tem casca roxa e com bastante tanino, e ficou bem gostoso.
      Em breve, postarei receitas que funcionam com frutas diferentes.
      Abraços, Helô

  103. 245

    Outra duvida é com relação ao pote, tem que ser de vidro ou de plástico.
    na hora de fechar com o filme, ele tem que ficar rente ao produto ou o pote pode grande sobrando espaço nele.

    • 246

      Boa noite de novo!
      Potes de vidro são sempre os mais adequados, pois o vidro não absorve sabores e odores e afasta interferência de fungos indesejados.
      Uso filme pra fechar a boca do pote, apenas estico e pressiono para fechar bem. O espaço que fica vazio no pote é importante pra conseguir uma boa fermentação.
      Conte sempre comigo e escreva quando quiser.
      Abraços, Helô

  104. 247

    Helo,
    Eu posso usar outras frutas com essa receita ou ela so serve para jabuticabas.

    Outra duvida é com relação ao pote, tem que ser de vidro ou de plástico.
    na hora de fechar com o filme, ele tem que ficar rente ao produto ou o pote pode grande sobrando espaço nele.

  105. 249

    Oi, HelIo. Sinto muito por sua perda….vi ao ler os comentários ao revisitar essa sua receita maravilhosa.
    Força querida, você inspira muita gente e sua comida é puro afeto.
    Revisitei a receita para tirar dúvidas pq fiz o ano passado. Ficou tão perfeita e maravilhosa a bebida, que vou repetir agora. Minhas jabuticabeiras estão lotadas! A geléia também fiz o ano passado e refiz agora. Sou produtora de frutas orgânicas aqui ao lado de SP (2,5 h). Fico imaginando que legal seria uma oficina aqui…com você…. usando a produção orgânica.
    Beijo querida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *