Receita de galinhada de frango caipira
Só de falar assim, muita gente já corre pra mesa. Uma galinhada bem feita é uma delícia! Além de prática, perfeita tanto pro dia a dia, quanto pra receber, é aquele prato único que resolve tudo e, pra completar, tem custo super razoável.
Sem dúvida alguma, talvez a receita de galinhada de frango caipira seja o prato mais com jeito de almoço de domingo de muitas casas mineiras e goiana.
Essa receita querida faz parte do meu livro Cozinha Brasileira – Histórias e Receitas, e ainda foi destaque no renomado site Paladar, do Estadão.
O frango
Com frango caipira, a receita fica mais saborosa, tem gosto de frango pra valer, por isso tente mesmo usar, ainda mais que hoje é bem fácil de achar nos supermercados. A receita pode ser feita tanto com um frango cortado em pedaços, quanto com os pedaços da preferência de cada um. Eu, sinceramente, acho que com sobrecoxa tudo fica melhor. O pedaço é carnudo e suculento, sempre agrada, mas considerando que sempre há quem só goste de peito, eu costumo colocar um peito também.
Embora muita gente goste dos pedaços inteiros, com ossos e peles no meio da preparação, eu prefiro cozinhar os pedaços normalmente, depois soltar a carne dos ossos, descartar os ossos e voltar com os pedaços grandes de carne pra a panela.
O cozimento do arroz no caldo do ensopado do frango é o x da questão. Só assim o arroz fica com sabor de frango e tudo se harmoniza. Em Goiás, é comum juntar uns 300 g de lascas de pequi ao refogado do frango.
A receita de galinhada com frango caipira pode até dar a impressão de nada de mais, mas vale a pena experimentar. Com molhinho de pimenta fica muito melhor.
Ingredientes
- 1,5 kg de frango em pedaços (os da sua preferência)
- 2 dentes de alho esmagados com 1 colher (sopa) rasa de sal
- Suco de 1 limão
- 1 colher (sopa) de colorau
- 1 cebola grande em cubinhos
- 1 pimentão vermelho em cubinhos
- 4 tomates maduros sem sementes em cubinhos
- 6 xícaras (chá) de água
- 1 e ½ xícara (chá) de arroz branco lavado e escorrido
- 4 colheres (sopa) de salsinha ou coentro picados
- Óleo vegetal
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Molho de pimenta pra servir
Preparo
Tempero – Besunte o frango com a pasta de alho, pimenta e o limão e deixe repousar por pelo menos 1 ou até 12h na geladeira.
Ensopado – Aqueça um fio de óleo numa panela grande e doure os pedaços de frango de todos os lados.
Junte o colorau, a cebola, o pimentão, sal e misture.
Quando a cebola murchar, acrescente o tomate, a água e espere ferver.
Diminua o fogo e cozinhe com a panela semi tampada por uns 45min, até que o frango esteja bem macio.
Desligue o fogo, transfira os pedaços pra uma travessa e, assim que possível, solte a carne dos ossos e volte com os pedaços pra a panela.
Aqueça de novo, ajuste o sal, misture o arroz e cozinhe por uns 15min, até que os grãos estejam macios.
Acrescente as ervas, passe pra uma travessa e sirva com molho de pimenta.
Gosto muito desse artigo, este artigo são multissimo bom
Helô, outro prato que ficou delicioso graças as suas dicas! Aproveitei e usei banha de porco que também passei a usar por sua causa:). Como você, valorizo muito os bons ingredientes e fujo de industrializados que são ruins tambem para os bichos, por isso compro da Casa do porco. Abraços!