Adicionar à minha lista

Receita de galinhada de frango caipira

Ana Bacellar Galinhada de Frango Caipira

Receita de galinhada de frango caipira

Só de falar assim, muita gente já corre pra mesa. Uma galinhada bem feita é uma delícia! Além de prática, perfeita tanto pro dia a dia, quanto pra receber, é aquele prato único que resolve tudo e, pra completar, tem custo super razoável.

Sem dúvida alguma, talvez a receita de galinhada de frango caipira seja o prato mais com jeito de almoço de domingo de muitas casas mineiras e goiana.

Essa receita querida faz parte do meu livro Cozinha Brasileira – Histórias e Receitas, e ainda foi destaque no renomado site Paladar, do Estadão.

O frango

Com frango caipira, a receita fica mais saborosa, tem gosto de frango pra valer, por isso tente mesmo usar, ainda mais que hoje é bem fácil de achar nos supermercados. A receita pode ser feita tanto com um frango cortado em pedaços, quanto com os pedaços da preferência de cada um. Eu, sinceramente, acho que com sobrecoxa tudo fica melhor. O pedaço é carnudo e suculento, sempre agrada, mas considerando que sempre há quem só goste de peito, eu costumo colocar um peito também.

Embora muita gente goste dos pedaços inteiros, com ossos e peles no meio da preparação, eu prefiro cozinhar os pedaços normalmente, depois soltar a carne dos ossos, descartar os ossos e voltar com os pedaços grandes de carne pra a panela.

O cozimento do arroz no caldo do ensopado do frango é o x da questão. Só assim o arroz fica com sabor de frango e tudo se harmoniza. Em Goiás, é comum juntar uns 300 g de lascas de pequi ao refogado do frango.

A receita de galinhada com frango caipira pode até dar a impressão de nada de mais, mas vale a pena experimentar. Com molhinho de pimenta fica muito melhor.

Ingredientes

  • 1,5 kg de frango em pedaços (os da sua preferência)
  • 2 dentes de alho esmagados com 1 colher (sopa) rasa de sal
  • Suco de 1 limão
  • 1 colher (sopa) de colorau
  • 1 cebola grande em cubinhos
  • 1 pimentão vermelho em cubinhos
  • 4 tomates maduros sem sementes em cubinhos
  • 6 xícaras (chá) de água
  • 1 e ½ xícara (chá) de arroz branco lavado e escorrido
  • 4 colheres (sopa) de salsinha ou coentro picados
  • Óleo vegetal
  • Sal
  • Pimenta-do-reino
  • Molho de pimenta pra servir

Preparo

Tempero – Besunte o frango com a pasta de alho, pimenta e o limão e deixe repousar por pelo menos 1 ou até 12h na geladeira.

Ensopado – Aqueça um fio de óleo numa panela grande e doure os pedaços de frango de todos os lados.

Junte o colorau, a cebola, o pimentão, sal e misture.

Quando a cebola murchar, acrescente o tomate, a água e espere ferver.

Diminua o fogo e cozinhe com a panela semi tampada por uns 45min, até que o frango esteja bem macio.

Desligue o fogo, transfira os pedaços pra uma travessa e, assim que possível, solte a carne dos ossos e volte com os pedaços pra a panela.

Aqueça de novo, ajuste o sal, misture o arroz e cozinhe por uns 15min, até que os grãos estejam macios.

Acrescente as ervas, passe pra uma travessa e sirva com molho de pimenta.

2 Comentários

  1. 1
  2. 2

    Helô, outro prato que ficou delicioso graças as suas dicas! Aproveitei e usei banha de porco que também passei a usar por sua causa:). Como você, valorizo muito os bons ingredientes e fujo de industrializados que são ruins tambem para os bichos, por isso compro da Casa do porco. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *