Adicionar à minha lista

Receita de geleia de maçã simples

Ana Bacellar receita de geleia de maçã

Hoje vou te ensinar como fazer a receita de geleia de maçã simples, muito simples mesmo. Na verdade, mal posso dizer que é uma receita, pois é mais um método.

Em 1988, quando fui a Londres pela primeira vez, fui conhecer a Books for Cooks, uma livraria em Notting Hill que é recheada de livros só sobre comida e, naquela época, ainda estava começando. Eu me sentei num sofá com uma xícara de chá numa mão e uns livros na outra pra escolher com calma, pois essa era a orientação deles.

Logo comecei a conversar com uma senhora e do scone (o pãozinho de minuto inglês, veja também o nosso vídeo no canal Youtube), o assunto pulou pra clotted cream (um creme leve e meio talhadinho que eles costumam servir com o scone) e geleia de maçã.

Eu disse que adorava maçãs e ela contou que também amava e, seguindo os ensinamentos da avó, sempre que usava maçãs descascadas numa receita, usava os cabinhos, cascas e sementes pra fazer uma geleia, que também ia bem com carne assada.

Voltando pra casa, assim que fiz uma torta usando maçãs descascadas, juntei as aparas todas e fui preparar a geleia exatamente como ela havia explicado. Gostei tanto que faço isso até hoje, mas pra facilitar a vida e tornar o processo de aproveitamento viável, já que nem sempre se consegue umas 4 xícaras (chá) de sobras de uma vez, eu coloco o que tenho num saco plástico, levo ao freezer e vou completando até chegar à quantidade desejada.

Na hora de preparar a geleia basta colocar tudo congelado mesmo na panela com um pouquinho de água e seguir o processo. Quando as cascas amolecem, só passar pela peneira espremendo muito bem, voltar com esse purê pra panela, acrescentar alguma especiaria, açúcar e levar ao fogo pra apurar.

A geleia acontece porque os miolinhos e cascas de maçã são riquíssimos em pectina, que naturalmente dão consistência e brilho, e sempre sobra um pouco de polpa sob a casca fina e ao redor dos miolos e cabinhos e a polpa dá sabor e encorpa a preparação.

O gosto de maçã é delicioso e vai bem com pão, que pode ser pão da roça, croissant clássico é sonho, com o pão de leite macio demais, com a receita de pão de leite pra todo dia, de bisnaguinha e mesmo com o pão maravilhoso na panela de ferro e combina deliciosamente bem com a ricota fresca cremosa.

Pra completar, como a maçã tem sabor suave, a geleia também pode ser usada como “geleia de brilho” no lugar de uma caldinha básica pra finalizar, por exemplo, uma torta de morango.

Apesar da receita ser ótima pra aproveitar tudo da maçã, dá tranquilamente pra fazer a geleia usando a maçã inteira. Nesse caso, corte umas 2 maçãs em cubos médios e siga a receita.

Receita de geleia de maçã simples

Ingredientes

  • 4 xícaras de cascas, cabinhos e sementes de maçã (ou 2 maçãs com casca e tudo cortadas em cubos médios)
  • 1 colher (chá) de suco de limão
  • ½ xícara de açúcar (75 g)
  • 1 pedaço de 2 cm de canela em pau

Preparo

Como dificilmente se junta a quantidade necessária de cabinhos, sementes e cascas de uma vez, o mais simples é colocar as aparas num saco pra freezer, congelar e seguir completando até conseguir as 4 xícaras.

Coloque as aparas de maçã frescas ou congeladas numa panela e complete com água apenas o necessário pra cobrir. Aqueça e deixe em fogo baixo por uns 20min, ou até amolecer bem.

Retire do fogo e passe por uma peneira fina espremendo bem.

Descarte o bagaço e volte com o purê pra panela.

Junte o limão, o açúcar e a canela e cozinhe por mais uns 15min, até a geleia encorpar e brilhar.

Deixe esfriar e guarde num pote fechado na geladeira por 1 mês.

Além de gostosa para passar no pão, essa geleia é ótima para pincelar a superfície das tortas de fruta, que ficarão bem brilhantes e ainda mais saborosas e, também, com carnes assadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *